Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO PAULO E LULA PRESTIGIAM EVENTO EM HOMENAGEM A JOSUÉ DE CASTRO

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do prefeito do Recife, João Paulo, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, participaram na tarde desta sexta-feira (05), da VI Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em comemoração aos 100 anos do nascimento do pernambucano Josué de Castro. Médico, professor, geógrafo, sociólogo, escritor e político, Josué foi um dos estudiosos pioneiros e referência internacional na temática da fome e suas causas.

O evento foi o maior já realizado em número de participantes e também o primeiro fora de Brasília, contando com a participação de centenas de pessoas que lotaram as dependências do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estiveram presentes ao ato, diversas autoridades como ministros de estado, secretários municipais e estaduais, senadores, além da filha do intelectual, Anna Maria de Castro.

A abertura da cerimônia foi promovida de forma emocionante com a apresentação da Orquestra Criança Cidadã do Coque. As 100 crianças e adolescentes da comunidade do Coque, no Recife, sensibilizaram o público presente com canções bem representativas da cultura de Pernambuco, a exemplo de Asa Branca, do cantor e compositor Luiz Gonzaga. Na seqüência houve a exibição de um vídeo sobre a obra e vida de Josué de Castro. Para a socióloga e filha do homenageado, a plenária é um retorno muito digno à sua terra natal. Podemos afirmar que, definitivamente, Josué de Castro entrou para a história do País, e isso aconteceu aqui em Recife, solo onde ele nasceu, disse Anna Maria de Castro.

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, promoveu, durante a cerimônia, o lançamento do Prêmio Josué de Castro de Boa Prática em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional. A premiação objetiva reconhecer as boas gestões dos parceiros de programas do ministério. Poderão concorrer gestores estaduais, municipais, da sociedade civil e organizações não governamentais (ONGs). Pretendemos criar uma consciência cada vez mais forte entre a população de combate à fome. O prêmio estimula colocar em prática as idéias de Josué, destacou o ministro Patrus Ananias.

Encerrando o ato, o presidente Lula fez um discurso destacando a importância de Josué de Castro para o Brasil. O chefe da nação ressaltou o trabalho pioneiro realizado pelo pernambucano em discutir o tema da fome. Esse é o evento mais importante já promovido para homenagear esse homem, que há mais de 60 anos já levantava a questão da fome quando ninguém falava no assunto. É preciso realizar mais atos como esse para divulgar outros heróis como Josué. Foi graças à coragem e determinação dele, mexendo com a consciência das pessoas, que permitiu o surgimento de instituições como o Consea e o Ministério de Combate à Fome, finalizou o presidente, bastante aplaudido por todos os presentes.

O prefeito João Paulo analisou a ocasião como um momento extraordinário que vai ficar marcado na história do Recife e de Pernambuco. A homenagem a Josué de Castro mostra a importância que o presidente tem com o povo da Região. Para João Paulo, a agenda de Lula em Pernambuco foi extremamente positiva. A visita do presidente significou uma reafirmação do compromisso dele com a população do Recife, lançando programas como o Saúde na Escola, que promove políticas públicas na área da saúde e na educação para as comunidades carentes, concluiu.

Prêmio - O Prêmio Josué de Castro abriu as inscrições nesta sexta-feira (05). Elas podem ser feitas até o dia 31 de outubro, somente pelo site do MDS. O processo seletivo prevê análise técnica das práticas inscritas, feita por uma comissão de avaliação interna formada por técnicos do ministério, e posterior visita de averiguação. O resultado será divulgado no dia 5 de dezembro e a premiação acontece em Brasília, em data a ser definida.

Matérias Relacionadas
- Prefeito participa de inauguração de empreendimentos mexicanos
- João Paulo acompanha agenda do presidente Lula no Recife
- Lula e Chávez discursam sobre implantação da Refinaria Abreu e Lima
- Prefeito prestigia assinatura do acordo entre Brasil e Venezuela
- Prefeito João Paulo fala sobre visita de Lula e Hugo Chávez


Enviar    Imprimir