Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAMU CAPACITA EQUIPES DE UTIS MÓVEIS

Vinte e cinco médicos e enfermeiros que atuam nas ambulâncias com UTI no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da capital passarão, neste sábado (06), por uma capacitação avançada sobre manejo de vias áreas. A atualização será coordenada por instrutores do Núcleo de Educação Permanente do Samu Recife (NEP), na Boa Vista, onde ocorrerão as aulas, entre 8h30 e 11h30 e das 14h30 às 16h30.

O treinamento compreenderá partes teórica e prática. O primeiro módulo é exclusivo para os médicos e abordará técnicas de entubação. Em outro momento, o conteúdo é voltado para ambas as categorias profissionais e tratará da ventilação com o uso de respiradouro mecânico. A qualificação tem apoio da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG/UPE), que forneceu os bonecos a serem utilizados durante as simulações.

“Os profissionais que atuam no Samu precisam passar por capacitações periódicas, de forma a melhorar suas habilidades, facilitar a identificação das situações encontradas e aperfeiçoar o conhecimento sobre os equipamentos disponíveis nas UTIs móveis. Cada ocorrência exige um procedimento específico e os que envolvem as vias respiratórias são mais decisivos, já que manter a oxigenação do paciente é crucial no atendimento de urgência”, explicou Cibele Silveira, coordenadora de Enfermagem do NEP. Coordenador de Medicina do Núcleo, Leonardo Gomes é o outro responsável pelas aulas deste sábado.

Formação continuada – Esta é a segunda vez que o Núcleo promove uma capacitação com os profissionais da rede municipal. A anterior, em julho, envolveu funcionários das emergências da Secretaria de Saúde do Recife, incluindo técnicos de enfermagem. Na ocasião, o foco foi o suporte básico de vida, contemplando 25 pessoas.

A qualificação dos profissionais é uma das atribuições do Núcleo de Educação Permanente do Samu Recife. Implantado há cinco anos, ele tem como função planejar e executar treinamentos periódicos para reciclar trabalhadores do próprio serviço. O NEP conta com 25 instrutores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores.

“O Núcleo de Educação já funcionava como um centro formador de pessoal que atua do serviço. Agora, estamos expandindo o trabalho para a rede, tendo em vista a experiência que acumulamos nos últimos sete anos em atendimento pré-hospitalar nas vias públicas e domicílios do Recife”, completou Cibele Silveira.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura vacina contra rubéola neste fim de semana
- Moradores de Beberibe beneficiados com ação de saúde
- PCR inicia trabalho preventivo na próxima semana
- Lula lança programa Saúde na Escola no Recife
- Secretaria de Saúde realiza ações em Beberibe
- PCR discute aleitamento materno em simpósio
- PCR e Comitê avaliam serviços nas maternidades municipais
- Nova turma de Adolescentes Educadores em Saúde
- Últimos dias para se vacinar contra a Rubéola
- PCR realiza exame da filariose na Colônia Penal
- PCR anuncia criação de Banco de Leite Humano na Bandeira Filho
- Recife reduz mortalidade infantil e atinge meta da ONU
- Prefeito prestigia posse da nova diretoria do IMIP
- PCR apresenta números da mortalidade infantil
- Recife intensifica vacinação contra rubéola
- PCR nomeia servidores aprovados em concursos
- Recife vacina contra rubéola neste sábado
- Creches ganham títulos de Ambientes Livres do Fumo
- Atendimento à população de rua será alvo de ações unificadas na PCR
- Creches municipais se tornam livres do fumo


Enviar    Imprimir