Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

COMEÇA O SPA DA ARTES 2008

O SPA das Artes 2008 teve a sua abertura oficial na noite deste domingo (7), no Pátio de São Pedro, bairro de São José, Centro. Formatado de maneira democrática, o evento prevê a participação de grande parte dos artistas plásticos e tem como destaque a descentralização dos espaços expositores, distribuídos em seis pontos do Recife: Refinaria Muticultural Nascedouro de Peixinhos; Refinaria Multicultural Sítio Trindade; Atelier Moa Lago; Centro Cultural Cafundó; Centro Social Urbano da Imbiribeira e Centro Popular de Esporte e Lazer da Torre. Além da abertura do SPA das Artes, também houve o encerramento da 2ª Semana de Fotografia do Recife.

O secretário de Cultura da Prefeitura do Recife, Roberto Peixe, comentou sobre a importância destes eventos para a cidade. As artes visuais integraram o calendário de eventos neste segundo semestre e evidenciam uma agenda organizada e seqüenciada da produção cultural e turística do Recife. Além dos mais trata-se de um espaço de integração e debate, integrando arte e cidadania, numa descentralização cultural.  Na ocasião, o público pôde conferir a programação e fazer contato direto com os 16 artistas selecionados para esta edição, que são oriundos de seis estados brasileiros (RJ/SP/RS/MG/SC e AL), além do Distrito Federal, e ainda de outros 36 artistas, sendo seis articuladores.

O gerente operacional de Artes Visuais e Design da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Márcio Almeida, disse que a idéia foi reunir artistas e proporcionar esta interação entre público e autores. Mas será ao longo da semana que as ações serão contempladas nas ruas e demais espaços descentralizados. A estudante universitária Maria da Conceição, 25 anos, não via a hora de poder conferir de perto os trabalhos e intervenções desta edição. Esta edição será bem mais interessante do que as demais. Não que as outras não tenham
sido interessantes, mas é que a minha expectativa é das melhores, opinou. O fotógrafo Eduardo Conde, 27 anos, não escondeu a satisfação quanto ao que ele denominou de efervescência cultural do Recife. É simplesmente ‘demais’ poder estar na abertura de um evento e ter participado de outro que está encerrando no mesmo dia, elogiou, bastante eufórico.   
 
Expositores - Um dos expositores, o pintor pernambucano Frederico Fonseca,
estará interagindo no próximo dia 11, no Pátio de São Pedro, com um inusitado convite ao público que por lá transitar. Será uma tela de 10 metros de comprimento por 1,40 metro de altura, onde vou mostrar à população do Recife o processo de criação de um trabalho, suas nuances e seus caminhos, explicou o artista.
 
Já o trabalho do artista brasiliense Rodrigo Peglieri consistirá de uma intervenção urbana conhecida por OBRA LIMPA. É uma forma de desenho pelo contraste, ou seja, aproveitar a superfície de uma parede, ou muro, para despertar no público uma forma de inserção social, ou participação social, como queira, conceituou. 

Para saber mais informações do SPA das Artes, basta acessar o site www.spadasartes.com  .

 

Matérias Relacionadas
- Apolo-Hermilo escolhe o encenador para a sétima edição do Aprendiz Encena
- Oficinas e workshops movimentam SPA das Artes
- Escola de Frevo oferece Curso de Fantasia
- Grupo de coco lança CD na Terça Negra
- Semana de Fotografia encerra ciclo
- Projeto Intervalos é aberto com o grupo Treminhão
- Sítio Trindade tem espetáculo teatral neste domingo
- Programação eclética invade os cinemas municipais nesta semana
- Mamam estimula a intervenção artística urbana com oficinas
- Ateliês se integram à programação oficial do SPA
- Recife reúne duas mil pessoas para homenagear Josué de Castro
- Música e arte no fim de semana do Pátio de São Pedro
- Projeto Revisteca chega ao Recife
- Lançamento do Prêmio Marcantonio Vilaça no Mamam
- Pátio de São Pedro amplia espaço para a Cultura Afro
- Portal Música Recife é lançado pela FCCR
- Biblioteca de Casa Amarela exibe Dogville
- Abertas inscrições para atividades do SPA das Artes
- Semana de Fotografia oferece oficinas e leitura de portfólio
- Artistas ganham novo espaço na Internet


Enviar    Imprimir