Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITO PRESTIGIA DESFILE EM COMEMORAÇÃO À INDEPENDÊNCIA

O prefeito, João Paulo, acompanhou, na manhã deste domingo (07), na avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, o desfile cívico-militar de 7 de setembro, em comemoração aos 186 anos de independência do Brasil. O evento também foi prestigiado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e demais autoridades civis e militares do estado  e reuniu, segundo cálculos da Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas.

A abertura aconteceu  às 8h30 com a passagem dos estudantes das escolas e colégios  públicos e privados, além das fundações e entidades filantrópicas, incluindo 12 escolas da rede municipal de ensino e suas respectivas bandas marciais e fanfarras. A apresentação das unidades da Prefeitura foi marcada pela alegria e entusiasmo de seus componentes, que mostraram o tema Poetas do Recife, em referência ao Ano Letivo – 2008. Logo depois, foi a vez dos diversos grupamentos militares, a exemplo do Exército, Marinha e Aeronáutica.

No início das festividades, João Paulo fez um rápido pronunciamento sobre a atual conjuntura do País, sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Brasil está vivendo um momento espetacular de desenvolvimento e estruturação econômica,  além de inclusão social, o que dá um maior sentido a nossa independência e ao processo de consolidação da democracia e soberania nacional, ressaltou. Alegria, vibração e muito espírito cívico foram as marcas da Parada militar deste ano. Crianças com bandeirinhas na mão, pais com camisas de Pernambuco e do Brasil e milhares de olhares atentos a tudo que acontecia na avenida Cruz Cabugá, que foi palco do evento pelo 2º ano consecutivo.

Com a neta Cecília, de 5 anos na mão direita, e abraçada com a filha Lurdinha, de 25, a dona de Casa Rosa Maria do Carmo Santos, de 45 anos, moradora da Torre, só tirava os olhos da avenida  para comprar pipoca ou picolé. Está tudo muito bonito e organizado. Venho acompanhando o desfile desde os 10 anos, mas é a primeira vez que trago a família, disse, com orgulho. Uma das atrações das unidades de ensino da Prefeitura, pela sua graça e beleza, a estudante Natália Oliveira, de 18 anos, é baliza, pelo segundo consecutivo, da Banda Marcial da Escola Municipal Paulo VI, na Linha do Tiro. Ainda ofegante, após manobras muito aplaudidas, ela falou da satisfação em participar da festa cívica.  É uma forma diferente de comemorar a nossa independência. Acho muito legal, principalmente porque a gente faz novas amizades e fica mais próximo dos colegas de turma, disse, sendo observada com atenção por dois estudantes de uma outra escola pública.

Quem estava visivelmente  orgulhoso com a apresentação de seus pupilos, era o maestro Fábio César, responsável pelas bandas marciais, musicais e fanfarras da Prefeitura. Acho que tudo ocorreu de acordo com que foi planejado, fizemos um desfile muito bonito, com garra e emoção, opinou. Segundo ele,  as 12 agremiações musicais da rede de ensino vão se preparar, agora, para o concurso estadual de bandas, que acontece entre os dias 21 e 27 deste mês. Também em  setembro, vamos promover apresentações comunitárias em vários bairros da cidade. Dia 13, em San Martin, 14 em Tejipió e 21 no Ibura e Cidade Universitária, revelou, lembrando que em cada local devem se apresentar bandas marciais de quatro escolas da rede.  

Matérias Relacionadas
- Desfile cívico-militar terá a participação mil estudantes
- Aulas do ProJovem Urbano começam nesta segunda-feira
- Crianças marcham pela prevenção de acidentes
- Estudantes participam de atividades do Criança Segura
- Alunos visitam Sementeira no Sítio da Trindade
- Escola de Fábrica forma primeiro grupo de alunos
- Crianças aprendem a cuidar do meio ambiente
- Creche Professor Paulo Rosas comemora um ano com festa
- Estudantes concluem projeto Escola de Fábrica
- Prefeitura e UFPE comemoram aniversário de creche
- Criança na Praça visita escola na Macaxeira
- Equipes da Torre e Macaxeira avançam no Futebol Participativo
- Cem anos da imigração japonesa são comemorados no Geraldão
- Começam aulas da escolinha de hóquei da PCR
- Orquestra encerra comemorações de aniversário da Escola João Pernambuco
- PCR encerra intercâmbio de bandas das escolas
- Teatro das Sombras é encenado por alunos surdos
- Emoção e entusiasmo marcaram entrega de certificados do ProJovem
- Creche Estrela da Manhã celebra cultura popular
- Jogos Municipais da Pessoa Idosa são encerrados com uma grande festa


Enviar    Imprimir