Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras     Novas obras na orla de Boa Viagem iniciam em outubro Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

NOVAS OBRAS NA ORLA DE BOA VIAGEM INICIAM EM OUTUBRO
00:00 Segunda-feira, 8 de Setembro de 2008

Paulo Lopes
Iluminação das quadras passará por melhorias

A Prefeitura do Recife vai reformar as quadras poliesportivas, construir três novos banheiros e requalificar 61 quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina. As obras estão em licitação e começam até outubro, prevendo investimentos de R$ 4,5 milhões para deixar o local ainda mais atraente para moradores e turistas. As obras fazem parte do Projeto Orla.

Os três novos banheiros se somam aos seis já construídos pelo prefeito João Paulo. Eles medirão em torno de 22 m2, com acessibilidade para as pessoas com deficiência e áreas separadas para homens e mulheres. Os equipamentos serão localizados na altura dos números 440, 3.722 e 5.710 da avenida Boa Viagem. Além disso, todos os campos e quadras poliesportivas – vôlei, futebol de salão e tênis - serão revitalizadas, com recuperação do piso e melhoria na iluminação.

Os 61 quiosques ganharão visual totalmente novo, mais bonito e moderno, com acessibilidade para pessoas com deficiência. As cobertas serão de lona tensionada, substituindo a atual cobertura em piaçava. As barracas, com área de 16 m2 (a mesma das atuais), terão janelas em vidro blindex corrediço, alguns trechos revestidos em pastilhas e outros em granito preto.

Para garantir a acessibilidade, os balcões serão adaptados e as calçadas situadas nas proximidades terão rampas. Os quiosques contarão com novas instalações elétricas e hidráulicas, iluminação interna e ligação com as redes de esgoto, eletricidade e telefonia. Toldos serão instalados para maior conforto dos usuários.

Referência turística - A requalificação da orla do Recife vai estimular ainda mais o turismo na área, um dos principais cartões postais da capital. O local conta com nove hotéis, sete bares e restaurantes, além do Parque Dona Lindu, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, atualmente em construção. Desde janeiro, o Recife vive uma média de 80% de ocupação hoteleira, segundo a ABIH-PE. Nos últimos dois anos, os índices, que giravam em torno de 50%, chegaram a 80%, representando um crescimento de 60%.

Na orla, moradores e turistas podem desfrutar de diversas atrações turísticas, como passeios de jangada (saídas no Primeiro Jardim); banho nas piscinas naturais formadas pelos arrecifes; a mais antiga feira típica do Brasil, com venda de artesanato e moda regional; as barracas de coco, bares e restaurantes; a Academia da Cidade; orquestra de frevo e bandas de forró; e as esculturas do Segundo e Terceiro Jardins, além de constante programação de eventos e shows.

- Audiência Pública esclarece projeto viário da Via Mangue
- Reestruturação dos quiosques da beira-mar recifense em nova fase
- Demolição dos Blocos I e II do Residencial Boa Viagem é antecipada para esta quinta-feira
- PCR recupera placas de concreto nas avenidas Norte e Mascarenhas de Moraes