Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR INICIA AÇÕES PREVENTIVAS DENTRO DO SAÚDE NA ESCOLA

A atuação da Prefeitura do Recife dentro do Programa Saúde na Escola (PSE) começa, nesta terça-feira (09), no colégio estadual São Francisco de Assis, na Imbiribeira – onde o projeto foi lançado nacionalmente no último dia 04. Durante a manhã e à tarde, uma equipe de saúde bucal do município estará na unidade escolar para promover ações educativas e preventivas, além de identificar casos que necessitem de intervenção profissional. A expectativa é que aproximadamente 800 crianças entre 8 e 16 anos de idade sejam abordadas ao longo da semana.

“Dentro do Programa de Saúde da Família, a Prefeitura do Recife já atua nos estabelecimentos de ensino, tanto na área médica como na odontológica. Com a criação do Saúde na Escola pelo Governo Federal, sistematizaremos a presença dos nossos profissionais nos colégios, para que a cobertura e o acompanhamento dos casos sejam ainda mais completos. Sabemos que o cidadão precisa estar saudável no desenvolvimento de suas atividades e, nessa faixa etária, os estudos estão entre as principais ocupações do indivíduo”, apontou a secretária Municipal de Saúde, Tereza Campos. Para o secretário Estadual de Educação, Danilo Cabral, “o programa irá sanar barreiras que impedem o desenvolvimento dos alunos e o melhor aproveitamento do ensino.

O grupo que atuará no estabelecimento de ensino é formado por dois odontólogos, dois técnicos de higiene dental (THD) e dois auxiliares de consultório dentário (ACD). O primeiro contato com os ‘pacientes’ será em sala de aula, quando os alunos receberão orientações sobre alimentação e nutrição, cuidados com a saúde da boca e dentição, entre outros assuntos. Depois, eles passarão por uma escovação supervisionada, seguida por aplicação de flúor. Nesse momento, haverá o diagnóstico de possíveis problemas na cavidade bucal.

A depender da extensão do problema, os estudantes receberão tratamento na hora ou serão encaminhados para unidades da rede de atenção básica do município. Finalizado o atendimento, cada aluno receberá um kit contendo creme e escova dental. “Os casos simples de cárie poderão receber intervenção na própria escola, graças ao tratamento restaurador atraumático (ATR). A técnica não exige equipamentos como broca ou anestesia e ainda conta com a vantagem de liberar flúor para toda a boca. As ocorrências mais graves serão direcionadas a um dos 100 PSFs que têm atendimento odontológico”, detalhou a coordenadora de Saúde Bucal do Recife, Nilcema Figueiredo.

Atualmente, a capital conta com 111 equipes de saúde bucal, formadas por igual quantidade de cirurgiões-dentistas e ACDs, além de 40 THDs. A média mensal de atendimento nessa especialidade é de 3 mil pessoas. Por ano, a Secretaria Municipal de Saúde distribui 300 mil kits odontológicos para a população.

Matérias Relacionadas
- Preservativos são distribuídos ao público no Mix Brasil
- Samu capacita equipes de UTIs móveis
- Prefeitura vacina contra rubéola neste fim de semana
- Moradores de Beberibe beneficiados com ação de saúde
- PCR inicia trabalho preventivo na próxima semana
- Lula lança programa Saúde na Escola no Recife
- Secretaria de Saúde realiza ações em Beberibe
- PCR discute aleitamento materno em simpósio
- PCR e Comitê avaliam serviços nas maternidades municipais
- Nova turma de Adolescentes Educadores em Saúde
- Últimos dias para se vacinar contra a Rubéola
- PCR realiza exame da filariose na Colônia Penal
- PCR anuncia criação de Banco de Leite Humano na Bandeira Filho
- Recife reduz mortalidade infantil e atinge meta da ONU
- Prefeito prestigia posse da nova diretoria do IMIP
- PCR apresenta números da mortalidade infantil
- Recife intensifica vacinação contra rubéola
- PCR nomeia servidores aprovados em concursos
- Recife vacina contra rubéola neste sábado
- Creches ganham títulos de Ambientes Livres do Fumo


Enviar    Imprimir