Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

APOLO-HERMILO ESCOLHE O ENCENADOR PARA A SÉTIMA EDIÇÃO DO APRENDIZ ENCENA

O projeto Aprendiz Encena, do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, selecionou o jovem encenador Eduardo Machado, de Igarassu, município da zona da Mata Norte do Estado, para a sua 7ª edição. Eduardo é diretor do grupo Osicran de Teatro, cujo espetáculo “A Lição” foi premiado no 6º Festival Estudantil de Teatro e Dança, como melhor direção e melhor espetáculo.

A seleção do encenador igarassuense foi feita por uma comissão curadora formada por Luis Reis, Marcondes Lima e Williams Sant'Anna, através de análise de proposta de trabalho para a encenação a partir do texto, realizada no período de 25 a 29 de agosto, e entrevista, nos dias 01 e 02 de setembro.

Este ano, o Aprendiz Encena focalizará o texto Algum Amor para Eugênia, ensaio dramático de Antonio Cadengue, versando sobre aspectos da vida e da carreira da atriz e diretora pernambucana, Geninha da Rosa Borges, homenageada do XI Festival Recife do Teatro Nacional, que acontecerá em novembro.

As minhas expectativas para este trabalho são as melhores, declara o encenador escolhido pelo Aprendiz. Eduardo já dirigiu os espetáculos Faustino, um Fausto Nordestino, premiado como melhor espetáculo, direção e cenário no Festival Estudantil de Teatro e Dança do Recife, em 2005, que também o premiou no ano seguinte com A Farsa da Panelada. Ainda em 2006 e com o mesmo espetáculo, arrebatou o prêmio de melhor cenário no Festival Estudantil de Teatro do Agreste e, em 2007, também no Festival Estudantil de Teatro de Limoeiro. O texto que vou encenar é especial, pois além de ter sido escrito por Cadengue, trata-se de uma homenagem à grande Geninha, confessa Machado.

O jovem encenador selecionado vai participar de encontros com a coordenação do projeto e equipe de criação, para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas. O processo de montagem começou na segunda-feira (08) e se estende até 07 de novembro. A estréia do espetáculo acontecerá no dia 08 de novembro, às 20h, cumprindo temporada até 14 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, no Teatro Hermilo Borba Filho.

A história do Aprendiz - O Aprendiz Encena tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da produção teatral recifense, criando oportunidades para uma troca de experiências entre artistas de diferentes gerações: de um lado encenadores e encenadoras em início de carreira; de outro, atores e atrizes de carreira já consolidada.

Projeto de maior repercussão e visibilidade do Centro Apolo Hermilo, o Aprendiz já recebeu dois prêmios APACEPE de Incentivo às Artes Cênicas, no Janeiro de Grandes Espetáculos, em 2004, com O Mistério das Figuras de Barro, de Osman Lins; em 2006, com Três Viúvas de Arthur, de Arthur Azevedo, que também se apresentou no Festival de Teatro de Curitiba. Além disso, tem participado de importantes eventos, tais como o Circuito Pernambucano de Artes Cênicas, Festival de Inverno de Garunhuns, Projeto Bolsa Escola e Conexão 17, estes dois últimos promovidos pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura-Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Matérias Relacionadas
- Oficinas e workshops movimentam SPA das Artes
- Escola de Frevo oferece Curso de Fantasia
- Grupo de coco lança CD na Terça Negra
- Semana de Fotografia encerra ciclo
- Começa o SPA da Artes 2008
- Projeto Intervalos é aberto com o grupo Treminhão
- Sítio Trindade tem espetáculo teatral neste domingo
- Programação eclética invade os cinemas municipais nesta semana
- Mamam estimula a intervenção artística urbana com oficinas
- Ateliês se integram à programação oficial do SPA
- Recife reúne duas mil pessoas para homenagear Josué de Castro
- Música e arte no fim de semana do Pátio de São Pedro
- Projeto Revisteca chega ao Recife
- Lançamento do Prêmio Marcantonio Vilaça no Mamam
- Pátio de São Pedro amplia espaço para a Cultura Afro
- Portal Música Recife é lançado pela FCCR
- Biblioteca de Casa Amarela exibe Dogville
- Abertas inscrições para atividades do SPA das Artes
- Semana de Fotografia oferece oficinas e leitura de portfólio
- Artistas ganham novo espaço na Internet


Enviar    Imprimir