Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS PODEM SER EVITADAS

Doenças respiratórias, como gripes, resfriados, bronquites, faringites e pneumonias, são bastante comuns nesta época de ano. Por isso, beber muito líquido, manter uma alimentação saudável e evitar ambientes fechados são algumas das recomendações básicas para evitar o aparecimento dessas doenças. Quem orienta é a Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Infecções que atingem as vias aéreas, as doenças do trato respiratório, são causadas por vírus ou bactérias que circulam pelo ar. Em épocas de mudanças climáticas, como a que estamos vivendo agora, a contaminação por esses microorganismos se torna mais recorrente. “Quando a estação muda, a população fica exposta a um maior número de vírus, sendo mais suscetível de contraí-los”, explica a pediatra e pneumologista Elisângela Pessoa de Melo, que trabalha no Hospital Pediátrico Maria Cravo Gama, unidade infantil da Prefeitura localizada em Afogados, na zona Sudoeste do Recife.

Tosse, coriza, dores no ouvido e na garganta, moleza no corpo, falta de apetite e febre são os sintomas desses tipos de moléstias. As principais vítimas são as crianças e os idosos, por dois motivos: os menores, por não terem o sistema imunológico totalmente formado, sem chances de combater sozinhos os vírus; e os mais velhos, pelo fato de seu sistema imunológico estar desgastado, dando espaço para o aparecimento de doenças.

O tratamento adequado evita a evolução para quadros clínicos mais complexos, nos quais podem se transformar em casos crônicos. “É importante ficar atento aos primeiros sinais e procurar logo orientação médica para que não haja piora do quadro”, orienta Ana Catarina dos Santos, especialista em saúde do idoso e médica da Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro.

A orientação de um médico é importante porque só ele pode dar o diagnóstico preciso. “Facilmente um resfriado pode se confundir com uma gripe. Por isso, só o médico pode avaliar adequadamente o quadro clínico do paciente e prescrever para ele o tratamento mais adequado”, complementa Elisângela. Ela recomenda os pais a levarem os seus filhos às urgências, sobretudo, nos casos de febre persistente, cansaço, dificuldade em alimentar-se e beber líquidos, manchas no corpo, dor de garganta e dor de ouvido.

Para combater esses tipos de doenças, o tratamento é basicamente o mesmo. Beber muita água, manter uma alimentação saudável, ficar em repouso (principalmente nos primeiros dias), tomar vitaminas, sobretudo à do tipo C, e, caso necessário, dipirona ou paracetamol, para aliviar a dor e baixar a febre, se houver. Para as pessoas que têm obstrução nasal, é aconselhável o uso de soro fisiológico 0,9% a fim de limpar as vias aéreas, evitando assim sinusites, otites e tosses noturnas. Outra dica é evitar também locais com grande aglomeração de pessoas, onde é mais fácil de se contrair vírus.

Para prevenir o aparecimento da gripe na população com 60 anos ou mais, o Brasil tem realizado desde 1999 campanhas de vacinação para imunizar os idosos, justamente o grupo de maior risco. Nos últimos anos, Recife tem ultrapassado a meta de 70% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

“A vacinação é uma medida preventiva importante, pois tem evitado que os pacientes peguem gripe, que pode se transformar numa pneumonia, podendo ser letal para os idosos”, afirma Ana Catarina. Para quem não sabe, Recife é a terceira capital brasileira com maior proporção de idosos, segundo o IBGE. São 143.485 pessoas com 60 anos ou mais, o que corresponde a 10,1% da população recifense.

Internações – De acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, do Ministério da Saúde, foram registradas, em 2007, 10.662 internações hospitalares no Recife decorrentes de doenças do aparelho respiratório, a exemplo de gripe, bronquites e pneumonias. Em 2008, entre os meses de janeiro e maio, foram verificadas 2.938 internações na capital.

Matérias Relacionadas
- Profissionais da PCR dão início ao Saúde na Escola
- Oficina discute integração ensino-aprendizagem
- PCR inicia ações preventivas dentro do Saúde na Escola
- Preservativos são distribuídos ao público no Mix Brasil
- Samu capacita equipes de UTIs móveis
- Prefeitura vacina contra rubéola neste fim de semana
- Moradores de Beberibe beneficiados com ação de saúde
- PCR inicia trabalho preventivo na próxima semana
- Lula lança programa Saúde na Escola no Recife
- Secretaria de Saúde realiza ações em Beberibe
- PCR discute aleitamento materno em simpósio
- PCR e Comitê avaliam serviços nas maternidades municipais
- Nova turma de Adolescentes Educadores em Saúde
- Últimos dias para se vacinar contra a Rubéola
- PCR realiza exame da filariose na Colônia Penal
- PCR anuncia criação de Banco de Leite Humano na Bandeira Filho
- Recife reduz mortalidade infantil e atinge meta da ONU
- Prefeito prestigia posse da nova diretoria do IMIP
- PCR apresenta números da mortalidade infantil
- Recife intensifica vacinação contra rubéola


Enviar    Imprimir