Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

OFICINA DISCUTE INTEGRAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM

A Prefeitura do Recife se preocupa com a formação acadêmica de estudantes de saúde, disponibilizando a rede municipal de saúde para o exercício do aprendizado adquirido nas faculdades e normatizando a entrada dos alunos para atuar na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, o município, em conjunto com a Universidade de Pernambuco (UPE), realiza a partir, desta quarta-feira (10), a Oficina de Integração Ensino–Serviço. As atividades acontecem até a sexta (12), na Igreja dos Mórmons, em Casa Amarela, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.

O encontro tem como objetivo apresentar, avaliar e planejar o desenvolvimento de práticas dos alunos na rede pública de saúde. Serão realizadas seis oficinas, de quatro horas cada, envolvendo seis microrregiões dos Distritos Sanitários II e III (zonas Norte e Noroeste do Recife). Os treinamentos serão divididos em duas etapas. A primeira ocorre por meio de exposição dialogada, na qual se discutirá os projetos políticos pedagógicos dos cursos envolvidos e o modelo e plano municipal de saúde. A etapa final ficará focada na incorporação do ensino no processo de trabalho da Rede de Saúde Escola do Recife.

“O seminário tem o intuito de integrar as instituições de ensino com a rede pública de saúde da Prefeitura. No evento, apresentaremos o nosso modelo de assistência e discutiremos como melhor integrar as demandas dos universitários com a realidade do nosso sistema de saúde”, explica a gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Diretoria de Gestão do Trabalho (DGT) da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Coutinho. Segundo ela, o momento servirá para fortalecer o vínculo com as faculdades, estabelecendo um padrão para inserção dos estudantes na rede de saúde do Recife e avaliando se o que as faculdades estão ensinando atendem às necessidades do SUS.

Durante os treinamentos, ao todo, estarão envolvidos 324 profissionais de saúde da rede municipal, que inclui os PSFs, policlínicas, maternidades, Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), entre outras unidades de saúde, bem como também usuários da rede. Foram convidados para participar da oficina gestores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Escola Superior de Educação Física (Esef) e Faculdade de Odontologia, todos ligados à UPE.

Para a coordenadora da Comissão de Ensino na Comunidade da Universidade de Pernambuco (UPE), Bernadete Antunes, as oficinas proporcionarão a discussão para aprofundamento da relação entre a universidade e a rede municipal, aproximando o ensino à realidade que os estudantes encontrarão no SUS. Além disso, a proposta pretende estabelecer uma agenda de integração ensino-serviço, que contribuirá para o aprimoramento no aprendizado dos estudantes, ajudando também a qualificar a rede municipal.

“Nos preocupamos com a formação das pessoas para o exercício da profissão, englobando desde a saúde básica até de alta complexidade. Vamos debater com os profissionais três pontos principais: como é a recepção dos alunos pelas unidades, como é estabelecido o convívio entre eles e o que é considerado essencial para estabelecimento do ensino-aprendizado”, pontua Bernadete.

Matérias Relacionadas
- PCR inicia ações preventivas dentro do Saúde na Escola
- Preservativos são distribuídos ao público no Mix Brasil
- Samu capacita equipes de UTIs móveis
- Prefeitura vacina contra rubéola neste fim de semana
- Moradores de Beberibe beneficiados com ação de saúde
- PCR inicia trabalho preventivo na próxima semana
- Lula lança programa Saúde na Escola no Recife
- Secretaria de Saúde realiza ações em Beberibe
- PCR discute aleitamento materno em simpósio
- PCR e Comitê avaliam serviços nas maternidades municipais
- Nova turma de Adolescentes Educadores em Saúde
- Últimos dias para se vacinar contra a Rubéola
- PCR realiza exame da filariose na Colônia Penal
- PCR anuncia criação de Banco de Leite Humano na Bandeira Filho
- Recife reduz mortalidade infantil e atinge meta da ONU
- Prefeito prestigia posse da nova diretoria do IMIP
- PCR apresenta números da mortalidade infantil
- Recife intensifica vacinação contra rubéola
- PCR nomeia servidores aprovados em concursos
- Recife vacina contra rubéola neste sábado


Enviar    Imprimir