Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PROFISSIONAIS DA PCR DÃO INÍCIO AO SAÚDE NA ESCOLA

Educandos do colégio estadual São Francisco de Assis, na Imbiribeira, foram os primeiros contemplados pela Prefeitura do Recife dentro do Programa Saúde na Escola – lançado no local pelo presidente Lula, na última semana. Na manhã e tarde desta terça-feira (09), eles receberam a visita de uma equipe com seis profissionais de saúde bucal do município, que desenvolveu atividades como palestras, aplicação de flúor e escovação supervisionada. Depois, entregaram kits contendo escova e creme dental para o alunado.

“Atendemos cerca de 800 crianças e adolescentes com idades entre 8 e 16 anos. Eles foram bastante receptivos, principalmente, por apresentarmos o resultado de uma pesquisa feita no colégio, na semana passada, que apontou o índice de cárie observado entre os alunos da unidade. Também mostramos a importância da adoção de hábitos saudáveis, como escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, e fizemos a triagem para os estudantes que precisarão de atendimento mais específico”, apontou George Gusmão, cirurgião-dentista da PCR.

Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde mensurou o índice CPO-D (indicador de evolução da cárie) de 130 escolares aos 12 e 15 anos de idade. Pelos resultados, constatou-se que, aos 12, o CPO-D foi de 1,6, enquanto que, aos 15, de 2,8. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice na primeira faixa etária deve ser igual ou menor que 1. Apesar de terem sido positivos, os dados apontaram a necessidade de ações odontológicas preventivas, tendo em vista que 70% do índice dizia respeito a dentes cariados.

Segundo George Gusmão, os colegiais que apresentarem cáries rasas e médias serão tratados na próxima visita da equipe ao local, o que deve ocorrer ainda nesta semana. Na ocasião, será usada a técnica restauradora atraumática (ATR), que não exige equipamentos como broca ou anestesia. Outra vantagem do procedimento é a aplicação de um material que libera flúor continuamente para toda a boca. Os alunos que tiverem problemas mais sérios, como cáries profundas e abscessos, serão encaminhados para atendimento em uma das unidades da rede de atenção básica da capital.

Estudante da 6a série, Amanda Lopes afirmou que participar das atividades com a equipe de saúde bucal da PCR fará diferença na sua rotina. “É importante que os dentistas apareçam nas comunidades mais necessitadas, para as pessoas aprenderem a cuidar dos dentes. Entendi que devo escovar a boca mesmo antes de dormir e vou repassar o que aprendi para a minha família”, destacou.

Rede - Dentro do Programa de Saúde da Família, a Prefeitura do Recife já atua nos estabelecimentos de ensino tanto na área médica como na odontológica. “Com a criação do Programa Saúde na Escola pelo Governo Federal, sistematizaremos a presença dos nossos profissionais nos colégios”, afirmou a coordenadora de Saúde Bucal do Recife, Nilcema Figueiredo.

Atualmente, a capital conta com 111 equipes de saúde bucal, formadas por igual quantidade de cirurgiões-dentistas e auxiliares de consultório dentário (ACD), além de 40 técnicos de higiene dental (THD). Eles atuam em 100 PSFs e atendem a uma média mensal de três mil pessoas. Por ano, a Prefeitura ainda distribui 300 mil kits odontológicos para a população.

Matérias Relacionadas
- Oficina discute integração ensino-aprendizagem
- PCR inicia ações preventivas dentro do Saúde na Escola
- Preservativos são distribuídos ao público no Mix Brasil
- Samu capacita equipes de UTIs móveis
- Prefeitura vacina contra rubéola neste fim de semana
- Moradores de Beberibe beneficiados com ação de saúde
- PCR inicia trabalho preventivo na próxima semana
- Lula lança programa Saúde na Escola no Recife
- Secretaria de Saúde realiza ações em Beberibe
- PCR discute aleitamento materno em simpósio
- PCR e Comitê avaliam serviços nas maternidades municipais
- Nova turma de Adolescentes Educadores em Saúde
- Últimos dias para se vacinar contra a Rubéola
- PCR realiza exame da filariose na Colônia Penal
- PCR anuncia criação de Banco de Leite Humano na Bandeira Filho
- Recife reduz mortalidade infantil e atinge meta da ONU
- Prefeito prestigia posse da nova diretoria do IMIP
- PCR apresenta números da mortalidade infantil
- Recife intensifica vacinação contra rubéola
- PCR nomeia servidores aprovados em concursos


Enviar    Imprimir