Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO É DISCUTIDA NA SAÚDE

A Prefeitura do Recife, em conjunto com a Universidade de Pernambuco (UPE), iniciou nesta quarta-feira (10) a Oficina de Integração Ensino–Serviço. O encontro, que acontece até esta sexta-feira (12), é realizado no auditório da Igreja dos Mórmons, em Casa Amarela, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Com o objetivo de apresentar, avaliar e planejar o desenvolvimento de práticas dos alunos na rede pública de saúde, a oficina realizará, no total, seis encontros, de quatro horas cada, envolvendo seis microrregiões dos Distritos Sanitários II e III (zonas Norte e Noroeste do Recife).

De acordo com a coordenadora da Comissão de Ensino na Comunidade da UPE, Bernadete Antunes, o público participante é formado por professores e alunos da instituição, além de gestores e profissionais de saúde ligados ao Serviço de Saúde do Recife. “Este processo de integração ensino-serviço permite uma melhor qualificação para os alunos, como também contribui para o aprimoramento do Serviço Único de Saúde”, explicou. Nesta quarta, os profissionais da microrregião 2.1 participaram da oficina no período da manhã, sendo a tarde reservada aos da microrregião 3.1.

Na ocasião, foi realizada uma exposição dialogada que discutiu os projetos políticos pedagógicos dos cursos envolvidos e o modelo e plano municipal de saúde. Em seguida, foi debatido a incorporação do ensino no processo de trabalho da Rede de Saúde Escola do Recife. Segundo Bernadete Antunes, o eixo dos debates com os participantes girou em torno de três pontos principais: como é a recepção dos alunos pelas unidades, como é estabelecido o convívio entre eles e o que é considerado essencial para estabelecimento do ensino-aprendizado.

Para a gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Diretoria de Gestão do Trabalho (DGT) da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Coutinho, a oficina tem o intuito de integrar as instituições de ensino com a rede pública de saúde da Prefeitura. “Estamos discutindo como melhor integrar as demandas dos universitários com a realidade do nosso sistema de saúde”, observou. Nesta quinta-feira (11), participarão da oficina os profissionais das microrregiões 2.2 e 3.2. Já na sexta (12), último dia, serão os das microrregiões 2.3 e 3.3.

Matérias Relacionadas
- Gouveia de Barros oferece terapia reiki para usuários
- Crianças aprendem a se prevenir contra doenças da água
- Doenças respiratórias podem ser evitadas
- Profissionais da PCR dão início ao Saúde na Escola
- Oficina discute integração ensino-aprendizagem
- PCR inicia ações preventivas dentro do Saúde na Escola
- Preservativos são distribuídos ao público no Mix Brasil
- Samu capacita equipes de UTIs móveis
- Prefeitura vacina contra rubéola neste fim de semana
- Moradores de Beberibe beneficiados com ação de saúde
- PCR inicia trabalho preventivo na próxima semana
- Lula lança programa Saúde na Escola no Recife
- Secretaria de Saúde realiza ações em Beberibe
- PCR discute aleitamento materno em simpósio
- PCR e Comitê avaliam serviços nas maternidades municipais
- Nova turma de Adolescentes Educadores em Saúde
- Últimos dias para se vacinar contra a Rubéola
- PCR realiza exame da filariose na Colônia Penal
- PCR anuncia criação de Banco de Leite Humano na Bandeira Filho
- Recife reduz mortalidade infantil e atinge meta da ONU


Enviar    Imprimir