Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PROJETO BOM DIA É APRESENTADO EM SIMPÓSIO INTERNACIONAL

O pioneirismo de ações voltadas à saúde da população, como o Academia da Cidade e o Projeto Bom Dia (extensão do programa direcionado para portadores doenças cardiovasculares) tornaram a Prefeitura do Recife referência nacional no desenvolvimento de políticas públicas de qualidade. Por esse motivo, nesta sexta-feira (12), às 16h30, a equipe do Bom Dia participa do 14º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória, apresentando a experiência da capital. O evento ocorre no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

No encontro, a equipe do projeto fará parte de uma mesa-redonda que discutirá o desenvolvimento de políticas públicas em esferas municipal, estadual e federal. Concebido pela Prefeitura do Recife, o Bom Dia funciona, desde 2005, no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, com a proposta de reabilitar portadores de doenças cardiovasculares através da prática de exercícios físicos, fisioterápicos, orientação nutricional, atividades educativas e de lazer.

O trabalho é acompanhado por uma equipe multidisciplinar formada por professores e estagiários de educação física, fisioterapia e nutrição. Além disso, há suporte psicológico e serviços especializados em odontologia. Atualmente, o projeto atende cerca de 40 pessoas por dia. “A proposta é diferenciada porque tem a finalidade de reabilitar portadores de doenças como hipertensão e diabetes, proporcionando uma melhor qualidade de vida”, afirma Catarina Duarte, fisioterapeuta do projeto.

Ela explica que hipertensos e diabéticos geralmente ficam mais no grupo de fisioterapia pela necessidade que a equipe de especialistas tem de acompanhar o desenvolvimento dessas doenças. “Dependendo do caso, os usuários com maior fragilidade física poderão fazer apenas exercícios na esteira ou na bicicleta para melhorar os movimentos ou iniciar o trabalho na sala até ingressar nas aulas de ginástica”, afirma.

Nas comemorações dos 10 anos de criação do Ermírio de Moraes, no mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou uma nova sala, mais ampla, especialmente para profissionais e usuários do Projeto Bom Dia. O novo espaço contém sete esteiras, duas bicicletas ergométricas e 16 freqüencímetros (para medição da freqüência cardíaca). O investimento total – entre construção do espaço e compra de equipamentos –, foi de R$ 42.400,00.

Serviço:
A mesa-redonda “A Inclusão da Reabilitação Cardíaca nas Políticas Públicas” vai ser realizada nesta sexta-feira (12), às 16h30.

Matérias Relacionadas
- Traumatologia 24h na Policlínica Amaury Coutinho
- Jovens são capacitados em saúde sexual e reprodutiva
- Emergência pediátrica da Barros Lima é transferida para reforma
- Integração Ensino-Serviço é discutida na Saúde
- Gouveia de Barros oferece terapia reiki para usuários
- Crianças aprendem a se prevenir contra doenças da água
- Doenças respiratórias podem ser evitadas
- Profissionais da PCR dão início ao Saúde na Escola
- Oficina discute integração ensino-aprendizagem
- PCR inicia ações preventivas dentro do Saúde na Escola
- Preservativos são distribuídos ao público no Mix Brasil
- Samu capacita equipes de UTIs móveis
- Prefeitura vacina contra rubéola neste fim de semana
- Moradores de Beberibe beneficiados com ação de saúde
- PCR inicia trabalho preventivo na próxima semana
- Lula lança programa Saúde na Escola no Recife
- Secretaria de Saúde realiza ações em Beberibe
- PCR discute aleitamento materno em simpósio
- PCR e Comitê avaliam serviços nas maternidades municipais
- Nova turma de Adolescentes Educadores em Saúde


Enviar    Imprimir