Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

7ª PARADA DA DIVERSIDADE ACONTECE DOMINGO COM APOIO DA PCR

A Parada da Diversidade de Pernambuco chega a sua sétima edição neste domingo (14) com expectativa de mobilizar 80 mil pessoas na avenida Beira Mar, em Boa Viagem. A Prefeitura do Recife apóia a iniciativa, por intermédio da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), que repassou R$ 40 mil à organização do evento. A concentração está marcada para as 09h, no terreno ao lado do Hospital da Aeronáutica, com saída da passeata às 13h, seguindo até à praça de Boa Viagem.

O governo municipal contribui disponibilizando os serviços de limpeza urbana da Emlurb e de organização do trânsito, por meio da CTTU. A Parada da Diversidade recebeu, ainda, o apoio das secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Turismo; das Coordenadorias Municipal de Atenção às DST/Aids e da Mulher e das gerências de Educação e de Livre Orientação Sexual.

Com o tema “Pernambuco sem Homofobia. Criminalização Já!”, o Fórum LGBT de Pernambuco tem o objetivo de ampliar o debate com a sociedade sobre a diversidade sexual. “Além de sensibilizar a sociedade, queremos também a aprovação do Projeto de Lei que criminaliza a homofobia”, disse o titular da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), da Prefeitura do Recife, Rildo Veras.

O Projeto de Lei (PLC) citado por Rildo Veras é o 122/2007. O mesmo altera a Lei Federal nº 7.716/ 89, que trata de crimes de preconceito de raça ou de cor, e altera também o Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei nº 2.848/ 1940) e a Consolidação das Leis do Trabalho / CLT (Decreto Lei nº 5.4252/1943), introduzindo novos tipos penais referentes à discriminação ou preconceito de gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.

Programação - Um palco será montado em frente ao Hospital da Aeronáutica e sete trios elétricos vão desfilar até à praça de Boa Viagem. A animação na concentração fica por conta de cantores e das bandas locais. Estão confirmadas as presenças de Jaime Helner, Andréia Luiza, Banda Tia Baia, Nena Farias, Fabíola Alves, e a banda Sem Razão, com o cantor Telmo Santiago. Os participantes assistirão ainda aos shows de Dança de Anderson Mastangel, de Drag Queens e do Maracatu Batucarte. A saída dos trios está marcada para as 13h, com apresentação do Afoxé Oyá Alaxá.

Turismo - A Secretaria de Turismo apoiará a Parada da Diversidade com um boxe de informações turísticas na concentração do evento, e outro na praça de Boa Viagem, onde serão distribuídos folders com dicas culturais e atrativos turísticos. Os turistas e recifenses poderão se informar sobre os roteiros gratuitos pela cidade oferecidos através do ônibus Recife Receptivo.

Saúde - A Secretaria de Saúde do Recife também marcará presença na 7ª Parada da Diversidade. A partir das 10h, 20 arte-educadores da Coordenação Municipal de DST/Aids estarão na concentração do evento, ao lado do Hospital da Aeronáutica, distribuindo material educativo, bonés, bandeirolas, gel lubrificantes, adesivos, porta-camisinhas e preservativos masculinos e femininos. A ação continua até a chegada na pracinha de Boa Viagem.

Emlurb – A Emlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana) apoiará a Parada da Diversidade com 140 garis a mais do que o efetivo normal de domingo. As atividades serão iniciadas às 7h40, com término previsto para as 23h, sendo os trabalhos divididos em duas etapas (manutenção e mutirão). Serão disponibilizados, ainda, cinco caminhões de lixo, e dois caminhões pipa para lavagem das calçadas. A previsão é de que seja coletado, aproximadamente 22 toneladas de lixo.

Matérias Relacionadas
- Audiência pública discute 7ª Parada da Diversidade
- Seminário sobre a paz envolve moradores da Bomba do Hemetério
- Palestra mostra importância de denunciar a violência
- A Arte de viver em Paz em debate nesta quarta
- Mutirão leva beleza e informação a Chão de Estrelas
- Voluntários promovem Mutirão de Beleza em Chão de Estrelas
- Quinta da Diversidade celebra a Semana da Visibilidade Lésbica
- Conselho Tutelar é tema de palestra em comunidade
- Voluntários promovem Mutirão de Beleza em Chão de Estrelas
- Prefeitura apóia eventos da Semana da Visibilidade Lésbica
- Começa a 4ª edição da Olimpíada de Matemática
- Servidores participam de curso de sensibilização
- Fórum promove troca de experiências do Programa Fome Zero
- Nova turma do Curso de Sensibilização começa nesta segunda
- Fórum reúne coordenadores do Fome Zero na região Nordeste
- Comdica divulga regras para eleições de setembro
- Educação para Teatro leva espetáculo para creche no Pina
- III Fórum de Direitos Humanos realiza mais um debate
- Avanços das pessoas com deficiência são apresentadas em evento
- Fórum discute acessibilidade da pessoa idosa e com deficiência


Enviar    Imprimir