Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ALUNOS SÃO AGENTES MULTIPLICADORES DE SAÚDE

Quarenta alunos da rede municipal de ensino terminam, nesta sexta-feira (12), uma oficina do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Promovida pela Prefeitura do Recife, através da Coordenação Municipal de DST/Aids, a atividade visa transformar os jovens em agentes multiplicadores de temas como cidadania, relações de poder entre meninos e meninas, racismo e diversidade de orientação sexual e preconceitos.

Realizada, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, a oficina, que acontece desde esta quinta (11), trabalha os alunos municipais através de debates, leitura de textos, dinâmicas de grupo e exibição de vídeos. Para a coordenadora do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas no Recife e assistente técnica da Coordenação Municipal de DST/Aids da Prefeitura, Benélia Guilherme, a escola é um dos melhores espaços para articulação de políticas voltadas para jovens, pois conta com a presença de estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde. “Promovemos essa atividade com os jovens, pois o índice de casos de DST/Aids entre eles aumentou. A doença está crescendo mais entre mulheres jovens e os mais pobres”, comentou a coordenadora do programa. Segundo Benélia, a oficina pretende reduzir essa vulnerabilidade e ainda a gravidez não planejada.

Os estudantes que participam do evento foram escolhidos entre aqueles com perfil de liderança nas escolas municipais. Jerferson Santana, 16 anos, da escola Olindina Monteiro, de Dois Unidos, afirmou que aprendeu muito durante esses dois dias de oficina. “Foram várias as informações que não sabia, ou que não imaginava o significado, como os termos cidadania e gênero. Gostei muito de participar dessa iniciativa”. Para o jovem, será muito importante repassar os assuntos discutidos para os colegas de escola.

Entre os participantes, há dois alunos surdos da escola Padre Henrique, na Boa Vista, que dispõe de um intérprete na linguagem de sinais. Joana Lins da Silva, de 18 anos, salientou que a oficina tem sido um aprendizado extremamente importante. “Quero muito compartilhar os assuntos apreendidos aqui com meus colegas. Me chamou muito atenção o tema sobre sexualidade e pretendo propagar as idéias de prevenção”, informou a jovem. De acordo com Benélia Guilherme a idéia é dar continuidade ao trabalho com outros alunos da rede municipal de ensino. “A gestão do prefeito João Paulo sempre se preocupou com a cidadania e resgate dos jovens na expectativa de conscientização para os assuntos de prevenção e saúde sexual e reprodutiva”.

No último mês de junho, a Coordenação Municipal de DST/Aids organizou oficina, só que desta vez, voltada para profissionais de educação e de saúde da Prefeitura a fim de tornarem multiplicadores nos seus locais de trabalho. Criado em 2003, o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Matérias Relacionadas
- Saúde anuncia melhoria em unidades de atendimento médico
- Projeto Bom Dia é apresentado em simpósio internacional
- Traumatologia 24h na Policlínica Amaury Coutinho
- Jovens são capacitados em saúde sexual e reprodutiva
- Emergência pediátrica da Barros Lima é transferida para reforma
- Integração Ensino-Serviço é discutida na Saúde
- Gouveia de Barros oferece terapia reiki para usuários
- Crianças aprendem a se prevenir contra doenças da água
- Doenças respiratórias podem ser evitadas
- Profissionais da PCR dão início ao Saúde na Escola
- Oficina discute integração ensino-aprendizagem
- PCR inicia ações preventivas dentro do Saúde na Escola
- Preservativos são distribuídos ao público no Mix Brasil
- Samu capacita equipes de UTIs móveis
- Prefeitura vacina contra rubéola neste fim de semana
- Moradores de Beberibe beneficiados com ação de saúde
- PCR inicia trabalho preventivo na próxima semana
- Lula lança programa Saúde na Escola no Recife
- Secretaria de Saúde realiza ações em Beberibe
- PCR discute aleitamento materno em simpósio


Enviar    Imprimir