Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE 7ª PARADA DA DIVERSIDADE

A Prefeitura do Recife, por intermédio da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), participou, na manhã desta sexta-feira (12), no plenário da Assembléia Legislativa, da audiência pública de lançamento da 7ª Parada da Diversidade, que neste ano tem como tema “Pernambuco sem Homofobia: Criminalização Já”.

A violência contra os homossexuais no estado foi o assunto mais discutido na ocasião. De acordo com o resultado de uma pesquisa realizada pelo Movimento Gay Leões do Norte, entre os anos de 2002 e 2008, período do estudo, dos 86 crimes catalogados em Pernambuco, 49% aconteceram no Recife, o que representa um total de 42 casos. Os bairros com mais registros são Boa Viagem (6), Boa Vista (5) e Imbiribeira (3). A brutalidade é uma característica bem marcante e comum: 39% foram registros de ferimentos com arma de fogo, 27% por instrumento contundente (pedradas, pauladas e espancamento) e 14% por materiais cortantes. “É importante salientar, que para realizar o estudo, precisamos recorrer a matérias dos três principais jornais do estado (Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco). Essa metodologia foi necessária porque não há registros específicos de casos de homofobia nas delegacias, apenas o tipo de crime”, explica a advogada do Movimento Leões do Norte, que realizou a pesquisa.

Outro foco de discussão foi o PL 122/2007 das Câmaras dos Deputados que têm como intuito eleger a integridade física e psicológica das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) à dignidade de bem jurídico tutelado pelo direto penal. Ou seja, criminalizar a homofobia e submeter essa prática às mesmas conseqüências previstas para o racismo. Para o coordenador do evento, Thiago Rocha, é importante que as pessoas reconheçam que o grande objetivo da parada é a reivindicação política. “Apesar de ser uma festa, com show e diversão, o que queremos mesmo é lutar pelos nossos direitos e mostrar para a sociedade que também somos pessoas com dignidade, porque muita gente pensa o contrário”, disse.

Parada da Diversidade - A sétima edição do evento acontece no próximo domingo (14), e a concentração será em frente ao Hospital da Aeronáutica, na avenida Boa Viagem, a partir das 9h. Além do palco montado, sete trios elétricos vão desfilar até a pracinha de Boa Viagem. A PCR, através da Fundação de Cultura da cidade, é um dos grandes patrocinadores. “Os R$ 40 mil repassados à organização serão investidos na estrutura física e em outras demandas, como os cachês dos artistas. Isso sem contar com a disponibilidade de serviços de limpeza urbana da EMLURB e de organização de transito, através da CTTU”, disse o titular da Gerência de Livre Orientação Sexual, Rildo Veras. De acordo com o Fórum LGBT, a expectativa é que neste ano o numero de participantes ultrapassem o de 2007, quando foram registradas 100 mil pessoas.

Matérias Relacionadas
- 7ª Parada da Diversidade acontece domingo com apoio da PCR
- Seminário sobre a paz envolve moradores da Bomba do Hemetério
- Palestra mostra importância de denunciar a violência
- A Arte de viver em Paz em debate nesta quarta
- Mutirão leva beleza e informação a Chão de Estrelas
- Voluntários promovem Mutirão de Beleza em Chão de Estrelas
- Quinta da Diversidade celebra a Semana da Visibilidade Lésbica
- Conselho Tutelar é tema de palestra em comunidade
- Voluntários promovem Mutirão de Beleza em Chão de Estrelas
- Prefeitura apóia eventos da Semana da Visibilidade Lésbica
- Começa a 4ª edição da Olimpíada de Matemática
- Servidores participam de curso de sensibilização
- Fórum promove troca de experiências do Programa Fome Zero
- Nova turma do Curso de Sensibilização começa nesta segunda
- Fórum reúne coordenadores do Fome Zero na região Nordeste
- Comdica divulga regras para eleições de setembro
- Educação para Teatro leva espetáculo para creche no Pina
- III Fórum de Direitos Humanos realiza mais um debate
- Avanços das pessoas com deficiência são apresentadas em evento
- Fórum discute acessibilidade da pessoa idosa e com deficiência


Enviar    Imprimir