Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PAIS E MÃES DE ALUNOS VÃO A ENCONTRO NO TEATRO DO PARQUE

Com o intuito de promover a integração entre pais e unidades educacionais infantis, socializando experiências positivas desenvolvidas em sala de aula, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Educação Infantil, promoveu nesta sexta-feira (12), das 13h30 às 17h, no Teatro do Parque, bairro da Boa Vista, o quarto e último encontro do ano do Projeto Família e Unidade Educacional: Uma Parceria Educativa.

O encontro reuniu cerca de 270 pais, mães ou responsáveis de alunos de 27 creches (zero a três anos) e Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIs (zero a cinco anos) situadas em diversos bairros das Regiões Político-Administrativas 5 e 6. Também participaram 40 profissionais da secretaria, incluindo a equipe técnica da própria gerência. A programação teve início às 14h, com a recepção das famílias e entrega de crachás. Quem abriu as atividades foi um dos membros da equipe técnico-pedagógica da gerência, Marco Jardim, com uma apresentação de voz e violão. Logo após, as professoras Carmem Reis e Patrícia Freire conduziram uma apresentação com teatro de bonecos. Em seguida, foi a vez das mães, professoras e gerentes pedagógicas das creches apresentarem dramatizações, canções e atividades culturais, ligadas às temáticas referente ao universo infantil. Além disso, as mães deram seu testemunho sobre o trabalho realizado pelas creches e a importância dele para o bem-estar dos seus filhos. O encontro foi encerrado também por Marco Jardim, com repertório de frevo.

Segundo Valdélia Nunes, gerente de Educação Infantil da Prefeitura, esse encontro é resultado de um trabalho continuado, feito durante todo o ano, e que se deve ao esforço e parceria de todos: pais, mães, coordenadoras pedagógicas e secretaria. “O nosso objetivo está sendo atingido. Essa integração, essa participação de todos na vida das crianças. As mães incentivam as gestoras a fazerem esses trabalhos e reuniões, descobrindo como funciona a creche. O entendimento de que isso é importante. E cada vez mais se nota essa união entre o espaço escolar e a família”. Para Teoneide Alves, coordenadora pedagógica do CEMEI Recife 2000, que fica em Jardim Uchôa, essas atividades são importantes para aproximar pais e filhos. “Os laços afetivos deles com as crianças se estreitam, eles se sensibilizam e quebram o gelo”.

No teatro, quase totalidade dos presentes eram mães de alunos das creches e CEMEIs. Uma delas, Thellycris Inácia Pereira, mãe de uma criança de 2 anos, da creche Vila dos Milagres, no Ibura, ressaltou o tratamento que seu filho recebe das professoras: “Todas elas demonstram um carinho e uma dedicação que muitas mães não têm. Elas têm, realmente, o papel de mãe”. Dos poucos homens presentes, José Ricardo da Silva, pai de um aluno da creche Padre Lourenço, na Imbiribeira, era o mais orgulhoso e emocionado. Ele afirmou que essa indisponibilidade, certas vezes, se deve ao intenso ritmo de trabalho. Ele disse que ao conhecer a creche onde seu filho fica todos os dias, voltou à infância. “Quando estive na creche pela primeira vez, ao chegar em casa, eu chorei. E disse que, a partir de então, qualquer coisa que houver, eu irei lá, participar”, disse José.

Além disso, ele afirmou que essa experiência desfez impressões erradas que tinha anteriormente: “muita gente tem a imagem de que a creche é uma prisão de crianças. Mas eu vi e convivi, e puder descobrir que não é verdade”, confessou. A Educação Infantil da Prefeitura do Recife possui uma rede de 60 creches, sendo 28 CEMEIs, com o atendimento de cerca de 16 mil estudantes, na faixa etária de zero a cinco anos.

Matérias Relacionadas
- PCR promove evento cultural para as crianças do Escola que Protege
- PCR realiza encontro de pais e mães de alunos de creches
- Prefeitura encerra capacitação de professores alfabetizadores
- Santa Isabel recebe beneficiários do Bolsa-Família e Bolsa-Escola Municipal
- Violência contra crianças e adolescentes é discutida em escola
- Escola da UR-02 recebe projeto sócio-ambiental
- Mães do Bolsa-Escola assistem peça no Santa Isabel
- Aulas do ProJovem Urbano começam nesta segunda
- Prefeito prestigia desfile em comemoração à independência
- Desfile cívico-militar terá a participação mil estudantes
- Aulas do ProJovem Urbano começam nesta segunda-feira
- Crianças marcham pela prevenção de acidentes
- Estudantes participam de atividades do Criança Segura
- Alunos visitam Sementeira no Sítio da Trindade
- Escola de Fábrica forma primeiro grupo de alunos
- Crianças aprendem a cuidar do meio ambiente
- Creche Professor Paulo Rosas comemora um ano com festa
- Estudantes concluem projeto Escola de Fábrica
- Prefeitura e UFPE comemoram aniversário de creche
- Criança na Praça visita escola na Macaxeira


Enviar    Imprimir