Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

POPULAÇÃO GANHA SERVIÇOS DE SAÚDE MAIS CONFORTÁVEIS

Dentro da lógica de qualificar e melhorar cada vez mais a rede de assistência médica da Prefeitura do Recife, a população da capital ganhará dois serviços de saúde mais confortáveis na próxima semana. A Policlínica Professor Barros Lima, em Casa Amarela, terá a reforma do pronto-atendimento concluída, com implantação de uma recepção infantil e espaço para acolhimento e classificação de risco dos pacientes de urgência. Além disso, o PAM Centro, em Santo Antônio, ganhará sede nova, passando a funcionar num prédio de três andares na rua 1º de Março, a poucos metros das antigas instalações, na rua da Palma. As mudanças foram anunciadas em coletiva à imprensa, no fim da manhã desta sexta-feira (12), pela secretária Municipal de Saúde, Tereza Campos, no seu gabinete, no 13º andar do edifício-sede da Prefeitura, no Bairro do Recife.

Em virtude da reforma, a emergência pediátrica da Barros Lima foi transferida provisoriamente para a Unidade de Pediatria Helena Moura, localizada na rua Cônego Barata, s/n, na Tamarineira. Nos próximos quatro dias, as crianças que forem à policlínica em busca de atendimento serão encaminhadas para o Helena Moura, onde 15 profissionais, sendo dez pediatras, estarão prestando assistência nas 24 horas. A transferência foi feita para que a Prefeitura possa finalizar as obras de reforma e pintura da emergência. Orçada em R$ 228 mil, inclui a construção de uma recepção infantil, separando a sala de espera de crianças e adultos, além da ampliação do espaço do laboratório para realização de exames 24 horas, criação de uma sala de raio X e da melhoria da recepção de adultos, com implantação de banheiros e espaço para acolhimento.

PAM Centro – No caso do Centro de Saúde Recife (PAM Centro), o atendimento aos usuários foi suspenso nesta sexta-feira para que a Secretaria Municipal de Saúde possa realizar a mudança. A unidade retornará na quarta-feira da próxima semana (17), com a marcação de consultas e exames e os atendimentos. Nesse período, um funcionário do PAM Centro ficará na antiga sede orientando os pacientes sobre a mudança e encaminhando as demandas espontâneas em clínica médica para o Centro de Saúde Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro, e à Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.

A transferência visa proporcionar mais conforto aos usuários e trabalhadores, tendo em vista a estrutura nova que está sendo montada para melhor atender a população. Uma novidade com a reabertura do PAM Centro será a implantação da sala de vacinas para garantir imunização aos pacientes que buscarem a unidade. A reforma está custando R$ 75 mil aos cofres municipais. “A mudança de sede do PAM Centro e a reforma da Policlínica Barros Lima fazem parte de um conjunto de ações que vem sendo implementadas pela atual gestão do município no sentido de melhorar a oferta de serviços em saúde, criando ambientes mais confortáveis para usuários e profissionais que trabalham na rede, dentro de uma perspectiva de qualificação da rede”, afirma a secretária Tereza Campos.

Classificação de risco – Durante a coletiva, a secretária anunciou também a implantação do acolhimento com classificação de risco nas emergências municipais. Baseado na identificação de risco já na entrada do paciente no pronto-socorro, o projeto integra a política de humanização que vem sendo implantada pela atual gestão da Prefeitura, conforme as recomendações do Ministério da Saúde. “Na prática, o acolhimento com classificação de risco funciona como uma espécie de sinal de trânsito. A partir de um atendimento inicial feito por uma equipe especializada, os pacientes são identificados logo na entrada do pronto-socorro por meio de cores (verde, amarelo e vermelho), indicando a gravidade do caso e a necessidade de priorizar determinados atendimentos mais emergenciais”, explica. Implantado na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura, o projeto será estendido próxima semana para a Barros Lima, com o fim da reforma do pronto-atendimento.

Matérias Relacionadas
- Alunos são agentes multiplicadores de Saúde
- Saúde anuncia melhoria em unidades de atendimento médico
- Projeto Bom Dia é apresentado em simpósio internacional
- Traumatologia 24h na Policlínica Amaury Coutinho
- Jovens são capacitados em saúde sexual e reprodutiva
- Emergência pediátrica da Barros Lima é transferida para reforma
- Integração Ensino-Serviço é discutida na Saúde
- Gouveia de Barros oferece terapia reiki para usuários
- Crianças aprendem a se prevenir contra doenças da água
- Doenças respiratórias podem ser evitadas
- Profissionais da PCR dão início ao Saúde na Escola
- Oficina discute integração ensino-aprendizagem
- PCR inicia ações preventivas dentro do Saúde na Escola
- Preservativos são distribuídos ao público no Mix Brasil
- Samu capacita equipes de UTIs móveis
- Prefeitura vacina contra rubéola neste fim de semana
- Moradores de Beberibe beneficiados com ação de saúde
- PCR inicia trabalho preventivo na próxima semana
- Lula lança programa Saúde na Escola no Recife
- Secretaria de Saúde realiza ações em Beberibe


Enviar    Imprimir