Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CURSO DE SANFONA DE 8 BAIXOS É ENCERRADO NO MUSEU DA CIDADE

A primeira turma do Curso Intensivo de Sanfona de 8 Baixos, promovido pelo Memorial Luiz Gonzaga (MLG), equipamento da Prefeitura do Recife, concluiu a formação de três meses com uma aula-espetáculo na última sexta-feira (12), no auditório do Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas, com a ilustre presença do mestre Arlindo dos Oito Baixos e do orientador do curso Luizinho Calixto.

Esse é um momento muito significativo, pois é a primeira vez que um evento desse formato é organizado. Um primeiro passo para que esse movimento se amplie, ressaltou Leda Dias, gerente de Serviços do MLG. O presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Fernando Duarte, prestigiou o encerramento do curso, tecendo elogios à iniciativa. Para nós é uma felicidade imensa. Essa é a primeira grande ação do Memorial Luiz Gonzaga, que é um equipamento pequeno, mas com grande trabalho, disse.

Os cerca de 60 alunos que participaram do curso terão a missão de difundir a cultura da sanfona de 8 baixos, antiga tradição que conta ainda com poucos representantes. Albanira Maria, forrozeira de Exú, participou do curso junto com o marido Severino Américo. Ela contou que já conhecia o orientador de longas datas e destacou a importância da iniciativa para a preservação da nossa cultura. Já tínhamos amizade com Luizinho Calixto e tivemos a oportunidade de participar desse curso com ele. Sou sertaneja e defendo muito o forró. Acho muito importante para a juventude e para a cultura pernambucana, afirmou.

Memorial Luiz Gonzaga – Fundado no dia 2 de agosto de 2008, o objetivo do Memorial Luiz Gonzaga (MLG) é preservar e divulgar o maior legado de Luiz Gonzaga, sua obra musical, e tudo o que o envolve, conjunto patrimonial imaterial que revolucionou a música no Brasil das décadas de 40 e 50 do século XX, e contribuiu decisivamente para a formação da noção de nordestinidade no cenário cultural brasileiro.

O MLG é um centro de memória e pesquisa, que oferece aos seus visitantes casuais, pesquisadores e turistas, não apenas informações provenientes de seu acervo físico e projeto expográfico, mas um centro receptor e difusor do conhecimento produzido sobre a obra do Rei do Baião, estabelecendo ligações e convênios com instituições afins, utilizando os recursos da tecnologia da informação com perfil dinâmico e propositivo.

O acervo atual do MLG foi constituído com a aquisição da coleção de Mávio Holanda, pela Prefeitura da Cidade do Recife, em parceria com a Chesf,  formada por discos raros de 78 rpm, Long Plays, CDs, fotos, impressos, álbuns de recortes, vídeos, e arquivos de áudio em formato MP3. Constitui uma coleção singular do MLG, o conjunto de documentos cedidos para replicação pelo Parque Aza Branca, construído pelo Mestre do Araripe em seu torrão natal, na cidade de Exu - fotos, partituras e álbum de recortes. Além do acervo aberto á visitação, o MLG também propõem cursos, palestras e atividades semelhantes no âmbito do universo de sua referência. 

Serviço
Memorial Luiz Gonzaga 
3232.2965 ou 3232.2955
E-mail - mlgonzaga@recife.pe.gov.br
Site - http://www.recife.pe.gov.br/mlg

Matérias Relacionadas
- Encerramento do SPA das Artes fez retrospectiva do evento
- Concerto multimídia da OSR apresenta novidades
- Sítio Trindade apresenta o espetáculo
- Últimos dias do SPA das Artes Recife 2008
- Pátio comemora Dia Estadual do Forró nesta sexta
- Memorial Luiz Gonzaga encerra primeiro curso com aula-espetáculo
- Exposição de fotos gigantes na rua da Moeda
- Exposição Vizi é aberta no Murillo La Greca
- Apolo-Hermilo escolhe o encenador para a sétima edição do Aprendiz Encena
- Oficinas e workshops movimentam SPA das Artes
- Escola de Frevo oferece Curso de Fantasia
- Grupo de coco lança CD na Terça Negra
- Semana de Fotografia encerra ciclo
- Começa o SPA da Artes 2008
- Projeto Intervalos é aberto com o grupo Treminhão
- Sítio Trindade tem espetáculo teatral neste domingo
- Programação eclética invade os cinemas municipais nesta semana
- Mamam estimula a intervenção artística urbana com oficinas
- Ateliês se integram à programação oficial do SPA
- Recife reúne duas mil pessoas para homenagear Josué de Castro


Enviar    Imprimir