Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR PARTICIPA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Eleger os delegados que vão representar Pernambuco na II Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência (entre os dias 1º e 4 de dezembro, em Brasília), definir as propostas para que eles discutam na ocasião e agendar a data para eleição dos novos integrantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED), são os principais objetivos da III Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento começou na segunda-feira (15) e encerra nesta quarta-feira (17), no hotel Recife Praia Hotel, em Boa Viagem.

Ao todo são 500 participantes, entre eles, membros de organizações de representatividade das pessoas com deficiência e trabalhadores da área, como assistentes sociais, psicólogos, pedagógicos. Do total, são 75 delegados da capital e 15 representantes da Prefeitura do Recife, através das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Planejamento, Serviços Públicos e da Gerência da Pessoa com Deficiência. “A expectativa é que aqui sejam norteados novos rumos na construção de políticas públicas para esse público. E que o estado ofereça suporte para ações que já são realizadas pela PCR, como os jogos municipais e o bloco carnavalesco Me Segura se não eu Caio”, disse o diretor de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Cirilo Mota.

Nos três dias do encontro, estão sendo discutidos cinco eixos temáticos: acessibilidade, saúde, educação, trabalho e reabilitação profissional. Esses dois últimos são considerados as maiores dificuldades para essa parcela da população. “As oportunidades profissionais são grandes barreiras porque não há espaço em cursos de qualificação para as pessoas com deficiência. Então, como elas podem entrar no mercado de trabalho? E sem estar inserido, como elas vão sobreviver?”, questiona o titular da Gerência Municipal de Orientação e Defesa dos Direitos Humanos, Antônio Muniz.

Outro ponto de discussão é a promoção de um plano de ações integradas para tirar o foco da pessoa com deficiência e falar dela como um cidadão comum. Ou seja, romper com as pontuais e criar as integradas, entre o Governo Estadual e as Prefeituras. “Essa pareceria se torna necessária porque a nossa inclusão envolve toda política. Por exemplo, no caso do transporte, é necessário movimentar a indústria que vai fabricar o ônibus adaptado e mobilizar as pessoas para ajudarem na locomoção. Em todos os segmentos os trabalhos são bem mais amplos”, explica o presidente do CONED/PE, João Maurício Rocha. Os resultados finais da conferência serão conhecidos apenas à noite, quando será encerrada.

Matérias Relacionadas
- PCR prestigia posse do Conselho de Igualdade Racial
- 7ª Parada da Diversidade leva uma multidão a Boa Viagem
- Reunião define a II Caminhada do Povo de Terreiro
- 7ª Parada da Diversidade acontece domingo com apoio da PCR
- Audiência pública discute 7ª Parada da Diversidade
- Seminário sobre a paz envolve moradores da Bomba do Hemetério
- Palestra mostra importância de denunciar a violência
- A Arte de viver em Paz em debate nesta quarta
- Mutirão leva beleza e informação a Chão de Estrelas
- Voluntários promovem Mutirão de Beleza em Chão de Estrelas
- Quinta da Diversidade celebra a Semana da Visibilidade Lésbica
- Conselho Tutelar é tema de palestra em comunidade
- Voluntários promovem Mutirão de Beleza em Chão de Estrelas
- Prefeitura apóia eventos da Semana da Visibilidade Lésbica
- Começa a 4ª edição da Olimpíada de Matemática
- Servidores participam de curso de sensibilização
- Fórum promove troca de experiências do Programa Fome Zero
- Nova turma do Curso de Sensibilização começa nesta segunda
- Fórum reúne coordenadores do Fome Zero na região Nordeste
- Comdica divulga regras para eleições de setembro


Enviar    Imprimir