Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

SANEAR

SANEAMENTO INTEGRADO


Entre as deliberações da Política Municipal de Saneamento, adotou-se como modelo de intervenção o Saneamento Integrado, que se desenvolve numa perspectiva de que o saneamento se refere a um conjunto integrado de ações que envolvem água, esgoto, drenagem, pavimentação, coleta e destinação de lixo, instalações hidro-sanitárias, remoção/ relocação de moradias, controle de vetores e educação sanitária e ambiental.

O Saneamento Integrado é um modelo abrangente e multidisciplinar que permite a sustentabilidade e o encadeamento lógico dos serviços, evitando o desperdício de recursos. Sendo suas áreas de intervenção definidas através do processo decisório do Orçamento Participativo, a partir de uma ampla discussão para eleição de prioridades na aplicação dos recursos municipais.

Seus objetivos específicos é contribuir para a diminuição e controle dos índices de mortalidade, de doenças infecto parasitarias, promovendo ações de mobilização da sociedade civil. Promove também a conservação e melhoria dos sistemas implantados e o meio ambiente. Tem como princípio fundamental a participação, democratização das informações e garantia da sustentabilidade dos serviços implementados para formar uma consciência cidadã, ou seja, criando espaços para que exerça a cidadania ampliando a participação popular na administração do bem público e nas ações de educação sanitária e ambiental.

A Prefeitura do Recife em parceria com o Governo do Estado esta realizando o saneamento integrado nos bairros de Mangueira e Mustardinha, com o objetivo de urbanizar e universalizar o saneamento, visando a melhoria da qualidade de vida de suas populações.

População Beneficiada: 30.764 Habitantes

Localidades:
· MANGUEIRA - Sigismundo, Campo do Piolho, Rua Otaviano de Almeida Rosa e Poço da Mangueira.
· MUSTARDINHA - Beirinha e Jacaré

Compartilhamento:
· Secretaria de Saneamento - SESAN;
· Secretaria de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental;
· Diretoria Geral de Coordenação e Controle Urbano e Ambiental – DIRCON;
· Coordenadoria de Defesa Civil do Recife – CODECIR;
· Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação Social;
· Empresa de Urbanização do Recife – URB;
· Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife - EMLURB.


Recursos: Prefeitura do Recife e Governo do Estado, R$ 32,6 milhões (trinta e dois milhões e seiscentos mil reais).



Enviar    Imprimir