Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SÃO ATENDIDAS PELO TRANSPORTE COMPLEMENTAR

A 13ª e última Oficina de Capacitação sobre as Especificidades da Pessoa com Deficiência foi promovida pela Prefeitura do Recife a 34 operadores do Sistema de Transporte Complementar de Passageiros (STCP), na tarde desta sexta-feira (19). O encontro foi realizado na sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã e o Sindicato do Transporte Complementar. A oficina capacitou, desde fevereiro deste ano, 290 motoristas, cobradores e auxiliares, abordando o respeito às diferenças e o direito cidadão das pessoas à acessibilidade.

O curso está sendo ministrado pela intérprete e Gerente em exercício de Incentivo da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, Nadja Medeiros. Com este encontro, a PCR alcança a capacitação de cerca de 65% do total de permissionários do transporte complementar. Uma das principais finalidades da capacitação é agregar ao serviço de transporte de passageiros um tratamento de qualidade a todos os usuários, principalmente aos que possuem algum tipo de deficiência.

Durante a oficina, os contextos históricos e culturais e uma explicação mais clara sobre as especificidades dos tipos de deficiência foram esclarecidos aos operadores. Além da leitura de um texto do gerente de Incentivo da Pessoa com Deficiência, Antônio José, onde ele esclarece objetivamente o pensamento de alguém com deficiência numa frase: “as pessoas ainda não aprenderam ou descobriram que somos pessoas, apenas pessoas”. Neste sentido, o encontro levou aos presentes a idéia de que cada um tem suas especificidades e habilidades que diferenciam uns dos outros.

Com a capacitação, os operadores foram preparados para melhorar o atendimento aos usuários com portadores de necessidades especiais, como também adquiriram conhecimento básico para uma convivência harmônica no dia-a-dia. Para Clerio Batista, que trabalha na linha Dois Unidos/Torre, a capacitação foi interessante e deixou aprendizado. “Passei a entender mais as pessoas com deficiência. Tenho certeza de que minha relação com elas vai melhorar”, disse. O intuito da PCR é garantir a cidadania e o respeito às diferenças, ressaltando o aspecto de inclusão social.

Matérias Relacionadas
- Semana Nacional do Trânsito tem início com teatro na escola
- PCR promove última oficina de sensibilização com permissionários do STCP
- Semana Nacional do Trânsito será voltada para as crianças
- CTTU monitora trânsito para jogo na Ilha do Retiro
- Desfiles Cívicos alteram o trânsito em bairros do Recife
- Parada da Diversidade altera trânsito na zona Sul
- CTTU monitora Campeonato Ciclístico
- Prefeito participa de implantação de consórcio
- CTTU monitora esquema de trânsito para 7 de Setembro
- Brasileirão: trânsito monitorado para jogo nos Aflitos
- Estrada do Arraial é interditada para desfile
- CTTU fiscaliza trânsito para jogo na Ilha
- CTTU alerta para interdição de faixas na Agamenon Magalhães
- Prefeitura inicia instalação de passarela no Pina
- PCR realiza capacitação de transportes para professores da rede
- Professores da rede são capacitados sobre Transporte
- Guardas municipais iniciam curso de Formação de Trânsito
- CTTU fiscaliza trânsito para jogo nos Aflitos
- Corrida Duque de Caxias terá trânsito monitorado
- Trânsito será monitorado para o jogo Santa Cruz x Campinense


Enviar    Imprimir