Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

LESBOFOBIA E HOMOFOBIA SÃO TEMAS DE DEBATE EM FÓRUM

O III Fórum de Direitos Humanos do Recife segue com seus encontros temáticos neste mês de setembro. Nesta quarta-feira (24), das 9h ao meio-dia, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), será discutido o tema Lesbofobia e Homofobia: Preconceitos e Violências. O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, pelo Conselho Municipal de Direitos Humanos e pela Unicap, e irá contar com a participação de professores universitários, representantes de entidades civis, além da Prefeitura do Recife, que terá a presença do gerente de Direitos Humanos, Antônio Muniz.

Uma mesa redonda será formada para discutir o tema, envolvendo alunos, professores e o público em geral no debate. A mesa será coordenada pelo titular da Gerência da Livre Orientação Sexual, Rildo Veras, ligada à Secretaria de Direitos Humanos, e terá como expositores a militante da Liga Brasileira de Lésbicas em Pernambuco, Sinara Sklyn; a militante do grupo AMOTRANS, Elaine Fênix Mendes; além dos professores e pesquisadores em sexualidade e gênero, Luciana Fontes Vieira (Unicap) e Anderson Duarte Freire (Favipe). O evento também vai contar com a presença do secretário adjunto de Direitos Humanos e Segurança Urbana de Porto Alegre, Miguel Antônio Barreto, que vem conhecer a experiência exitosa do evento que acontece há três anos.

Cada expositor terá 20 minutos para abordar o tema. Após as considerações, o debate será aberto ao público participante. Segundo Rildo Veras, o principal objetivo deste encontro é trazer à tona discussões pertinentes ao tema, abordando assuntos como a violência aos homossexuais, as formas de mobilização contra esse tipo de violência e a garantia de todos, independente do gênero e/ou opção sexual, aos direitos humanos.

O III Fórum de Direitos Humanos do Recife conta com palestras mensais abertas à comunidade acadêmica da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IESs), pessoas ligadas a organizações da sociedade e movimentos sociais locais, gestores públicos municipais e estaduais, sem caráter de representatividade, incentivando a livre participação nos debates. O evento aborda temas relacionados principalmente a grupos socialmente vulneráveis, que necessitam expressar as violações e discriminações sofridas. O próximo debate acontece no dia 22 de outubro e tratará do tema: A exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes e os agentes de prevenção.

SERVIÇO:
III Fórum de Direitos Humanos do Recife
tema Lesbofofia e Homofobia: preconceitos e violências
quarta-feira (24), das 9h ao meio-dia
Auditório do Bloco G1 da Universidade Católica de Pernambuco
Rua Almeida Cunha, s/n – Boa Vista

Matérias Relacionadas
- Prefeito recebe alunos do Programa Gente que Faz a Paz
- PCR antecipa as comemorações do Dia Internacional do Idoso
- Prefeitura discute educação e diversidade na AESO
- PCR promove seminário sobre violência contra a criança
- Pessoas com deficiência assistem palestra
- Fórum Temático de Negros e Negras do OP realiza reunião
- PCR participa da Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência
- PCR prestigia posse do Conselho de Igualdade Racial
- 7ª Parada da Diversidade leva uma multidão a Boa Viagem
- Reunião define a II Caminhada do Povo de Terreiro
- 7ª Parada da Diversidade acontece domingo com apoio da PCR
- Audiência pública discute 7ª Parada da Diversidade
- Seminário sobre a paz envolve moradores da Bomba do Hemetério
- Palestra mostra importância de denunciar a violência
- A Arte de viver em Paz em debate nesta quarta
- Mutirão leva beleza e informação a Chão de Estrelas
- Voluntários promovem Mutirão de Beleza em Chão de Estrelas
- Quinta da Diversidade celebra a Semana da Visibilidade Lésbica
- Conselho Tutelar é tema de palestra em comunidade
- Voluntários promovem Mutirão de Beleza em Chão de Estrelas


Enviar    Imprimir