Atalhos de navegação:

    Direitos Humanos e Segurança Cidadã     PCR antecipa as comemorações do Dia Internacional do Idoso Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR ANTECIPA AS COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

ARQUIVOS
Confira a programação

No intuito de promover a participação comunitária, a convivência familiar e integração das pessoas idosas, a Prefeitura do Recife vem implementando, ao longo destes quase oito anos, diversas ações voltadas ao segmento. De acordo com o levantamento do IBGE realizado no ano de 2000, aproximadamente 134 mil pessoas com mais de 60 anos vivem no Recife, o equivalente a quase 10% da população da cidade.

E para antecipar as comemorações do dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, nesta quarta-feira (24), a Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro Especializado Neuro-Psicológico (CNEUP), promoverá o 6º Passeio da Pessoa Idosa. O encontro acontecerá no Parque Temático Veneza Water Park, na praia de Maria Farinha, das 9 às 16h.

Para o encontro, são aguardadas aproximadamente oito mil pessoas, integrantes de 100 grupos de convivência atendidos pela Prefeitura do Recife, e de oito instituições de longa permanência da municipalidade. O passeio também vai contar com a parceria da Secretaria de Habitação, com a participação dos idosos que residem nos conjuntos habitacionais construídos pela PCR, da Torre, Campo do Vila, Imperial e Ibura de Baixo.

Durante todo o ano, a gestão municipal promove um trabalho integrado com as pessoas idosas através de articulações das secretarias de Assistência Social; Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Educação; Saúde e Habitação.

Ações - A Prefeitura do Recife vem construindo e implementando, desde 2001, um política de defesa e garantia dos direitos a Pessoa Idosa. A partir da criação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, foram realizados fóruns e seminários, ocasiões em que foram discutidas ações para a implantação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife – COMDIR, criado em 2006.

População idosa - De acordo com o último senso populacional realizado pelo IBGE (2000), em Pernambuco a população idosa é de 704.886, representando uma Taxa de Envelhecimento de 8,9%. Dentre esse segmento, 537.671 residem na área urbana e 167.215 na área rural.

O Brasil vem apresentando um aumento do número de pessoas idosas, tendo hoje, 14.352.000 pessoas com idade a partir de 60 anos, correspondendo a Taxa de Envelhecimento de 8,4%(IBGE/2000). Segundo projeções, em 2025 o Brasil será o 6º país mais envelhecido do mundo com uma população idosa de 32 milhões de pessoas.

Matérias Relacionadas
- João Paulo empossa novos membros do Comdir
- Código Ético de Conduta é lançado no Recife
- Glos participa de seminário em João Pessoa
- PCR lança Código Ético de Conduta no combate à exploração sexual
- Voluntários participam de passeio no Barco Escola
- Rede de Combate promove reunião
- Procon-Recife orienta população sobre direito do consumidor
- Voluntários pela Infância aborda violência na família
- Gerência da Criança e do Adolescente realiza reunião plena
- Fórum de Direitos Humanos do Recife realiza mais um debate
- Lesbofobia e homofobia são temas de debate em Fórum
- Prefeito recebe alunos do Programa Gente que Faz a Paz
- Prefeitura discute educação e diversidade na AESO
- PCR promove seminário sobre violência contra a criança
- Pessoas com deficiência assistem palestra
- Fórum Temático de Negros e Negras do OP realiza reunião
- PCR participa da Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência
- PCR prestigia posse do Conselho de Igualdade Racial
- 7ª Parada da Diversidade leva uma multidão a Boa Viagem
- Reunião define a II Caminhada do Povo de Terreiro


Enviar    Imprimir