Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITO RECEBE ALUNOS DO PROGRAMA GENTE QUE FAZ A PAZ

O prefeito do Recife, João Paulo, recebeu, na manhã desta terça-feira (23), na Sala de Reunião, no 9º andar do edifício-sede da Prefeitura, 30 alunos do Programa Gente que Faz a Paz. Promovido pela PCR, através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDSC), em parceria com o Governo do Estado, Universidade da Paz (Unipaz) e a Faculdade Maurício de Nassau, a atividade tem o objetivo de transformar a população em agente da paz que minimizem os conflitos nas comunidades. Durante o encontro, onde foram repassadas informações sobre o curso, João Paulo parabenizou a ação e comparou as pessoas envolvidas a militantes da paz. “Um projeto com base, sustentação, método e boa intenção só pode ter resultados positivos. É importante e gratificante conhecer um grupo de pessoas que cerne a paz e é o primeiro passo para uma eficiente política pública.”, elogiou.

Durante os meses de maio deste ano e março de 2009, os 260 participantes, entre eles servidores municipais das secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Planejamento e Guarda Municipal, trabalham em torno de cinco temáticas que envolvem a paz e, em um segundo momento, vão aplicá-las nas comunidades. “Realizar essa capacitação com os agentes públicos só foi possível porque encontramos identidade com a atual gestão. Tanto que ele só acontece no Sul e no Sudeste do país, e ainda assim, com verbas privadas. Recife é a primeira cidade que dá apoio financeiro municipal”, explicou a secretária de Direitos Humanos, Karla Menezes, que está de férias, mas fez questão de prestigiar o encontro que ocorreu no gabinete do prefeito.

Para os participantes os benefícios do Gente que Faz a Paz vão bem além da vida profissional. “Além de enriquecer o currículo no sentido de resolver situações de conflitos com maior precisão, o curso nos permite aplicar o que aprendemos no convívio com o outro”, opina o aluno e servidor do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) Cláudio Ferreira. Dentre os assuntos abordados na capacitação teórica, a comunicação foi a mais citada entre os participantes. “Só em você não revidar a possíveis grosserias de outras pessoas, já é uma metodologia eficiente. Podemos dar como exemplo o trânsito onde vários homicídios aconteceram depois de pequenas discussões”, explica a aluna e servidora do Iasc Maria Bernadete Ferreira.

O prefeito finalizou incentivando a continuidade. “De pronto decidimos apoiar o projeto porque acreditamos em vocês. Vamos ver as nossas possibilidades e as formas que possamos o ampliar”, disse. Ao final da visita, os alunos presentearam o prefeito com um Kit da Paz, composto por CD, DVD, camisa, bolsa, além de dez livros usados durante a metodologia. O encontro contou com a presença do assessor executivo da Secretaria Direitos Humanos, Coronel José Ramos. 

Matérias Relacionadas
- Lesbofobia e homofobia são temas de debate em Fórum
- PCR antecipa as comemorações do Dia Internacional do Idoso
- Prefeitura discute educação e diversidade na AESO
- PCR promove seminário sobre violência contra a criança
- Pessoas com deficiência assistem palestra
- Fórum Temático de Negros e Negras do OP realiza reunião
- PCR participa da Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência
- PCR prestigia posse do Conselho de Igualdade Racial
- 7ª Parada da Diversidade leva uma multidão a Boa Viagem
- Reunião define a II Caminhada do Povo de Terreiro
- 7ª Parada da Diversidade acontece domingo com apoio da PCR
- Audiência pública discute 7ª Parada da Diversidade
- Seminário sobre a paz envolve moradores da Bomba do Hemetério
- Palestra mostra importância de denunciar a violência
- A Arte de viver em Paz em debate nesta quarta
- Mutirão leva beleza e informação a Chão de Estrelas
- Voluntários promovem Mutirão de Beleza em Chão de Estrelas
- Quinta da Diversidade celebra a Semana da Visibilidade Lésbica
- Conselho Tutelar é tema de palestra em comunidade
- Voluntários promovem Mutirão de Beleza em Chão de Estrelas


Enviar    Imprimir