Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

FÓRUM DE DIREITOS HUMANOS DO RECIFE REALIZA MAIS UM DEBATE

Lesbofobia e Homofobia: Preconceitos e Violências foi o tema da quinta palestra do III Fórum de Direitos Humanos do Recife. Promovido pela Prefeitura da cidade, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, pelo Conselho Municipal de Direitos Humanos e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), no auditório G1 da Unicap, e foi aberto pelo secretário em exercício de Direitos Humanos, Coronel José Ramos.

O principal objetivo do encontro foi discutir assuntos como violência aos homossexuais, formas de mobilização contra esse tipo de agressão e a garantia de todos, sem considerar o gênero e/ou opção sexual. “A intenção é aproximar o tema conceitual dos direitos humanos junto à sociedade acadêmica e à civil. Por isso além dos debatedores, participam alunos e demais pessoas interessadas na temática”, disse o diretor de Direitos Humanos, Cirilo Mota. A mesa foi coordenada pelo titular da Gerência da Livre Orientação Sexual, ligada à Secretaria de Direitos Humanos, Rildo Veras e teve como expositores a militante da Liga Brasileira de Lésbicas em Pernambuco, Sinara Sklyn, os professores e pesquisadores em sexualidade e gênero, Luciana Fontes Vieira (Unicap) e Anderson Duarte Freire (Favip), além da coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos Humanos, Zuleide Maria, que foi a facilitadora.

A mesa foi composta também pelo secretário adjunto de Direitos Humanos e Segurança Urbana de Porto Alegre, Miguel Antônio Barreto, que veio conhecer a experiência exitosa do Fórum. “Vim em busca de novidades sobre questões da homofobia e da lesbofobia, que lá em Porto Alegre são muito evidentes e o preconceito é muito forte. Tanto que estamos promovendo um evento no dia 24 de outubro sobre essa temática e quero levar como idéias e propostas ações realizadas aqui lá pro Sul”, conta o secretário gaúcho.

Fórum - O III Fórum de Direitos Humanos do Recife conta com oito palestras mensais à comunidade acadêmica, pessoas ligadas à organização da sociedade e movimentos sociais locais, gestores (as) públicos municipais e estaduais. O primeiro debate aconteceu em maio deste ano. Os próximos serão: A Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e os Agentes de Prevenção (22/10), Igualdade Racial: Questão dos Povos Negros, Indígenas, Ciganos e Demais Povos Discriminados (12/11) e, encerrando este ciclo, Declaração dos Direitos Humanos 60 Anos: Desafios e Avanços (10/12).

Matérias Relacionadas
- Lesbofobia e homofobia são temas de debate em Fórum
- Prefeito recebe alunos do Programa Gente que Faz a Paz
- PCR antecipa as comemorações do Dia Internacional do Idoso
- Prefeitura discute educação e diversidade na AESO
- PCR promove seminário sobre violência contra a criança
- Pessoas com deficiência assistem palestra
- Fórum Temático de Negros e Negras do OP realiza reunião
- PCR participa da Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência
- PCR prestigia posse do Conselho de Igualdade Racial
- 7ª Parada da Diversidade leva uma multidão a Boa Viagem
- Reunião define a II Caminhada do Povo de Terreiro
- 7ª Parada da Diversidade acontece domingo com apoio da PCR
- Audiência pública discute 7ª Parada da Diversidade
- Seminário sobre a paz envolve moradores da Bomba do Hemetério
- Palestra mostra importância de denunciar a violência
- A Arte de viver em Paz em debate nesta quarta
- Mutirão leva beleza e informação a Chão de Estrelas
- Voluntários promovem Mutirão de Beleza em Chão de Estrelas
- Quinta da Diversidade celebra a Semana da Visibilidade Lésbica
- Conselho Tutelar é tema de palestra em comunidade


Enviar    Imprimir