Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

JOGOS MUNICIPAIS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SÃO ABERTOS NO GERALDÃO

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (25), no ginásio municipal Geraldão, na Imbiribeira, a solenidade oficial de abertura dos 3º Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência. A atividade é promovida pela Prefeitura do Recife, por intermédio das Secretarias de Educação, Esporte e Lazer (autarquia Geraldão) e Direitos Humanos e Segurança Cidadã, pela sua Gerência da Pessoa com Deficiência.

Participaram do evento, representando o prefeito João Paulo, o diretor-presidente da autarquia Geraldão, Eduardo Granja; a Secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Penna; o gerente da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Antonio José; a presidente da Federação Pernambucana de Basquete em Cadeira de Rodas, Naise Pedrosa; alem do diretor de Esporte Amador do Geraldão, Cézar Gomes.

A atividade teve início com a volta da Pira Olímpica, que foi levada pelos atletas Rosinete Souza, Alexandre Ferreiro (campeão mundial de hóquei sobre piso em 2001), Renata Silva e Carlos André (campeão mundial da marcha atlética 400m, na Carolina do Norte). Em seguida, o atleta Erick Carlos, do Geraldão, fez o juramento do atleta.

“Todos aqui presentes tiveram sua participação na construção das políticas públicas da pessoa com deficiência na área de esporte e lazer. Em 2006, aconteceu a primeira edição dos jogos com 200 atletas. Este ano, já são mais de 500 participantes, e as modalidades, que eram 4 na primeira edição, aumentaram para 8. Estamos trabalhando na constante busca da melhoria e ampliação dos serviços prestados ao segmento”, afirmou o gerente da Pessoa com Deficiência, Antonio José.

“É notável o crescimento da participação popular no esporte e lazer no Brasil, e aqui em Recife, tenho o prazer de participar deste momento histórico, que marca a consolidação dessa nova política de jogos para deficientes, que a partir de agora, faz parte do calendário anual da Prefeitura do Recife. Vocês são um exemplo de vida para todo País pela superação e esforço, e estão de parabéns pela belíssima festa”, disse a Secretária Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, Rejane Penna.

Pouco antes dos jogos serem oficialmente abertos, o diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja, falou para os presentes: “Este ano houve um aumento, tanto no número de participantes dos jogos, como no número de entidades. Isto só tende a acrescentar na luta pela valorização das pessoas com deficiência e, hoje aqui, reafirmamos nosso compromisso de continuar com os jogos, ampliando o acesso e lutando para garantir um sistema de bolsas que possibilite o atleta a continuar com a prática esportiva”, disse Granja.

O atleta de basquete sobre cadeira de rodas, Walter Felix, da ADM-PE (Associação dos Deficiente Motores), falou sobre a importância da continuidade dos jogos. “É uma luta de longo tempo para que exista essa periodicidade dos jogos, que é essencial para o desenvolvimento do esporte, sem que tenhamos que perder nossos atletas ainda no início de suas carreiras, para que eles cresçam e se desenvolvam em nossas cidades”, finalizou Felix.

As competições, em oito modalidades, terão início nesta sexta-feira (26), seguindo até 22 de outubro, no próprio Geraldão; no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem; e na sede do Sport Clube do Recife, na Ilha do Retiro. As modalidades esportivas serão o tênis de mesa, natação, atletismo, basquete em cadeira de rodas, hóquei sobre piso, futsal para deficientes auditivos, futsal para deficientes mentais e goalball.

Matérias Relacionadas
- PCR e Governo Federal anunciam convênio na área de esporte e lazer
- Jogos da Pessoa com Deficiência realiza abertura no Geraldão
- Futebol Participativo entra na etapa final dos torneios regionais
- Geraldão abriga Encontro Nacional de Estudos do Judô
- Biblioteca Popular de Afogados realiza torneio de xadrez
- Bairro do Ibura será contemplado com Academia da Cidade
- Cabo leva título do I Torneio de Voleibol do Geraldão
- Geraldão promove torneio de voleibol neste sábado
- PCR inicia finais regionais do Futebol Participativo – 2008
- Terminam nesta sexta inscrições para Jogos no Geraldão
- Geraldão amplia vagas gratuitas nas suas escolinhas
- PCR abre inscrições para Jogos da Pessoa com Deficiência
- Começa o torneio de veteranos do Futebol Participativo 2008
- Bola Pra Frente entra em campo neste sábado nos Aflitos
- Geraldão sedia Campeonato Brasileiro de Artes Marciais
- Começam aulas da escolinha de hóquei da PCR
- Competições de Judô e Karatê acontecem no Geraldão
- Círculos Populares participam do 6º Festival Estudantil de Teatro e Dança
- Olimpíada da Cidadania reúne adolescentes
- Jogos Municipais melhoram qualidade de vida dos idosos


Enviar    Imprimir