Atalhos de navegação:

    Direitos Humanos e Segurança Cidadã     Rede de Combate promove reunião Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

REDE DE COMBATE PROMOVE REUNIÃO

Carlos Augusto
Reunião aconteceu no bairro das Graças
Reunião aconteceu no bairro das Graças

A Gerência da Criança e do Adolescente, ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, participou, na tarde desta quinta-feira (25), da reunião plena da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O encontro, que ocorreu no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas Graças, reuniu representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e do combate à violência contra crianças e adolescentes do estado de Pernambuco. Estavam presentes à ocasião instituições como o Coletivo Mulher Vida e o Coletivo Mulher Maravilha, a Ong Bem-Estar Família (Benfam), além de representantes de órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife.

Entre os assuntos discutidos na reunião, o foco central foi a participação de Pernambuco no III Congresso Internacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, que será sediado na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 28 de novembro. O congresso irá reunir 150 jovens de todo o Brasil, com comitivas de todos os estados. De Pernambuco, seis crianças, representantes de entidades civis que integram a Rede de Combate, foram escolhidas para participar de uma consulta pública em Brasília, onde serão preparadas para o evento de novembro.

Segundo Marcela Figueira, gerente da Criança e do Adolescente, o objetivo da Rede de Combate é, periodicamente, promover discussões e efetivar ações que envolvam políticas públicas de combate à violência contra crianças e adolescentes. Ela salienta que os encontros da Rede são abertos ao público em geral, o que possibilita à sociedade acompanhar mais de perto o que é debatido e proposto. “Mesmo os encontros acontecendo em Recife, também recebemos pessoas de outras cidades”, lembrou Marcela.

Além disso, foram lembrados os últimos detalhes sobre o lançamento do Código Ético de Conduta para o Enfrentamento à violência Sexual de Crianças e Adolescentes da Cidade do Recife, que ocorrerá na próxima terça-feira (30), na Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos. O código, que é uma iniciativa federal, por parte do Ministério do Turismo, e adotada por várias cidades brasileiras, é um instrumento de orientação ao combate da exploração sexual de crianças em áreas turísticas das cidades, que visa reforçar as ações para evitar esta prática. Recife é a terceira cidade do Nordeste a adotar o código. Até então, apenas Natal e Fortaleza eram signatárias do documento.

A Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é formada por um grupo misto de articulação política que tem, como principal objetivo, prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado. Neste espaço participam Ogs e Ongs, que trabalham direta ou indiretamente com a temática. As reuniões plenas da Rede são realizadas toda última quinta-feira de cada mês.

Matérias Relacionadas
- Procon-Recife orienta população sobre direito do consumidor
- Voluntários pela Infância aborda violência na família
- Gerência da Criança e do Adolescente realiza reunião plena
- Fórum de Direitos Humanos do Recife realiza mais um debate
- Lesbofobia e homofobia são temas de debate em Fórum
- Prefeito recebe alunos do Programa Gente que Faz a Paz
- PCR antecipa as comemorações do Dia Internacional do Idoso
- Prefeitura discute educação e diversidade na AESO
- PCR promove seminário sobre violência contra a criança
- Pessoas com deficiência assistem palestra
- Fórum Temático de Negros e Negras do OP realiza reunião
- PCR participa da Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência
- PCR prestigia posse do Conselho de Igualdade Racial
- 7ª Parada da Diversidade leva uma multidão a Boa Viagem
- Reunião define a II Caminhada do Povo de Terreiro
- 7ª Parada da Diversidade acontece domingo com apoio da PCR
- Audiência pública discute 7ª Parada da Diversidade
- Seminário sobre a paz envolve moradores da Bomba do Hemetério
- Palestra mostra importância de denunciar a violência
- A Arte de viver em Paz em debate nesta quarta


Enviar    Imprimir