Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

JOÃO PAULO EMPOSSA NOVOS MEMBROS DO COMDIR

O prefeito do Recife, João Paulo, deu posse na tarde nesta terça-feira (30), aos novos membros da II Gestão do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir). Realizado no auditório da Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire), o ato representou o ingresso dos componentes para um período de gestão de dois anos. Cabe ao conselho, acompanhar a implantação e implementação de políticas públicas municipais de inclusão social, promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa. O conselho tem representação paritária entre governo e sociedade civil, formado por 24 conselheiros representantes titulares e outros 24 suplentes.

Segundo o prefeito da capital pernambucana, a atual gestão investiu na criação de diversos conselhos e na realização de 22 conferências nesses oito anos de governo. “Normalmente a população mais velha precisa de maior atenção e cuidados e por vezes não encontram isso na sociedade e na família, sendo assim, o idoso que tem o privilégio de participar de um grupo ou associação, se mantém vivo e conectado com o mundo”, afirmou. De acordo com João Paulo “foi o espírito de luta e organização, com apoio do nosso governo, que o segmento conseguiu realizar ações como essas”.

Para o secretário em exercício de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, coronel José Ramos, a gestão de João Paulo sempre teve a preocupação em contemplar os segmentos da cidade. “É uma atenção não só na parte da acessibilidade, mas também em outros aspectos como na afetividade com a população em geral”. Membro do novo conselho empossado, a representante da Associação Brasileira de Alzheimer, Selma Castro, destacou que o Comdir simboliza uma conquista dos idosos. “Essa é uma luta de muito tempo que encontrou voz na gestão do prefeito. O idoso é uma peça importante no desenvolvimento de um país, estado e município. Tenho a certeza que juntos conseguiremos fortalecer as ações dos idosos”.

Durante a solenidade, foram homenageadas as senhoras Maria Margarida de Lima e Severina Lourenço, com 103 anos de vida cada uma. Para dona Severina, o que a mantém viva e lúcida é o amor da família. “Tive quatro filhos, mais netos e bisnetos já perdi a conta”, afirmou emocionada a senhora centenária. No final do ato, foram distribuídas rosas para as mulheres da platéia.

Conselho - O Comdir será formado por um membro governamental do conselho para cada secretaria de: Administração e Gestão de Pessoas; Secretaria de Assistência Social; Assuntos Jurídicos; Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Cultura; Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Educação, Esportes e Lazer; Gestão Estratégica e Comunicação; Planejamento Participativo; Saúde; Turismo e ainda um conselheiro da Secretaria da Mulher.

Entre os membros não governamentais, seis são oriundos de organizações representativas da sociedade civil ligadas à área do envelhecimento, preferencialmente distribuídas pelas RPAs. Dois membros não governamentais escolhidos entre os representantes dos respectivos conselhos profissionais especializados na área do envelhecimento. Dois representantes de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e ainda dois oriundos de entidades de ensino superior que possuam trabalhos na área do envelhecimento.

Matérias Relacionadas
- Código Ético de Conduta é lançado no Recife
- Glos participa de seminário em João Pessoa
- PCR lança Código Ético de Conduta no combate à exploração sexual
- Voluntários participam de passeio no Barco Escola
- Rede de Combate promove reunião
- Procon-Recife orienta população sobre direito do consumidor
- Voluntários pela Infância aborda violência na família
- Gerência da Criança e do Adolescente realiza reunião plena
- Fórum de Direitos Humanos do Recife realiza mais um debate
- Lesbofobia e homofobia são temas de debate em Fórum
- Prefeito recebe alunos do Programa Gente que Faz a Paz
- PCR antecipa as comemorações do Dia Internacional do Idoso
- Prefeitura discute educação e diversidade na AESO
- PCR promove seminário sobre violência contra a criança
- Pessoas com deficiência assistem palestra
- Fórum Temático de Negros e Negras do OP realiza reunião
- PCR participa da Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência
- PCR prestigia posse do Conselho de Igualdade Racial
- 7ª Parada da Diversidade leva uma multidão a Boa Viagem
- Reunião define a II Caminhada do Povo de Terreiro


Enviar    Imprimir