Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

WORKSHOP HELLO!EARTH CONQUISTA ESPAÇO FIXO

Os artistas dinamarqueses Vera Maeder e Jacob Langaa-Sennek, que estão ministrando as aulas do workshop Hello!Earth, junto com a videomaker Ana Paula Albé e o performer João Victor Cavalcanti, desde o último dia 24 de setembro, agora contam com um espaço fixo para abrigar as demais turmas inscritas. O local pertence ao grupo de teatro Quadro de Cena, de Samuel Santos, e fica lozalizado em frente ao Shopping Paço Alfândega, na rua Madre de Deus, no Bairro do Recife. O workshop é uma ação antecipada do 13o Festival Internacional de Dança do Recife, e totalmente gratuita.

Como rotina diária, tem-se poucos minutos de trocas de experiências, pois o verdadeiro palco são as ruas do Recife. Como local para o trabalho, Vera e Jacob escolheram, após longas caminhadas pelas ruas da Cidade, os dois lados da ponte Maurício de Nassau e algumas ruas do bairro de São José. Será por ali que os alunos vão andar, após serem instruídos sobre determinados aspectos sensoriais a serem observados, em uma vivência única e individual. Somos apenas instrutores, a vivência é individual e única de cada um. Damos dicas e eles seguem individualmente, explica Vera.

A proposta do Hello!Earth é redescobrir as cidades, principalmente aqueles lugares em que se passa todos os dias, mas não se pára para pensar no quanto eles interferem na dinâmica particular. São vivências individuais e puras, onde o processo artístico será o indivíduo, sozinho, que irá construir. Cada participante da oficina escolhe o próprio itinerário e qual manifestação artística irá utilizar; esta pode ser uma música, poema ou performance dramática, estando todos livres para escolherem o estilo. Não é um teatro; a maioria das pessoas ao redor nem vai perceber o que está acontecendo, seu público é você mesmo, comenta Jacob.

Trabalhando juntos há quatro anos, Vera e Jacob tiveram a idéia quase que conjuntamente de produzir um trabalho de inserção no ambiente. Durante os espetáculos, sentimos falta da interação do público com o lugar ao redor. Gostaríamos de oferecer a este público uma forma diferenciada de ver o mesmo lugar de seu cotidiano, o qual passa todos os dias, explica Vera.

O workshop Hello!Earth, que já passou por diversos países como Suécia, Dinamarca e Austrália, chega ao Recife como segunda cidade brasileira a receber o projeto - a primeira foi São Paulo. Quando questionados sobre as diferenças e semelhanças entre os locais que já realizaram a oficina, são uníssonos: Cada local é único, a vivência nunca é a mesma nem as técnicas, apenas o objetivo permanece igual, responde Jacob. Vale ressaltar que esta é apenas uma amostra do nosso verdadeiro trabalho, que é mais longo e concentrado, durando de cinco a seis semanas, comenta.

O trabalho no Recife deve continuar pelas próximas duas semanas e resultará em uma performance - Walking Poems Recife - a ser apresentada nos dias 07, 08 e 09 de outubro, data em que começa o Festival Internacional de Dança do Recife.


Matérias Relacionadas
- Pátio apresenta encerramento do II Festival de Ciranda do Recife
- Concurso de Agremiações Carnavalescas 2009 inscreve até sexta
- Prêmios Literários Cidade do Recife 2008 prorroga inscrições
- Oficina de Dramaturgias começa no Santa Isabel
- PCR realiza concurso de fomento à produção de artes cênicas
- Encontro Internacional de Teatro começa hoje no Recife
- 6ºConcurso Luís Jardim contempla vencedores
- Refinaria do Sítio Trindade apresenta espetáculo ecológico
- Cinema do Parque apresenta aventura e terror em sua programação
- Encontro reúne agremiações e grupos de frevo
- Projeto Ocupações apresenta pesquisa dos Realistas Urbanos
- Escola de Frevo realiza I Encontro de Passista
- Confira o que o Pátio de São Pedro oferece neste final de semana
- PCR abre inscrições para concurso de agremiações carnavalescas
- Prorrogadas inscrições para workshop Hello!Earth
- Teatro do Parque recebe exposição fotográfica
- Raimundo Carrero é homenageado no encontro de poetas
- Projeto vai mapear casas religiosas de matrizes africanas
- 6º Concurso de Contos Luís Jardim premia vencedores
- Murillo La Greca apresenta ao público Realistas Urbanos


Enviar    Imprimir