Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

50 ANOS DE SUCESSOS E VITÓRIAS MARCAM A HISTÓRIA DA BSCR

Fundada em 07 de outubro de 1958 pelo prefeito Pelópidas Silveira, a Banda Sinfônica da Cidade do Recife (BSCR) teve como primeiro regente o Maestro Geraldo Menucci e um efetivo de 34 músicos. Hoje, a Banda conta com um corpo de 78 pessoas entre músicos, quadro técnico-administrativo e de produção.

Inicialmente criada para suprir o acompanhamento das manifestações cívicas e culturais, a Banda realizou seu primeiro Concerto no 1º de fevereiro de 1959. Durante seus primeiros 44 anos de existência, teve como regentes os maestros Geraldo Menucci, Lourival Oliveira, Antônio Albuquerque, Luiz Caetano, José Genuíno, Júlio Rocha, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Ricardo Normando e Maestro Duda. Desde julho de 2002, seu regente titular e diretor artístico é o maestro Nenéu Liberalquino que, com o apoio da Prefeitura, reestruturou a instrumentação e redefiniu o perfil artístico e musical da Banda.

Atualmente, a BSCR executa um repertório bastante eclético que inclui obras sinfônicas compostas especificamente para Banda Sinfônica, transcrições do repertório de orquestra, música popular brasileira do mais alto nível, Jazz, Trilhas Sonoras, etc. Ademais, é o grupo sinfônico que mais divulga a música pernambucana. Desde 1978, está sediada no Teatro do Parque, onde realiza seus ensaios e Concertos Oficiais e Didáticos. Sempre presente nos grandes eventos musicais, a BSCR já conquistou alguns prêmios, dentre eles destacamos:

- O vice-campeonato no Concurso de Bandas de Música, comemorativo ao 139º Aniversário do Diário de Pernambuco em 1964;
- O título de campeã do 1º Torneio Pernambucano de Bandas de Música, promovido pela Secretária de Educação de Pernambuco em 1977;
- O 2º lugar no II Campeonato Nacional de Bandas de Música, promovido pela FUNARTE, conquistado de forma consagradora em 1978.

O Maestro - Natural de Canhotinho (PE), Nenéu despertou para a música aos sete anos através do canto, ganhando inclusive o I Concurso de Cantadores Infantis do Nordeste, patrocinado pela Rede Globo. Aos 16 anos, interessou-se em tocar violão, influenciado pelo violonista Manoel Barbosa, amigo dos seus pais, e pela Escola Brasileira de Violão representada por Paulinho Nogueira, Baden Powell e Sebastião Tapajós entre outros, tendo que desenvolver, a partir daí, uma técnica que lhe permitisse tocar esse instrumento, tornando-se, dessa forma, um violonista autodidata, criador da sua própria técnica violonística e mantendo-se fiel ao estilo brasileiro.

Sua formação acadêmica em Música foi realizada na Berklee College of Music, em Boston – USA, onde se graduou em Composição em 1989, concluindo seus estudos de regência com o maestro David Callahan, mestre em música pela University of Massachussets, e de composição com Thomas McGah, mestre em música pela Boston University e compositor comissionado pela Harvard Musical Association, Massachussets Council for the Arts e M.I.T Concert Band.

No Brasil participou de outros cursos de capacitação nas áreas de Regência, Análise Harmônica e Composição, além de ser Licenciado em Letras pela UFPE. Foi regente da Camerata de Violões do Centro Experimental de Música do Sesc - São Paulo e regente de Coro. Desde julho de 2002, é o regente titular e diretor artístico da Banda Sinfônica da Cidade do Recife, e tem ministrado vários cursos nas áreas de Arranjo, Harmonia Tradicional e Jazzística.

Serviço:
Concerto de Lançamento do disco Banda Sinfônica da Cidade do Recife – 50 Anos
Data - terça-feira (07);
Hora - 20h;
Local - Teatro do Parque;
Ingressos - Entrada Franca;
Informações pelo telefone 81.3232-1554.

Matérias Relacionadas
- Banda Sinfônica comemora 50 anos com teatro lotado
- Porto das letras lança coletânea de cordel
- OSR promove estréia mundial de concerto italiano
- Público participa do espetáculo “Walking Poems Recife”
- Arte e educação são temas de livro lançado no CFAV
- Orquestra Sinfônica faz primeira audição mundial
- Terça Negra abre festivais de Igexá e Batalha de MCs
- Barreto Júnior apresenta A menina do canto livre
- Escola de Frevo abre inscrições para oficina de biscuit
- Banda Sinfônica do Recife comemora 50 anos com estréia em disco
- Festival de Ciranda do Recife é encerrado com festa no Pátio
- Programação do XIII Festival Internacional de Dança do Recife é divulgada
- Concurso de Agremiações Carnavalescas 2009 inscreve até sexta
- PCR anuncia 13º Festival Internacional de Dança em coletiva
- Workshop Hello!Earth conquista espaço fixo
- Pátio apresenta encerramento do II Festival de Ciranda do Recife
- Concurso de Agremiações Carnavalescas 2009 inscreve até sexta
- Prêmios Literários Cidade do Recife 2008 prorroga inscrições
- Oficina de Dramaturgias começa no Santa Isabel
- PCR realiza concurso de fomento à produção de artes cênicas


Enviar    Imprimir