Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

7º ENCONTRO REGIONAL DA RSD É ABERTO NA FUNDAJ

Dentro da programação do 13º Festival Internacional de Dança do Recife, o 7º Encontro Regional da Rede Sul-americana de Dança (RSD) foi aberto, na noite desta quinta-feira (09), no auditório da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby. Pela primeira vez na cidade, o evento promoverá o intercâmbio entre a comunidade de dança do Recife e outros estados do Brasil, bem como de representantes de redes de 14 países da América Latina. Coreógrafos, bailarinos, gestores, programadores e outros profissionais dessa cadeia produtiva se reunirão até o dia 13 de outubro em espaços de capacitação, reflexão, intercâmbio de experiências, articulação de iniciativas e planificação coletiva.

A RSD é uma iniciativa de integração entre artistas e profissionais de diversas áreas ligadas à cultura contemporânea que trabalham em colaboração para criar contextos favoráveis ao desenvolvimento de projetos e ações relacionadas à dança. Entre os participantes estão membros da América do Sul, América Central, México e Caribe. O objetivo da rede é possibilitar encontros, trocas de espaços coletivos de trabalho, experiências no campo da produção, elaboração de projetos e outros conteúdos relacionados ao setor. Conta com o apoio da HIVOS (Holanda), do Centro Cultural da Espanha em São Paulo e do IDANCA.net. A Prefeitura do Recife garantiu a estrutura para que o evento pudesse ser realizado na cidade.

Segundo a coordenadora do evento, Natasha Melo, esses encontros ajudam a descobrir as particularidades de cada país. “É muito importante fazer encontros em várias cidades da América Latina para conhecer as necessidades dos países”. Ela destacou a grande oportunidade que o festival trouxe para essa realização. “O Festival Internacional de Dança do Recife facilitou não só do ponto de vista logístico, mas na passagem de conteúdo, pois vamos ter a oportunidade de assistir a produção de dança local”, afirmou. Já para Mirela Carbono, do Grupo Andanzas de Lima (Peru), o encontro é “um instrumento para associar os países”. Segundo ela, “tanto os diálogos quanto os laboratórios são vitais e positivos política, educativa e artisticamente”.

O grupo recifense Recordança, um dos representantes brasileiros no encontro, apresentará seu acervo neste sábado (11), a partir das 15h30. Liana Gesteira, uma das integrantes que estará na mesa de trabalho, elogiou a realização do encontro. “É importante para fomentar o intercâmbio cultural de artistas da América do Sul e promover a integração desses países que, apesar de geograficamente próximos, ainda estão distantes no convívio e na troca de experiências”, comentou. Para conferir a programação completa e outras informações sobre a RDS, acesse o site www.movimiento.org.

Matérias Relacionadas
- Museu da Cidade comemora o Dia das Crianças
- Oficina de Artes Reprodutíveis inscreve até hoje
- Teatros municipais recebem peças e espetáculos do Festival de Dança
- Escola de Frevo abre inscrições para oficina de biscuit
- Festival Música Recife tem início nesta sexta
- Murillo la Greca inaugura nova exposição
- Centro de Formação em Artes Visuais lança livro
- Cantora traz romantismo para o Tecendo Arte desta sexta
- 13º Festival Internacional de Dança do Recife começa nesta quinta
- Banda Sinfônica comemora 50 anos com teatro lotado
- Porto das letras lança coletânea de cordel
- OSR promove estréia mundial de concerto italiano
- Público participa do espetáculo “Walking Poems Recife”
- Arte e educação são temas de livro lançado no CFAV
- Orquestra Sinfônica faz primeira audição mundial
- Terça Negra abre festivais de Igexá e Batalha de MCs
- Barreto Júnior apresenta A menina do canto livre
- Escola de Frevo abre inscrições para oficina de biscuit
- 50 anos de sucessos e vitórias marcam a história da BSCR
- Banda Sinfônica do Recife comemora 50 anos com estréia em disco


Enviar    Imprimir