Atalhos de navegação:

    Cultura     Aberto oficialmente o XIII Festival Internacional de Dança do Recife Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ABERTO OFICIALMENTE O XIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO RECIFE

Paulo Lopes
Festival homenageia a bailarina Betsy Gatis
Festival homenageia a bailarina Betsy Gatis
Paulo Lopes
João Roberto Peixe liderou cerimônia
João Roberto Peixe liderou cerimônia
Paulo Lopes
Abertura oficial foi no Teatro de Santa Isabel
Abertura oficial foi no Teatro de Santa Isabel

ARQUIVOS
Programação Completa do XIII FIDR

O XIII Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR) teve sua abertura oficial, na noite desta quinta-feira (09), no Teatro de Santa Isabel, com a apresentação da companhia carioca Staccato Dança Contemporânea, apresentando o espetáculo Quinteto, dirigido pelo coreógrafo Paulo Caldas. A décima terceira edição do evento, que movimenta a cidade até o próximo dia 19, passou a ostentar o título de internacional desde 2007. Tem realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura, com apresentação e patrocínio da Petrobras, Itaú Cultural e Ministério da Cultura, por intermédio da Lei Rouanet.

Representando o prefeito João Paulo, o secretário de Cultura, João Roberto Peixe, liderou a cerimônia de abertura do Festival - que homenageia a bailarina Betsy Gatis, pioneira no ensino da dança em Pernambuco - recebendo no palco do teatro, além da própria Betsy, o coordenador geral do FIDR, Arnaldo Siqueira; o representante da Petrobras, Sérgio França; do Ministério da Cultura, Taciana Portela; e o curador do XIII FIDR, Marcelo Evelyn. Betsy é um dos símbolos mais importantes da dança no Recife e a homenagem da Prefeitura é mais do que justa, declarou Peixe.

O secretário comemorou o momento pelo qual passa a cultura na cidade, recebendo quatro cursos superiores na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e consolidando o apoio da PCR à cadeia produtiva recifense, através do Plano Municipal de Cultura, cujo texto foi concluído e aprovado, na tarde desta quinta, pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, que apresentará o texto finalizado ao prefeito João Paulo nos próximos dias para que este o encaminhe ao Legislativo. Com a aprovação do Plano, as políticas culturais saem da esfera de política de governo para a esfera de política de estado e assim, ações como o Festival Internacional de Dança do Recife terão sua continuidade garantida por lei, explicou.

Prestes a completar 89 anos, Betsy Gatis recebeu os aplausos do público que, de pé, reverenciou o trabalho de toda uma vida dedicada à dança. Gostaria que todo aquele que abraçasse a arte que eu abracei, não desistisse pela metade; fosse até o fim, depõe a bailarina no vídeo institucional exibido minutos antes da apresentação de Quinteto. No vídeo, Gatis mostra, em sua casa, uma arabesque finalizada com o gesto de mão que parte da boca e vai para frente do corpo. Esse é o beijo da bailarina, conclui sorrindo a homenageada.

A companhia Staccato subiu ao palco, pontualmente, às 21h, como previsto, num silêncio total, sem música, apenas com gestos, mostrando fundamentalmente, o corpo e suas velocidades, lentidões, detenções e deformações. É o corpo em movimento, sua dramaturgia, que produz os vetores do espaço, as tensões no tempo e a arquitetura da cena explica o coreógrafo Paulo Caldas. Construído como um roteiro tecido, sobretudo por solos e duos, este Quinteto integra em si partituras coreográficas quase separáveis como peças autônomas e nascidas de uma mesma base de pesquisa corporal. O XIII FIDR, além dos espetáculos nacionais e internacionais, integra outras ações como O 7º Encontro Regional da Rede Sul-americana de Dança, que acontece de 9 a 13 de outubro, na Fundação Joaquim Nabuco (Derby). Confira em anexo a programação completa do XIII Festival.

Serviço:

XIII Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR)

Entrada R$ 5,00 nos teatros Apolo, Hermilo Borba Filho e Santa Izabel

Entrada R$ 1,00 no teatro do Parque

Entrada gratuita na Fundaj, Compassos Cia de Danças e no Parque 13 de Maio 

 

Matérias Relacionadas
- Mevinha Queiroga anima servidores na PCR
- 7º Encontro Regional da RSD é aberto na Fundaj
- Museu da Cidade comemora o Dia das Crianças
- Oficina de Artes Reprodutíveis inscreve até hoje
- Teatros municipais recebem peças e espetáculos do Festival de Dança
- Escola de Frevo abre inscrições para oficina de biscuit
- Festival Música Recife tem início nesta sexta
- Murillo la Greca inaugura nova exposição
- Centro de Formação em Artes Visuais lança livro
- Cantora traz romantismo para o Tecendo Arte desta sexta
- 13º Festival Internacional de Dança do Recife começa nesta quinta
- Banda Sinfônica comemora 50 anos com teatro lotado
- Porto das letras lança coletânea de cordel
- OSR promove estréia mundial de concerto italiano
- Público participa do espetáculo “Walking Poems Recife”
- Arte e educação são temas de livro lançado no CFAV
- Orquestra Sinfônica faz primeira audição mundial
- Terça Negra abre festivais de Igexá e Batalha de MCs
- Barreto Júnior apresenta A menina do canto livre
- Escola de Frevo abre inscrições para oficina de biscuit


Enviar    Imprimir