Cultura     Aberto oficialmente o XIII Festival Internacional de Dança do Recife Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

ABERTO OFICIALMENTE O XIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO RECIFE

Festival homenageia a bailarina Betsy Gatis
João Roberto Peixe liderou cerimônia
Abertura oficial foi no Teatro de Santa Isabel

ARQUIVOS
Programação Completa do XIII FIDR

O XIII Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR) teve sua abertura oficial, na noite desta quinta-feira (09), no Teatro de Santa Isabel, com a apresentação da companhia carioca Staccato Dança Contemporânea, apresentando o espetáculo Quinteto, dirigido pelo coreógrafo Paulo Caldas. A décima terceira edição do evento, que movimenta a cidade até o próximo dia 19, passou a ostentar o título de internacional desde 2007. Tem realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura, com apresentação e patrocínio da Petrobras, Itaú Cultural e Ministério da Cultura, por intermédio da Lei Rouanet.

Representando o prefeito João Paulo, o secretário de Cultura, João Roberto Peixe, liderou a cerimônia de abertura do Festival - que homenageia a bailarina Betsy Gatis, pioneira no ensino da dança em Pernambuco - recebendo no palco do teatro, além da própria Betsy, o coordenador geral do FIDR, Arnaldo Siqueira; o representante da Petrobras, Sérgio França; do Ministério da Cultura, Taciana Portela; e o curador do XIII FIDR, Marcelo Evelyn. Betsy é um dos símbolos mais importantes da dança no Recife e a homenagem da Prefeitura é mais do que justa, declarou Peixe.

O secretário comemorou o momento pelo qual passa a cultura na cidade, recebendo quatro cursos superiores na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e consolidando o apoio da PCR à cadeia produtiva recifense, através do Plano Municipal de Cultura, cujo texto foi concluído e aprovado, na tarde desta quinta, pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, que apresentará o texto finalizado ao prefeito João Paulo nos próximos dias para que este o encaminhe ao Legislativo. Com a aprovação do Plano, as políticas culturais saem da esfera de política de governo para a esfera de política de estado e assim, ações como o Festival Internacional de Dança do Recife terão sua continuidade garantida por lei, explicou.

Prestes a completar 89 anos, Betsy Gatis recebeu os aplausos do público que, de pé, reverenciou o trabalho de toda uma vida dedicada à dança. Gostaria que todo aquele que abraçasse a arte que eu abracei, não desistisse pela metade; fosse até o fim, depõe a bailarina no vídeo institucional exibido minutos antes da apresentação de Quinteto. No vídeo, Gatis mostra, em sua casa, uma arabesque finalizada com o gesto de mão que parte da boca e vai para frente do corpo. Esse é o beijo da bailarina, conclui sorrindo a homenageada.

A companhia Staccato subiu ao palco, pontualmente, às 21h, como previsto, num silêncio total, sem música, apenas com gestos, mostrando fundamentalmente, o corpo e suas velocidades, lentidões, detenções e deformações. É o corpo em movimento, sua dramaturgia, que produz os vetores do espaço, as tensões no tempo e a arquitetura da cena explica o coreógrafo Paulo Caldas. Construído como um roteiro tecido, sobretudo por solos e duos, este Quinteto integra em si partituras coreográficas quase separáveis como peças autônomas e nascidas de uma mesma base de pesquisa corporal. O XIII FIDR, além dos espetáculos nacionais e internacionais, integra outras ações como O 7º Encontro Regional da Rede Sul-americana de Dança, que acontece de 9 a 13 de outubro, na Fundação Joaquim Nabuco (Derby). Confira em anexo a programação completa do XIII Festival.

Serviço:

XIII Festival Internacional de Dança do Recife (FIDR)

Entrada R$ 5,00 nos teatros Apolo, Hermilo Borba Filho e Santa Izabel

Entrada R$ 1,00 no teatro do Parque

Entrada gratuita na Fundaj, Compassos Cia de Danças e no Parque 13 de Maio

- Mevinha Queiroga anima servidores na PCR
- 7º Encontro Regional da RSD é aberto na Fundaj
- Museu da Cidade comemora o Dia das Crianças
- Oficina de Artes Reprodutíveis inscreve até hoje
- Teatros municipais recebem peças e espetáculos do Festival de Dança
- Escola de Frevo abre inscrições para oficina de biscuit
- Festival Música Recife tem início nesta sexta