Cultura     Festival Música Recife agita fim de semana no Arsenal Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

FESTIVAL MÚSICA RECIFE AGITA FIM DE SEMANA NO ARSENAL

Inaldo Lins
Bandas se apresentaram na praça do Arsenal
Inaldo Lins
Festival acontece até o próximo dia 26

A segunda noite do Festival Música Recife atraiu um público interessado em conferir de perto as novas atrações que este evento tem se proposto a revelar. Na noite deste sábado (11), o palco fixado na praça do Arsenal, no Recife Antigo, apresentou quatro bandas bem ecléticas. A promoção do festival é da Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Música da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), e ocorrerá por mais dois finais de semana, durante três dias, até o dia 26 deste mês.

O tempo nublado não esfriou o ânimo do público, ávido por conferir o que havia de novo, ou conhecido, no cenário desta primeira edição do Festival Música Recife. Por volta das 21h20, a Comunidade Azougue abriu alas com uma combinação sonora de elementos musicais nordestinos, com ritmos tipo dub, black music e jazz. A formação desta atração tem músicos experientes como Fred Caiçara, Chico Tche, Sanzyo Dub, Leo Oroska e Vitor Magal. “O ideal é podermos continuar a mostrar o nosso trabalho com muito empenho”, disse Fred Caiçara.

Depois foi a vez da Nuda apresentar a sua pluralidade musical regada ao desapego aos formatos rítmicos pré-definidos. Desde 2006 na área, o grupo possui um trabalho meticuloso, em que a maior influência vem da musicalidade brasileira e universal, num conjunto que abrange desde a música popular até o rock contemporâneo. “Já nos apresentamos em diversas cidades, em várias regiões do país, e queremos consolidar um trabalho calcado nos estilos e musicalidades autênticas”, observou Henrique, um dos componentes da Nuda. Este ano, a banda lançou o EP: “Menos cor, mais quem”, em formato SMD.

A terceira atração do sábado foi a pauleira da Suburbanos. Natural do bairro de Casa Amarela, eles trouxeram na bagagem temas de origem social e política, com uma pegada hardcore. Apesar de o estilo não agradar a grande parte do público, houve quem aproveitasse ao máximo o contagiante ritmo da banda. “Estávamos precisando deste tipo de festival na cidade, até mesmo pelas fortes ligações artísticas que Pernambuco produz”, opinou o estudante universitário Thiago Santa Rosa, 19 anos.

Coube ao rock pop eletrizante da cítrica e satírica The Playboys encerrar a noite com muita irreverência e participação do público. Com um currículo nada ortodoxo, pois já se apresentou inclusive em hospitais psiquiátricos, esta banda ousou em articular o palco 3 do Abril pro Rock (APR), quando tocaram com instrumentos de brinquedos. O show em si trouxe de volta até a chuva que havia passado, além de muita experimentação e ironia, com letras pra lá de debochadas e escrachantes.

Domingo - No domingo (12), o público pode conferir os grupos Antiquarta, Relles, Asteróide B-612 e The Keith, a partir das 17h, dentro do Festival Música Recife. A banda Antiquarta apresentou composições repletas de sentimentos, fortalecidas por melodias e músicas maduras. A segunda atração da noite, a Relles surgiu em meados de 2004, com uma forte pegada rock`n`roll numa releitura bem atual com referências de hardcore e punk. Na seqüência, se apresentaram o grupo Asteróide B-612, liderado pelo guitarrista Zeca Viana. Encerrando o domingo, o grupo The Keith mostrou um rock`n`roll calcado nos riffs frenéticos dos anos 90 com guitarras distorcidas e letras em inglês.

- Terça Negra realiza segunda eliminatória da Batalha de MCs
- Barreto Júnior exibe peça sobre mal de Alzheimer