Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITO E MINISTRO PARTICIPAM DE LANÇAMENTO NACIONAL

No intuito de promover a produção literária no município, o prefeito João Paulo, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, realizam uma visita, a partir das 15h30, desta terça-feira (14), à Livroteca Comunitária Os Guardiões, localizada em uma palafita na comunidade do Bode (Pina). Essa será a primeira visita oficial do ministro a Pernambuco após assumir o Ministério da Cultura (Minc). Na ocasião, será anunciado um convênio entre a Prefeitura do Recife, Governo do Estado e o Mais Cultura do Governo Federal para melhorar a infra-estrutura do local. O secretário de Cultura, João Roberto Peixe, também participa do evento.

Após a visita, às 16h30, os gestores seguem para a sede da Representação Regional Nordeste do MinC (RR/NE MinC), rua do Bom Jesus, 237, Recife Antigo, onde acontece a assinatura do convênio. Haverá ainda uma programação cultural para o lançamento do edital do 1° Concurso Pontos de Leitura. A programação será aberta com apresentação do documentário Miró: preto, pobre, poeta e periférico, de Wilson Freire. O curta-metragem conta a trajetória de vida e artística do poeta recifense João Cordeiro da Silva, conhecido como Miró. O vídeo recebeu o prêmio de Melhor Curta-Metragem na Mostra Pernambuco do Festival Cine PE 2008.

A seguir, será exibida uma reportagem jornalística sobre a livroteca comunitária Os Guardiões, localizada em uma palafita na Comunidade do Bode (Pina). O Centro Cultural Luiz Freire (CCLF), Ponto de Cultura que desenvolve o projeto Quartas Literárias em Olinda, apresentará uma intervenção dos “poetas marginais Silvana Menezes, Valmir Jordão e do próprio Miró. Às 17h15, tem início a apresentação das ações de Livro e Leitura, empreendidas pelo Programa Mais Cultura e o lançamento nacional do concurso Pontos de Leitura, realizada pelo Coordenador Geral de Livro e Leitura do MinC, Jéferson Assumção. O ministro Juca Ferreira encerra a programação falando aos presentes. A seguir, será servido um coquetel.

Durante toda a tarde estarão montados no térreo da RR/NE MinC dois estandes. A Editora Coqueiro, que há 17 anos publica obras de cordelistas e autores da cultura popular nordestina, expõe publicações e presenteia o público com declamações dos cordelistas Alan Salles e Cobra Cordelista. Já a Fundação Gilberto Freyre apresenta fotos e a nova edição fac-símile, publicada através de recursos captados via Lei Rouanet, do livro Guia Histórico e Sentimental do Recife, lançado por Gilberto Freyre em 1937.

Matérias Relacionadas
- 13o FIDR traz grandes espetáculos nesta terça
- Bibliotecas municipais exibem drama e animação
- PCR realiza concurso de fomento à produção de artes cênicas
- Terça Negra realiza segunda eliminatória da Batalha de MCs
- Barreto Júnior exibe peça sobre mal de Alzheimer
- Festival Música Recife agita fim de semana no Arsenal
- Crianças se divertem no Museu da Cidade
- Sábados de bons espetáculos no 13º Festival de Dança do Recife
- Domingo é das crianças no 13º Festival de Dança 2008
- Diversidade marca a segunda noite do 13º Festival de Dança
- História de Pingos e Chuva na Refinaria do Sítio
- Feirinhas da PCR animam bairros do Recife
- Festival leva rock à praça do Arsenal no domingo
- Mevinha Queiroga anima servidores na PCR
- Aberto oficialmente o XIII Festival Internacional de Dança do Recife
- 7º Encontro Regional da RSD é aberto na Fundaj
- Museu da Cidade comemora o Dia das Crianças
- Oficina de Artes Reprodutíveis inscreve até hoje
- Teatros municipais recebem peças e espetáculos do Festival de Dança
- Escola de Frevo abre inscrições para oficina de biscuit


Enviar    Imprimir