Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO RECEBE COMITIVA DO TIMOR-LESTE

Com o objetivo de trocar experiências e aprender com o Sistema de Previdência Social do Brasil, uma comitiva do governo da República Democrática de Timor-Leste chegou ao Recife, neste sábado (11), como parte de um acordo de cooperação com o governo brasileiro, assinado pelo presidente Lula. A comitiva está acompanhada por duas assessoras do Ministério da Previdência Social e pelo diretor-presidente do Regime Próprio de Previdência Social do Município do Recife (Reciprev), Severino Pessoa. Na noite desta terça-feira (14), os representantes do Timor-Leste foram recebidos pelo prefeito João Paulo, em seu gabinete.

João Paulo agradeceu a visita e demonstrou o intuito de aproximar a relação entre o Brasil e o Timor-Leste. “Espero que, cada vez mais, estreitemos o relacionamento e essa troca cultural entre nossos países”, falou. Para Severino Pessoa, a visita foi bastante proveitosa. “É uma honra e uma alegria poder cooperar com um país amigo e irmão”. De acordo com o diretor do Reciprev o Sistema de Previdência Social no Recife é considerado o segundo melhor do país, um modelo para diversos países. De acordo com o secretário Vitor da Costa, a viagem ao Recife agregou experiências positivas que serão levadas ao Timor-Leste. “Foi muito bom porque nós estamos pensando em construir um novo sistema de previdência social. Viemos buscar experiências do Brasil para tornar nosso sistema sustentável”, explicou.

Os representantes do governo timorense já passaram pelos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, onde conheceram o funcionamento local do sistema previdenciário. Integram a comitiva o secretário de Estado da Segurança Social do Timor, Victor da Costa; pela diretora nacional da Segurança Social, Aída Maria Soares Mota; pelo chefe do departamento dos Assuntos Veteranos, Francisco Reis Magno; pelo técnico superior e membro da Comissão Técnica para a Política de Pensões, Abel dos Santos Fátima; pelo técnico profissional responsável por Assuntos de Recursos Humanos e Comunicação Social, Sebastião José Luis dos Santos; diretor nacional de Administração e Finanças, Rogério Nelson Alves e pelo chefe de gabinete da cooperação, Bonifácio Magno Ferreira.

Nesta quarta-feira (15), a partir das 8h30, a comitiva segue para uma visita técnica à Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Reciprev), onde serão recepcionados por Elísio Soares e Fernando Nunes, respectivamente secretários de Finanças e de Administração do Recife. Na ocasião, os representantes do governo do Timor-Leste serão informados sobre a experiência de sucesso do Reciprev, que recentemente foi citado como modelo de referência para todo o Brasil, conforme destaque recebido em pesquisa realizada pelo Núcleo de Atuária e Previdência da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ).

Matérias Relacionadas
- Comitiva do Timor-Leste visita sede do Reciprev
- Prefeito João Paulo inicia instalação da equipe de transição
- Queima de fogos abre festividades do Mês do Servidor
- Prefeito prestigia café-da-manhã em homenagem às secretárias
- Prefeitura comemora Mês do Servidor
- Prefeito encontra presidente da Biblioteca Brasileira de Nova Iorque
- Prefeito recebe presidente da Federação Israelita de Pernambuco
- 9ª parcela do IPTU vence nesta sexta
- Passeio antecipa comemorações do Dia das Crianças
- Prefeito participa do lançamento do Dia Nacional de Combate a Cartéis
- Prefeito determina recolhimento de carros oficiais
- Doação de sangue mobiliza servidores da Prefeitura
- Prefeitura e Governo do Estado iniciam dragagem do Beberibe
- João Paulo prestigia inauguração do NEOH
- Novos cursos para funcionários da Prefeitura
- Prefeito participa de encontro da Sudene
- Prefeitura inicia recuperação estrutural da ponte Duarte Coelho
- João Paulo empossa novos membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa
- Coque ganha 20ª Academia da Cidade
- João Paulo dá boas-vindas às novas famílias do Bolsa Escola Municipal


Enviar    Imprimir