Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

COMITIVA DO TIMOR-LESTE VISITA SEDE DO RECIPREV

A comitiva de representantes do governo da República Democrática de Timor-Leste esteve, na manhã desta quarta-feira (15), na sede da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Reciprev), no bairro da Boa Vista, para uma visita técnica. No local, a missão recebeu informações sobre o Sistema Previdenciário Social adotado pela Prefeitura do Recife, objetivo principal da estadia do grupo no Brasil.

A visita faz parte de um acordo de cooperação com o governo brasileiro assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante sua viagem ao país asiático, e está sendo acompanhada por duas assessoras do Ministério da Previdência Social. Estiveram presentes ao encontro, o diretor-presidente do Reciprev, Severino Pessoa; o secretário de Finanças do Recife, Elísio Soares; o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Roberto Trevas, além da diretora da autarquia municipal e o diretor-presidente do instituto de previdência de Jaboatão dos Guararapes - Jaboatão Prev, Reginaldo Alves.

Para o diretor-presidente do Reciprev, Severino Pessoa, essa cooperação entre os dois paises é muito positiva. “Nos sentimos honrados pela escolha do Recife como uma das cidade a poder apresentar o sistema previdenciário. Nossa previdência está bem estruturada graças a gestão do prefeito João Paulo em investir nos servidores municipais”, afirmou. O gestor lembrou que o modelo previdenciário da capital pernambucana foi citado como referência para todo o Brasil, conforme destaque recebido em pesquisa realizada pelo Núcleo de Atuária e Previdência da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ).

O secretário de Estado da Segurança Social do Timor, Victor da Costa, destacou a proximidade entre os dois países, com identidade histórica iguais. “Fomos colonizados por Portugal e lutamos por muito tempo pela nossa independência. Atualmente buscamos, através dessa cooperação, garantir a sustentabilidade da população com uma solidariedade social forte”. De acordo com o representante do Timor-Leste, “a intenção é recolher as experiências, elaborar um estudo e um sistema previdenciário e, por fim, uma legislação para a implantação da política de seguridade social do país”, disse o secretário de Estado.

Segundo o secretário de Finanças do Recife, Elísio Soares, uma previdência social bem administrada é muito importante para a economia de um país. O secretário ressaltou a disposição da administração municipal em ajudar o Timor-Leste no que for preciso durante a implantação do sistema deles. ”Recife tem excelentes técnicos e queremos colocar nosso quadro à disposição para contribuir no que for preciso na estruturação do sistema previdenciário do país”, afirmou.

Os representantes do governo timorense já passaram pelos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Também integram a comitiva a diretora nacional da Segurança Social, Aída Maria Soares Mota; o chefe do departamento dos Assuntos Veteranos, Francisco Reis Magno; o técnico superior e membro da Comissão Técnica para a Política de Pensões, Abel dos Santos Fátima; o técnico profissional responsável por Assuntos de Recursos Humanos e Comunicação Social, Sebastião José Luis dos Santos; o diretor nacional de Administração e Finanças, Rogério Nelson Alves e o chefe de gabinete da cooperação, Bonifácio Magno Ferreira.

Durante o encontro, os visitantes receberam dados e informações sobre o sistema previdenciário do Recife e também sobre o sistema de saúde adotado pela gestão, o Saúde Recife. A missão do Timor-Leste segue amanhã para Brasília, última parada no Brasil.
Matérias Relacionadas
- Prefeito recebe comitiva do Timor-Leste
- Prefeito João Paulo inicia instalação da equipe de transição
- Queima de fogos abre festividades do Mês do Servidor
- Prefeito prestigia café-da-manhã em homenagem às secretárias
- Prefeitura comemora Mês do Servidor
- Prefeito encontra presidente da Biblioteca Brasileira de Nova Iorque
- Prefeito recebe presidente da Federação Israelita de Pernambuco
- 9ª parcela do IPTU vence nesta sexta
- Passeio antecipa comemorações do Dia das Crianças
- Prefeito participa do lançamento do Dia Nacional de Combate a Cartéis
- Prefeito determina recolhimento de carros oficiais
- Doação de sangue mobiliza servidores da Prefeitura
- Prefeitura e Governo do Estado iniciam dragagem do Beberibe
- João Paulo prestigia inauguração do NEOH
- Novos cursos para funcionários da Prefeitura
- Prefeito participa de encontro da Sudene
- Prefeitura inicia recuperação estrutural da ponte Duarte Coelho
- João Paulo empossa novos membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa
- Coque ganha 20ª Academia da Cidade
- João Paulo dá boas-vindas às novas famílias do Bolsa Escola Municipal


Enviar    Imprimir