Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO PAULO E NIEMEYER COMBINAM DETALHES SOBRE O PARQUE DONA LINDU

O parque D. Lindu, que está sendo construído em Boa Viagem, além de ganhar um monumento em homenagem aos retirantes, vai ter também um painel com os traços de Oscar Niemeyer. Estes detalhes foram fechados nesta quarta-feira (15), no escritório do arquiteto, em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde houve o encontro do prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva, com o autor do projeto arquitetônico do parque D. Lindu, Oscar Niemeyer. A entrega da primeira etapa da obra ficou acertada para o início do mês de dezembro.

Oscar Niemeyer salientou a paciência, a resistência e obstinação do prefeito João Paulo em defesa da obra e avisou que se der, ele estará presente na inauguração do parque D. Lindu. “Você lutou muito”, resumiu o arquiteto. O prefeito do Recife se comprometeu em atender a um pedido de Oscar Niemeyer: impedir a colocação de barracas de ambulantes no entorno e dentro da área do parque. João Paulo garantiu que não haverá.

Memória – o prefeito e o arquiteto combinaram também a criação de um memorial contendo todo o histórico de luta pela implantação do parque. Desde a cessão do terreno pela Aeronáutica, o apoio do presidente Lula, as ações que tentaram impedir a construção do parque e os demais documentos relativos à obra. Niemeyer não só liberou a implantação do Monumento aos Retirantes, como também definiu a localização da obra de arte.

O prefeito João Paulo pretende convidar o presidente Lula para a entrega da primeira etapa do parque, que recebeu o nome de sua mãe, conhecida como “Lindu”. Em sua homenagem, representando todos os imigrantes nordestinos, será erguido o monumento feito pelo artista plástico Abelardo da Hora.

Participaram também do encontro, o secretário de Planejamento Participativo, Amir Schvartz, a diretora de projetos da URB, Flaviana Gomes, a representante do consórcio Concrepoxi/Triunfo (executor da obra), Regina Gaudêncio, e o arquiteto assistente de Oscar Niemeyer, Jair Valera. O prefeito João Paulo despediu-se de Niemeyer e declarou-se satisfeito com o que foi acertado e otimista em relação à construção do parque, vaticinando: “vai aumentar essencialmente o número de turistas e vai embelezar ainda mais a nossa cidade”.

A obra - Com investimentos de R$ 29 milhões, o Parque Dona Lindu é um equipamento urbano que vai ofertar à população espaços para descanso e leitura, prática de esportes e até para apresentações artísticas. O projeto prevê a construção de pistas para cooper e skate, quadra poliesportiva, playground, áreas para descanso e ginástica. Haverá também teatro, pavilhão para exposições, restaurante, sanitários, fraldário e central técnica.

O Parque Dona Lindu ocupará um terreno cedido pelo Governo Federal e situado entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha. O local, antes pertencente à Aeronáutica, estava destinado à construção de mais espigões na orla de Boa Viagem. Agora, dos 27.166,68m² de área do terreno, 16.300,20m² foram destinados ao verde, tendo o parque 10.622m2 de gramado, 343 mudas de árvores, das quais, 121 são palmeiras, além de 242 arbustos e 2.520 mudas herbáceas. Ao todo, o Parque Dona Lindu terá 3 mil espécimes plantados no local.

Cronologia do Parque Dona Lindu

2004 - Moradores de Boa Viagem entregam abaixo-assinado com 17 mil assinaturas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo a cessão dos terrenos, de posse da Aeronáutica. Prefeito João Paulo tem primeira reunião com representantes da Aeronáutica para discutir a criação do parque.

Outubro de 2005 - Prefeito apresenta proposta do parque ao então ministro da Defesa e vice-presidente da República, José Alencar.

Maio de 2006 - Prefeito viaja a Brasília para tratar da agilização da cessão do terreno com a secretária do Patrimônio da União, Alexandra Reschke. Em seguida, o prefeito conversa com o então ministro da Defesa, Waldir Pires.

17 de agosto de 2006 - Após audiência com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, em Brasília, o prefeito conversa, por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que garante a entrega do terreno para a construção do parque.

28 de agosto de 2006 - Um novo encontro ocorre, em Brasília (DF), entre o prefeito e o presidente Lula, que anuncia, no dia seguinte, a cessão ao município da primeira parte do terreno.

14 de setembro de 2006 - Prefeitura e Governo Federal assinam o contrato de cessão dos dois terrenos do parque.

25 de setembro de 2006 - Prefeito João Paulo reúne-se com Oscar Niemeyer e anuncia que o arquiteto fará o projeto do parque.

23 de novembro de 2006 - Prefeito João Paulo sanciona, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o projeto de lei que nomeia o Parque Dona Lindu, em homenagem à mãe do presidente. Uma mulher que simboliza a luta do povo e da mulher nordestina, tendo sido obrigada a ir a São Paulo para criar sozinha seus sete filhos, um dos quais hoje é presidente reeleito da República.

Matérias Relacionadas
- João Paulo participa de premiação de Futebol Participativo
- Comitiva do Timor-Leste visita sede do Reciprev
- Prefeito recebe comitiva do Timor-Leste
- Prefeito João Paulo inicia instalação da equipe de transição
- Queima de fogos abre festividades do Mês do Servidor
- Prefeito prestigia café-da-manhã em homenagem às secretárias
- Prefeitura comemora Mês do Servidor
- Prefeito encontra presidente da Biblioteca Brasileira de Nova Iorque
- Prefeito recebe presidente da Federação Israelita de Pernambuco
- 9ª parcela do IPTU vence nesta sexta
- Passeio antecipa comemorações do Dia das Crianças
- Prefeito participa do lançamento do Dia Nacional de Combate a Cartéis
- Prefeito determina recolhimento de carros oficiais
- Doação de sangue mobiliza servidores da Prefeitura
- Prefeitura e Governo do Estado iniciam dragagem do Beberibe
- João Paulo prestigia inauguração do NEOH
- Novos cursos para funcionários da Prefeitura
- Prefeito participa de encontro da Sudene
- Prefeitura inicia recuperação estrutural da ponte Duarte Coelho
- João Paulo empossa novos membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa


Enviar    Imprimir