Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ESCOLA DE FREVO REALIZA OFICINA DE BISCUIT

A Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges, da Prefeitura do Recife, está realizando neste mês de outubro, uma oficina de biscuit com motivos de frevo, voltada para maiores de 16 anos, que aprenderão a confeccionar elementos de manifestações culturais carnavalescas como o frevo e o maracatu, em massa de biscuit. As aulas ocorrem sempre no período da tarde, das 13h30 às 17h, e são ministradas pelos professores Henrique Lopes e Pedro Souza.

“Este já é a sétima oficina oferecida pela Escola de Frevo neste ano e a procura tem crescido cada vez mais. Disponibilizamos 25 vagas para este curso, mas devido à grande procura, fechamos a turma com 29 alunos”, afirmou a diretora da Escola de Frevo, Bárbara Heliodora, que falou ainda: “Todo esse material criado em sala de aula será mostrado numa exposição no final do ano”, disse Bárbara.

O professor Henrique Lopes falou um pouco sobre a metodologia utilizada no curso. “Nesta oficina, os alunos aprenderão todo processo de construção de suvenis, como bonecos para carros, chaveiros e lembranças em geral, partindo desde a confecção da matéria prima (massa), até a utilização de lãs, tecidos e o boneco propriamente dito”, afirmou Henrique, que falou ainda. “Alem de gerar uma nova fonte de renda para essas pessoas, o curso ensina mais do que a técnica de confecção, passando um pouco do que representa cada manifestação cultural, situando historicamente e trocando o conhecimento de cada participante, servindo, ainda, como uma terapia ocupacional”, disse Henrique.

“É a primeira vez que participo de uma oficina aqui na Escola de Frevo e estou adorando. Já tinha noção de manipulação da massa, mas precisava de uma orientação técnica. Só de esta aqui com um grupo, trocando experiências e conhecimento com outros alunos já é positivo, além de uma futura fonte de renda”, afirmou a dona de casa Paulliane Engracia, de 33 anos.

Já a dona de casa Alda Lúcia, de 50 anos, participa pela terceira vez de uma oficina oferecida pela Escola de Frevo, e falou sobre suas expectativas. “Acho muito importante a realização desses cursos. Além de preenchermos nosso tempo, aprendemos juntos e passamos também nosso conhecimento para os outros. Bordo para um caboclinho e adoro esse aprendizado relacionado às manifestações culturais da terra. Aprendi a manipular a massa e pude passar um pouco do conhecimento que tenho com os tecidos. Acho muito válida essa troca”, concluiu Alda.

Até o final do ano ainda serão realizados os cursos de biscuit avançado e de máscara e adereço de carnaval. O resultado de todos esses cursos fará parte de um espetáculo programado para o dia 07 de dezembro, no Teatro do Parque. Neste dia, além de apresentações de dança, será realizada uma exposição com todo o trabalho feito durante as oficinas.

Matérias Relacionadas
- Festival de Dança segue com programação nesta sexta e sábado
- Pátio com diversos shows a partir desta quinta
- França, Argentina e Brasil dialogam nesta quinta no 13o FIDR
- Últimos dias para inscrições do Concurso Prêmios Literários
- Estréias nacionais brilham na noite desta quarta no 13º FIDR
- Dança local em foco no 13º FIDR
- Prefeito e ministro participam de lançamento nacional
- 13o FIDR traz grandes espetáculos nesta terça
- Bibliotecas municipais exibem drama e animação
- PCR realiza concurso de fomento à produção de artes cênicas
- Terça Negra realiza segunda eliminatória da Batalha de MCs
- Barreto Júnior exibe peça sobre mal de Alzheimer
- Festival Música Recife agita fim de semana no Arsenal
- Crianças se divertem no Museu da Cidade
- Sábados de bons espetáculos no 13º Festival de Dança do Recife
- Domingo é das crianças no 13º Festival de Dança 2008
- Diversidade marca a segunda noite do 13º Festival de Dança
- História de Pingos e Chuva na Refinaria do Sítio
- Feirinhas da PCR animam bairros do Recife
- Festival leva rock à praça do Arsenal no domingo


Enviar    Imprimir