Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

GUILHERME ABATH OFERECE TERAPIA DE DANÇAS CIRCULARES


Dançar, se divertir e se tratar ao mesmo tempo. Essa é a proposta da Oficina de Danças Circulares, terapia complementar oferecida pela Prefeitura do Recife, através do SUS, na Unidade de Cuidados Integrais à Saúde (UCIS) Professor Guilherme Abath, no bairro da Encruzilhada. Utilizando-se de movimentos suaves e harmoniosos, a prática vai, sutilmente, integrando os usuários a participarem das atividades no círculo, proporcionando bem-estar ao corpo e à mente. O serviço, que é gratuito, existe há um ano na unidade e ocorre todas as terças-feiras das 8h às 9h.

A dança circular é um tipo de instrumento terapêutico que busca a cura interior e, sobretudo, o autoconhecimento. A terapia promove a interação entre as pessoas, o trabalho em equipe e a possibilidade de enxergar outras realidades em conjunto com outros indivíduos. Através das mãos e dos pés, os participantes coordenam todos os movimentos do corpo. A partir daí, os pensamentos ficam centrados nos passos a serem executados, conectando a mente à cadência do corpo, o que resulta na sincronia e sintonia com a música.

De acordo com a professora da Oficina de Danças Circulares do Guilherme Abath, Ignes Araújo, além do autoconhecimento, a dança proporciona benefícios tanto para mente quanto para o corpo como o aumento da confiança, alegria e auto-estima. Além disso, a terapia ajuda a coordenar a pessoa conforme o movimento da música, alinhar o corpo com o ritmo da dança e aumentar a percepção. “A dança circular trabalha a delicadeza e a expressão dos movimentos, deixando-os fluir durante todo o processo. Na terapia, as pessoas se descobrem e regulam a postura, o seu tempo, o seu espaço no círculo e sua ocupação na roda. Divertindo-se, elas também vão se tratando”, diz a focalizadora.

Iniciando as atividades da terapia, todos os usuários se reúnem em volta de um centro, que serve de ponto de equilíbrio interior e referencial aos praticantes. Nessa etapa, há um momento de acolhimento, com muita descontração e respeitando o espaço do outro. Em seguida, o grupo silencia e se prepara para sentir os movimentos das mãos, dos pés, do coração e do corpo de uma maneira geral. A partir daí, quando os participantes estão em sintonia, começa a execução das músicas e das coreografias.

Atualmente, a oficina conta com 25 “dançarinos-usuários” de todas as idades e de ambos os sexos. Participando pela primeira vez, o professor de expressão corporal, Tiago Araújo, sentiu logo no início os benefícios que a terapia traz para o corpo. “Percebi que há uma união entre os participantes, equilíbrio, interação. Isso é muito bom”, afirma. Há cerca de um ano, a usuária Miriam da Silva, 50, sofreu um ataque cardíaco. Para ela, o tratamento serviu para melhorar a sua auto-estima, ajudou a diminuir o peso, além de afastar a depressão em decorrência dos problemas médicos. “Hoje em dia, os meus doutores até suspenderam os medicamentos do tratamento porque viram que estou bem. Minha vida se transformou”, frisa.

Para participar da oficina, basta apenas procurar a unidade no dia e horário da terapia. O grupo é aberto e recebe a demanda espontânea das pessoas interessadas em conhecer a prática integrativa. Boa parte dos participantes faz parte das outras terapias do Guilherme Abath e tomou conhecimento das danças circulares na própria unidade. “A pessoa não tem obrigação de participar. O compromisso é apenas consigo mesmo em querer ir e com o grupo no momento da oficina”, diz Ignes.

Alternativa – A Unidade de Cuidados Integrais à Saúde (UCIS) Professor Guilherme Abath tem uma proposta diferenciada do Sistema Único de Saúde. Criado em 2004, representa é um avanço no trabalho integral da saúde da mente e do corpo. “Na realidade, a proposta da Guilherme Abath se antecipou às atuais recomendações do SUS de estímulo à diversificação de oferta de tratamentos complementares nos serviços de saúde”, revela a diretora da unidade, Odimariles Dantas.

Tai Chi Chuan, ioga, bioenergética, acupuntura, homeopatia e automassagem são alguns dos serviços oferecidos pelo Guilherme Abath. Além dessas atividades, há oficinas de alimentação, fitoterapia e percussão. A unidade conta com a Farmácia de Manipulação de Medicamentos Homeopáticos, a primeira pública no ramo em Pernambuco, inaugurada em setembro do ano passado.

Serviço:
UCIS Professor Guilherme Abath
Rua Eduardo Wanderlei, 221, Encruzilhada
Funciona das 7h30 às 17h30
Fone: 3232.7731
Matérias Relacionadas
- Escola de Frevo realiza oficina de biscuit
- Festival de Dança segue com programação nesta sexta e sábado
- Pátio com diversos shows a partir desta quinta
- França, Argentina e Brasil dialogam nesta quinta no 13o FIDR
- Últimos dias para inscrições do Concurso Prêmios Literários
- Estréias nacionais brilham na noite desta quarta no 13º FIDR
- Dança local em foco no 13º FIDR
- Prefeito e ministro participam de lançamento nacional
- 13o FIDR traz grandes espetáculos nesta terça
- Bibliotecas municipais exibem drama e animação
- PCR realiza concurso de fomento à produção de artes cênicas
- Terça Negra realiza segunda eliminatória da Batalha de MCs
- Barreto Júnior exibe peça sobre mal de Alzheimer
- Festival Música Recife agita fim de semana no Arsenal
- Crianças se divertem no Museu da Cidade
- Sábados de bons espetáculos no 13º Festival de Dança do Recife
- Domingo é das crianças no 13º Festival de Dança 2008
- Diversidade marca a segunda noite do 13º Festival de Dança
- História de Pingos e Chuva na Refinaria do Sítio
- Feirinhas da PCR animam bairros do Recife


Enviar    Imprimir