Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITURA DEBATE SEGURANÇA PÚBLICA EM ENCONTRO

Debater a implantação do gabinete e gestão integrada, que será responsável pelas articulações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), é o principal objetivo do II Encontro Regional e Temático de Gabinetes de Gestão Integrada da Região Nordeste, promovido pelo Ministério da Justiça. Além da secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), Karla Menezes, participam do seminário, que acontece no Hotel Cult, em Boa Viagem, representantes do Governo do Estado de Pernambuco e dos outros municípios que participarão do Pronasci: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Paulista.

Também faz parte da programação do evento validar/ajustar, em nível regional, o Direcionamento Estratégico dos Gabinetes de Gestão Integrada 2008-2011. “Essa é uma oportunidade para discussão e troca de experiências vividas em outras localidades. Por isso ela é importantíssima para nós que neste momento estamos na fase de implantação do Gabinete de Gestão Integrada, o GGI”, disse a secretária Karla Menezes. Na ocasião, a gestora antecipou qual o primeiro bairro que vai receber o Pronasci: “Vamos começar por Santo Amaro, onde será o modelo de implantação do Território da Paz”.

Pronasci – Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no País. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e procura atingir as causas que levam à violência, sem deixar de lado as estratégias de ordenamento social e segurança pública. “O maior desafio é construir uma nova visão em cidadania e segurança. Por isso diferentes atores institucionais são articulados para trabalhar em conjunto, mas ao mesmo tempo respeitando a particularidade de cada um”, explica a assessora de assuntos federativos do Ministério da Justiça, Eunice Rossi. Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. “Na prática, o programa vai, além dos projetos do modelo público, envolver questões sociais. Nos lugares que mais conflito e maior índice de violência, serão construídos centros de lazer, cultura, esporte e educação, porque entendemos serem boas saídas para tirar o jovem, que estatisticamente é o maior responsável por casos de violência, de situações de risco”, fala o consultor do Ministério da Justiça, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), João Bosco Rodrigues. O governo federal investirá para o desenvolvimento do Programa R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.

Matérias Relacionadas
- Palestra aborda violência doméstica contra crianças e adolescentes
- PCR participa de encontro sobre o Pronasci
- Dia das Crianças é comemorado com festa no Lar do Bem-te-Vi
- Curso capacita servidores sobre direitos das crianças e adolescentes
- Prefeitura participa de seminário na Fundaj
- Espaço Travessia comemora Dia das Crianças
- Prefeitura leva freqüentadores da APEC ao Catamarã
- Crianças de Chão de Estrelas ganham tarde animada
- Voluntariado comemora Dia das Crianças
- Idosos participam de seresta na casa de permanência Ieda Lucena
- Fórum Temático de Direitos Humanos escolhe representantes
- PCR participa de Encontro Nacional de Diversidade Sexual
- Crianças visitam pontos turísticos que marcam a história do Recife
- Fórum Temático de Direitos Humanos realiza reunião nesta terça
- Ação de Cidadania promove oficinas para idosos
- João Paulo empossa novos membros do Comdir
- Código Ético de Conduta é lançado no Recife
- Glos participa de seminário em João Pessoa
- PCR lança Código Ético de Conduta no combate à exploração sexual
- Voluntários participam de passeio no Barco Escola


Enviar    Imprimir