Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO PAULO HOMENAGEIA MIGUEL ARRAES COM ESCULTURAS

O prefeito João Paulo anunciou em entrevista coletiva à imprensa, na tarde desta terça-feira (21), a criação de duas esculturas, em tamanho natural, do saudoso político Miguel Arraes. As esculturas são uma valiosa homenagem da Prefeitura do Recife ao ex-governador de Pernambuco e estão sendo confeccionadas em bronze patinado, com 2,30 metros de altura por 80 centímetros de frente, assentadas sobre base de concreto revestidas de granito verde Ubatuba. Nelas o político cumprimenta o povo, como na campanha do Chapéu de Palha.

Na ocasião estiveram presentes o governador do Estado, Eduardo Campos – neto de Arraes-, a viúva do homenageado, Sra. Magdalena Arraes, o artista plástico, Abelardo da Hora – responsável pela execução do projeto -, o vice-prefeito Luciano Siqueira, o vereador e Pastor Valdir Faccioni – defensor do projeto na Câmara -, o vice-prefeito eleito do Recife, Milton Coelho, além do secretariado municipal. João Paulo revelou que uma das esculturas será assentada em frente ao Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freire, e a sua réplica colocada no mausoléu da família Arraes, no cemitério de Santo Amaro. O investimento feito pela PCR nas duas obras foi de R$ 100 mil e as esculturas, em fase de finalização em São Paulo, deverão ser entregues à cidade no dia 19 de dezembro.

É uma alegria anunciar a confecção dessas obras, pois a história do Brasil, de Pernambuco, passa a ser contada pelo próprio povo já que Arraes fez sua história junto a ele, declarou o prefeito. De acordo com João Paulo, Arraes viveu numa época em que era muito difícil se fazer política, o que fez dele uma liderança nacional. Um homem como Miguel Arraes não morre nunca, afirmou. Emocionada, a viúva do ex-governador, falecido no Recife a 13 de agosto de 2005, disse que toda a família está muito tocada com o gesto da Prefeitura. Essa é a representação em bronze de um homem que foi, realmente, um homem.

Abelardo da Hora, um dos homenageados do Carnaval Multicultural do Recife 2008, e também grande amigo de Arraes, comunicou que se associa à PCR nesta homenagem. Eu diminuí o orçamento das obras, pois o valor total do projeto cobre apenas a fundição em bronze, confessou, complementando que com esta atitude está dando uma parte de seu coração à memória do amigo. E recitou um poema de sua autoria que se conclui com a frase o perigo existe apenas para quem o teme.

O governador Eduardo Campos voltou no tempo, lembrando da vitória memorável do prefeito João Paulo nas eleições de 2000, que teve, inclusive, participação ativa de seu avô. O governador elogiou a iniciativa da gestão João Paulo em construir um parque dedicado à memória de uma pernambucana simples, cujo filho, hoje, é o presidente do Brasil (Eduardo Campos refere-se ao Parque Dona Lindu, que leva o nome da mãe do presidente Lula). Se nós militamos todos os dias para fazer um País diferente, temos sempre que lembrar ao povo brasileiro os grandes personagens que fizeram a nossa história e o Dr. Arraes é um deles, finalizou o governador.

Matérias Relacionadas
- Plano Municipal de Cultura será entregue ao prefeito
- Mês do Servidor é comemorado com serviços e palestras
- João Paulo homenageia Miguel Arraes com escultura
- Prefeito do Recife recebe comenda no Piauí
- Prefeito entrega Jardim Botânico nesta terça-feira
- Prefeitura requalifica barcos que levam ao Parque das Esculturas
- Prefeito participa de Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene
- Mercados públicos abrem nesta segunda-feira
- Equipe de transição se encontra para definir metas
- Prefeitura comemora Dia Mundial da Alimentação
- João Paulo participa de premiação de Futebol Participativo
- João Paulo e Niemeyer combinam detalhes sobre o Parque Dona Lindu
- Comitiva do Timor-Leste visita sede do Reciprev
- Prefeito recebe comitiva do Timor-Leste
- Prefeito João Paulo inicia instalação da equipe de transição
- Queima de fogos abre festividades do Mês do Servidor
- Prefeito prestigia café-da-manhã em homenagem às secretárias
- Prefeitura comemora Mês do Servidor
- Prefeito encontra presidente da Biblioteca Brasileira de Nova Iorque
- Prefeito recebe presidente da Federação Israelita de Pernambuco


Enviar    Imprimir