Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PCR PATROCINA 8º FESTIVAL NACIONAL DE CORAIS DE EMPRESAS

Palco para as mais diversas e ricas manifestações culturais, Recife recebe, na próxima sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26), o 8º Festival Nacional de Corais de Empresas (Fenace). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Canto Coral (Abcantocoral), com patrocínio da Prefeitura do Recife e da Chesf. Vinte e seis grupos de vários estados brasileiros vão se apresentar no Teatro de Santa Isabel, sempre às 19h e o ingresso será dois quilos de alimentos não-perecíveis, que vão ser doados às instituições cadastradas na Ação da Cidadania, dentro do programa Natal Sem Fome. Antes do início oficial do Festival, o canto coral invade também, a partir desta quarta-feira (22), escolas públicas da rede municipal e estadual, hospitais, abrigos e a Casa da Cultura, no bairro de Santo Antônio, área central da capital pernambucana, estes últimos com entrada franca.

O destaque da oitava edição do Fenace é para os grupos que vêm fazendo sucesso no País e no exterior por apresentarem músicas de qualidade, a cappella, ou seja, sem qualquer acompanhamento instrumental. A Banda de Boca da Bahia, que se apresenta no primeiro dia do Festival (24) foi criada em 1999 pelo músico e maestro Hiran Monteiro e tem cinco integrantes (quatro vozes masculinas e uma feminina). Sua característica marcante é a perfeita reprodução dos sons originais de instrumentos, como guitarra, baixo, violino, violoncelo, percussão, bateria, sanfonas e até o prosaico triângulo, utilizando apenas a voz. Com arranjos refinados e criativos, a Banda de Boca inclui no repertório os mais variados ritmos, da MPB ao clássico, passando por ritmos nordestinos, pop, funk, baladas e samba-de-roda. O grupo tem dois CDs gravados e já participou de discos de Daniela Mercury e Carlinhos Brown.

No sábado (25), a principal atração do festival será a Perseptom Banda Vocal, formada por sete jovens negros da periferia de São Paulo. Eles imitam tão bem os instrumentos que, quem os ouve, nem percebe que ali há apenas vozes. Perseptom foi considerado o segundo melhor grupo vocal do mundo na categoria World Album (melhor CD) e World Song (melhor canção), segundo a Contemporary A Cappella Society of America dos Estados Unidos (CASA). No Brasil, a banda foi uma das três finalistas, ano passado, do Prêmio TIM 2007 na categoria Melhor Grupo de MPB. No primeiro CD do grupo, intitulado Brasil a Cappella, há músicas de Alceu Valença, Chico César, Adoniran Barbosa, Tim Maia, entre outros.

Caberá aos cariocas da BR6 o encerramento do Fenace, no domingo (26). Recém-chegados da Europa, o sexteto mostrará, na capital pernambucana, um show que mescla o repertório do CD Here to Stay – Gershwin & Jobim e do ainda inédito Música Popular Brasileira A Cappella Vol. II. Todo cantado em inglês, o disco reúne algumas das músicas mais emblemáticas de George Gershwin e Tom Jobim. O repertório nacional é dedicado a uma variedade de ritmos brasileiros, com canções de Jorge Benjor, Chico Buarque e Djavan, entre outros. Um dos integrantes da BR6, o percussionista Naife Simões, é neto do maestro Duda. Além dos grupos acima, participarão do evento corais pernambucanos, do Ceará, de Sergipe, da Paraíba, de Alagoas, do Rio Grande do Norte e do Espírito Santo.

O 8º Fenace homenageará o maestro Lauri Amorim (in memoriam) que foi regente coral e grande colaborador do movimento coral no Estado. Ele será representado por sua irmã, Leni Amorim, atual presidente da Academia Pernambucana de Música. Serão homenageados, ainda, o regente e compositor Lindbergh Pires, mais conhecido como Irmão Pires, do Madrigal Unicap, e Dierson Torres, professor de música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e autor de diversos arranjos para corais.

Descentralização - Um dos objetivos do 8º Fenace é estimular a formação de platéias. Por isso, embora o festival comece oficialmente somente na sexta-feira, corais de Pernambuco vão se apresentar, quarta (22) e quinta-feira (23), em oito escolas da rede municipal do Recife. Amanhã, as primeiras escolas a receberem um coral serão o Colégio Pedro Augusto, na Boa Vista, e a Escola Capela Santo Antônio, às 16h (coral ainda a ser definido). Na quinta-feira (23), às 19h, o Colégio Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, recebe o Coral do Tribunal Regional Federal. Simultaneamente, na Escola Padre Henrique, estará o Coral da Unimed. Já na sexta-feira (24), é a vez da Escola Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no bairro da Encruzilhada, zona Norte, escutar o Coral da Cultura Inglesa de São Paulo, a partir das 15h.

Um concerto especial, intitulado Tributo à Paz, vai homenagear a vice-diretora da escola, Norma Maria de Brito Cavalcanti, 51 anos, assassinada há quase um mês, no dia 28 de setembro, em Campo Grande, durante uma tentativa de assalto. A idéia, conforme a coordenação do Fenace, é também lembrar de outras pessoas vítimas da violência urbana, sensibilizando jovens para a cultura de paz. O Coral da Cultura Inglesa cantará músicas sacras, clássicas e do imaginário infantil.

A Escola Rodolfo Aureliano, na Várzea, recebe o Coral Vozes do Campus, formado por alunos e funcionários da UFPE. O Coral da Infraero estará na Escola Municipal de Boa Viagem, enquanto o Coral da Chesf visita a Escola General San Martin. Em Água Fria, a Escola Antônio Heráclito receberá o Coral Jóias que Cantam. (Os dias e horários dessas apresentações ainda estão sendo definidos pela coordenação do Fenace e serão divulgados neste site). Além das escolas, estão programadas apresentações de corais na Casa da Cultura, no Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), e no Abrigo Padre Venâncio (sábado e domingo, às 10h).

Competição - Os corais que se apresentarão nos três dias do 8º Fenace vão participar de uma competição que definirá o melhor de todos. A cada noite, os espectadores escolherão o grupo que consideraram o melhor. O voto será escrito no canhoto do ingresso. Ao final do evento, o coral mais votado ganhará um passeio para um parque aquático. O troféu, confeccionado com material reciclável (garrafa pet) pelo artista José Edilson de Souza, da Bomba do Hemetério, faz referência à natureza. A idéia é agregar beleza e responsabilidade com o meio ambiente.

Oficina - O festival tem ainda um caráter pedagógico. No sábado (25), o maestro Marcos Júlio Sergl, doutor em regência coral pela USP e responsável pelo Coral da Cultura Inglesa de São Paulo, vai ministrar um curso de regência coral, gratuito. As aulas, focadas em gestuação e repertório, serão em dois módulos. A parte teórica acontecerá das 9h30 às 13h30, na Sala dos Espelhos do Teatro de Santa Isabel. A parte prática ocorrerá no Mosteiro de São Bento, em Olinda, à tarde, durante concerto que o coral paulista fará no local. Interessados em participar do curso devem se inscrever no sábado, no Teatro de Santa Isabel, uma hora antes do início das atividades. É preciso que os participantes tenham experiência com regência e conheçam as músicas que serão trabalhadas na oficina. Confira no anexo a programação do Fenace neste final de semana.

Matérias Relacionadas
- Debates e diversidade marcam despedida do 13º FIDR
- Orquestra dos Meninos do Coque faz concerto no Museu da Cidade
- Batalha de MCs realiza 3ª eliminatória de rimas
- Shows marcam lançamento da coletânea Conexão Reggae
- Festival Música Recife agita noite do sábado
- Domingo é Dia de Teatro na Refinaria do Sítio
- Guilherme Abath oferece terapia de danças circulares
- Escola de Frevo realiza oficina de biscuit
- Festival de Dança segue com programação nesta sexta e sábado
- Pátio com diversos shows a partir desta quinta
- França, Argentina e Brasil dialogam nesta quinta no 13o FIDR
- Últimos dias para inscrições do Concurso Prêmios Literários
- Estréias nacionais brilham na noite desta quarta no 13º FIDR
- Dança local em foco no 13º FIDR
- Prefeito e ministro participam de lançamento nacional
- 13o FIDR traz grandes espetáculos nesta terça
- Bibliotecas municipais exibem drama e animação
- PCR realiza concurso de fomento à produção de artes cênicas
- Terça Negra realiza segunda eliminatória da Batalha de MCs
- Barreto Júnior exibe peça sobre mal de Alzheimer


Enviar    Imprimir