Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ESCOLA DA BOA VISTA RECEBE AULA-APRESENTAÇÃO DE CORAL

Antes da abertura oficial do 8º Festival Nacional de Corais de Empresas (Fenace), foi iniciada, a partir desta quarta-feira (22), visitas itinerantes de corais em escolas públicas da rede municipal e estadual, hospitais, abrigos e na Casa da Cultura, no bairro de Santo Antônio, área central da capital pernambucana. Na tarde desta quarta-feira (22), foi a vez do Colégio Municipal Pedro Augusto, na Boa Vista, receber o Coral Espírita Unificação.

Ao todo, oito escolas da rede municipal de ensino receberão corais pernambucanos. Na quinta-feira (23), às 19h, o Colégio Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, recebe o Coral do Tribunal Regional Federal. Simultaneamente, na Escola Municipal Padre Henrique, estará o Coral da Unimed. Já na sexta-feira (24), é a vez da Escola Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no bairro da Encruzilhada, zona Norte, escutar o Coral da Cultura Inglesa de São Paulo, a partir das 15h.

Segundo a diretora do Colégio Municipal Pedro Augusto, a ação proporciona mais uma oportunidade para os alunos apreciarem a arte. “É sempre proveitoso que os estudantes tenham contato com a música, principalmente a de qualidade”, afirmou. Contato importante para a juventude, como destacou a estudante do 2º ano, Jéssica Barbalho, de 17 anos. “Acho interessante porque o canto é uma arte que muitos jovens podem aprender”, disse.

O coral se apresentou ao molde de aula-espetáculo, passando de sala em sala, com um repertório que mesclou música popular, erudita e sacra. Antes da apresentação, foi explicado rapidamente os elementos de um coral (vozes, distribuição, timbres).
Depois, músicas como Emoções (Roberto Carlos), My way (Claude François/Jacques Revaux/Paul Anka), que ficou imortalizada na voz de Frank Sinatra eram interpretadas à capela. Os arranjos ganhavam força nos arranjos vocais, chamando a atenção dos jovens. “Tocar para estudantes é uma experiência nova e estou gostando bastante, pois os jovens são muito interessados em música”, afirmou Arnaldo Lima, do naipe de baixo do coral. Já a coordenadora do coral falou sobre as particularidades do público estudantil. “É interessante porque eles gostam de coisas próprias da idade. É um momento que eles param para refletir”, analisou.

Outras apresentações - Um concerto especial, intitulado Tributo à Paz, vai homenagear a vice-diretora da escola, Norma Maria de Brito Cavalcanti, 51 anos, assassinada há quase um mês, no dia 28 de setembro, em Campo Grande, durante uma tentativa de assalto. A idéia, conforme a coordenação do Fenace, é também lembrar de outras pessoas vítimas da violência urbana, sensibilizando jovens para a cultura de paz. O Coral da Cultura Inglesa cantará músicas sacras, clássicas e do imaginário infantil. A Escola Rodolfo Aureliano, na Várzea, recebe o Coral Vozes do Campus, formado por alunos e funcionários da UFPE. O Coral da Infraero estará na Escola Municipal de Boa Viagem, enquanto o Coral da Chesf visita a Escola General San Martin. Em Água Fria, a Escola Antônio Heráclito receberá o Coral Jóias que Cantam. (Os dias e horários dessas apresentações ainda estão sendo definidos pela coordenação do Fenace e serão divulgados neste site). Além das escolas, estão programadas apresentações de corais na Casa da Cultura, no Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), e no Abrigo Padre Venâncio, no sábado e domingo, às 10h.

 

Matérias Relacionadas
- PCR patrocina 8º Festival Nacional de Corais de Empresas
- Debates e diversidade marcam despedida do 13º FIDR
- Orquestra dos Meninos do Coque faz concerto no Museu da Cidade
- Batalha de MCs realiza 3ª eliminatória de rimas
- Shows marcam lançamento da coletânea Conexão Reggae
- Festival Música Recife agita noite do sábado
- Domingo é Dia de Teatro na Refinaria do Sítio
- Guilherme Abath oferece terapia de danças circulares
- Escola de Frevo realiza oficina de biscuit
- Festival de Dança segue com programação nesta sexta e sábado
- Pátio com diversos shows a partir desta quinta
- França, Argentina e Brasil dialogam nesta quinta no 13o FIDR
- Últimos dias para inscrições do Concurso Prêmios Literários
- Estréias nacionais brilham na noite desta quarta no 13º FIDR
- Dança local em foco no 13º FIDR
- Prefeito e ministro participam de lançamento nacional
- 13o FIDR traz grandes espetáculos nesta terça
- Bibliotecas municipais exibem drama e animação
- PCR realiza concurso de fomento à produção de artes cênicas
- Terça Negra realiza segunda eliminatória da Batalha de MCs


Enviar    Imprimir