Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

O RECIFE EM DESTAQUE NA MAIOR FEIRA DE TURISMO DAS AMÉRICAS

Arrumadinho de charque, caldinho, tapioca, bolo de rolo, bolo Souza Leão, nego-bom e cocada. Foi com a culinária típica de mercado que o Recife se apresentou na 36ª Exposição de Turismo e Congresso Brasileiro de Agências de Viagem – Feira das Américas Abav 2008, maior evento dedicado à atividade da América Latina. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (22) e segue até esta sexta-feira (24) no Riocentro, Rio de Janeiro.

Uma réplica do Mercado de São José, com 190 metros quadrados, mostrou a cultura, os costumes e o hábito do recifense de freqüentar os mercados públicos da cidade. Além da culinária, o estande do Recife, em parceria com o Governo do Estado, foi todo decorado para que os visitantes sentissem o clima do centro de compras.

A música e a poesia dos mercados também são demonstradas no estande com a apresentação do poeta popular Antônio Marinho, que recita poesias sobre os pontos turísticos do Recife. Ceça Tavares, presidente da Associação dos Permissionários do Mercado de São José está à disposição dos visitantes para explicar a história do mercado e a importância para a formação cultural no Recife.

Personagens folclóricos como o Mateus e Catirina chamam os agentes de viagem para o estande. A chef, professora de gastronomia e autora do livro Comedoria Popular: receitas, feiras e mercados do Recife, Ana Claudia Frazão faz a entrega do livro aos jornalistas que visitam a feira.

Além do estande institucional, a Secretaria de Turismo do Recife montou o Bar Recife te Quer na área comercial do evento. Trata-se de uma novidade da Prefeitura do Recife para fechar negócios e ampliar o cadastro dos agentes de viagens na promoção Recife te Quer.

Para a Abav, a Secretaria de Turismo do Recife investiu R$ 1 milhão. “O turismo é prioridade na capital pernambucana. Primeiro, valorizamos os locais freqüentados pela população, pois uma cidade que é boa para o habitante é boa pra o turista. Distribuiremos na Abav mais de cinco mil kits com os atrativos da cidade”. Falou o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, para mais de cinqüenta jornalistas que estiveram no encontro promovido pela Abav de Pernambuco.

Além de 20 mil agentes de viagens e 700 expositores, a Abav contou com a participação do Ministro do Turismo, Luiz Barretto, presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, do deputado estadual e prefeito eleito do Recife João da Costa, do secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, do secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, além dos secretários estaduais e municipais das capitais brasileiras.

Matérias Relacionadas
- Pátio de São Pedro sedia encontro de cantadores
- 3ª Mostra de Circo do Recife será anunciada em coletiva
- Escola da Boa Vista recebe aula-apresentação de coral
- PCR patrocina 8º Festival Nacional de Corais de Empresas
- Debates e diversidade marcam despedida do 13º FIDR
- Orquestra dos Meninos do Coque faz concerto no Museu da Cidade
- Batalha de MCs realiza 3ª eliminatória de rimas
- Shows marcam lançamento da coletânea Conexão Reggae
- Festival Música Recife agita noite do sábado
- Domingo é Dia de Teatro na Refinaria do Sítio
- Guilherme Abath oferece terapia de danças circulares
- Escola de Frevo realiza oficina de biscuit
- Festival de Dança segue com programação nesta sexta e sábado
- Pátio com diversos shows a partir desta quinta
- França, Argentina e Brasil dialogam nesta quinta no 13o FIDR
- Últimos dias para inscrições do Concurso Prêmios Literários
- Estréias nacionais brilham na noite desta quarta no 13º FIDR
- Dança local em foco no 13º FIDR
- Prefeito e ministro participam de lançamento nacional
- 13o FIDR traz grandes espetáculos nesta terça


Enviar    Imprimir