Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PÁTIO DE SÃO PEDRO SEDIA ENCONTRO DE CANTADORES

O Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, contará com uma programação diferente neste fim de semana. Além do Pátio do Louvor com Frei Damião, no sábado (25), a partir das 14h, o local também será sede do 7º Congresso de Cantadores do Nordeste, o Cocane, desta sexta-feira (24) até o domingo (25), sempre a partir das 20h.

O Pátio do Louvor deste sábado (25) será em homenagem às crianças. As atividades iniciam às 14h, com a recitação do terço pelo grupo Nossa Senhora da Conceição, da Igreja de São Pedro. Logo após, Frei Damião, reitor da Basílica do Carmo, sobe ao palco acompanhado do grupo Guerreiros na Fé, onde entoarão cânticos, darão testemunhos e farão orações. Neste sábado, o louvor também realiza uma campanha de arrecadação de brinquedos que serão doados às crianças da Vila de Pescadores de Nazaré, do Cabo de Santo Agostinho.

O Pátio de São Pedro também será o palco do 7º Congresso de Cantadores do Nordeste (Cocane), que irá reunir desta sexta-feira (24) até domingo (26), a partir das 20h, coquistas, cantadores, cordelistas, repentistas de vários estados da região, como Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará, onde a tradição da cantoria e do repente tem grande força. Na programação, haverá competição de 10 duplas de cantadores/repentistas, que disputarão, na sexta-feira (24) e no sábado (25), as seis vagas da final que acontece neste domingo (26). Além disso, haverá apresentações não-competitivas, de artistas do gênero. Na sexta-feira (24), os coquistas Bem-te-Vi Pereira e Estrela da Poesia se apresentam no Pátio, além do declamador Iponax Vila Nova. No sábado (25), sobem ao palco os repentistas Sinésio Pereira e Antônio Sobrinho. O declamador caruaruense Raldênio Lima também se apresenta nesta noite. E, encerrando a programação, no domingo (26), Chico Pedrosa irá declamar suas histórias para o público que comparecer ao Pátio de São Pedro.

Além disso, o Congresso irá promover ações descentralizadas durante os três dias. Na sexta-feira (24), às 10h, a Praça da República irá receber seis cantadores tradicionais de praia. No sábado (25), também às 10h, será realizada uma Roda de Glosa, no Mercado da Boa Vista, Centro do Recife, que irá reunir poetas populares que, através de um mote sugerido, irão improvisar versos. No domingo (26), às 10h, será a vez da Cantoria da Saúde, que trará cantadores se apresentando, inicialmente, no hall do Hospital das Clínicas, Cidade Universitária, e indo até as enfermarias, levando música e poesia aos pacientes. O 7º Congresso de Cantadores do Nordeste é uma promoção da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, ligada à Secretaria Municipal de Cultura.

Matérias Relacionadas
- O Recife em destaque na maior feira de turismo das Américas
- 3ª Mostra de Circo do Recife será anunciada em coletiva
- Escola da Boa Vista recebe aula-apresentação de coral
- PCR patrocina 8º Festival Nacional de Corais de Empresas
- Debates e diversidade marcam despedida do 13º FIDR
- Orquestra dos Meninos do Coque faz concerto no Museu da Cidade
- Batalha de MCs realiza 3ª eliminatória de rimas
- Shows marcam lançamento da coletânea Conexão Reggae
- Festival Música Recife agita noite do sábado
- Domingo é Dia de Teatro na Refinaria do Sítio
- Guilherme Abath oferece terapia de danças circulares
- Escola de Frevo realiza oficina de biscuit
- Festival de Dança segue com programação nesta sexta e sábado
- Pátio com diversos shows a partir desta quinta
- França, Argentina e Brasil dialogam nesta quinta no 13o FIDR
- Últimos dias para inscrições do Concurso Prêmios Literários
- Estréias nacionais brilham na noite desta quarta no 13º FIDR
- Dança local em foco no 13º FIDR
- Prefeito e ministro participam de lançamento nacional
- 13o FIDR traz grandes espetáculos nesta terça


Enviar    Imprimir