Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

COLÉGIO MUNICIPAL RECEBE CORAL JOÃO PERNAMBUCO

Dentro da programação que antecede a abertura oficial do 8º Festival Nacional de Corais de Empresas (Fenace), mais uma escola municipal recebeu a visita de um coral que participará do evento. As visitas itinerantes estão contemplando escolas públicas da rede municipal e estadual, hospitais, abrigos e a Casa da Cultura, no bairro de Santo Antônio.

Na noite desta quinta-feira (23), foi a vez do Colégio Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, receber o Coral João Pernambuco, da Procuradoria da República. Simultaneamente, a Escola Municipal Padre Henrique recebeu o Coral da Unimed. “A idéia é formar novas platéias e mostrar à comunidade escolar uma outra forma de expressão musical. Pretendemos ter vários contatos desse tipo. Esse é apenas o início desse projeto, que interfere com a prática transversal da cultura dentro da sala de aula, explicou o maestro Givanildo Amâncio, coordenador geral do festival.

Para a vice-diretora do Colégio Municipal Reitor João Alfredo, Elzanira Magno, a atividade ajuda a “divulgar a importância da música aos alunos. Um coral precisa de organização e empenho e esses valores são importantes para eles”, afirmou. Sob a regência da maestrina Andréa Perruci, o coral apresentou as músicas Saudade, Catumará e Ciranda, de autoria de J. Siqueira, um dos coralistas; e Leão do Norte, de Lenine e Paulo César Pinheiro. O compositor J. Siqueira destacou a característica musical própria dos jovens. “Acho que os jovens talvez tenham um gosto mais aprimorado que os adultos, pois eles têm o dom da observação”, disse.

“Nosso interesse é que os jovens tomem gosto pela música e que ela faça parte da atividade escolar assim como outras matérias”, explicou a coordenadora do coral, Débora Marinho. Interesse que ficou evidente no olhar atento da estudante da 7a série, Juliana Maria. “Achei boa essa visita para os estudantes despertarem para a música. Estou gostando bastante”, falou. A interação entre estudantes e coral foi tão grande que, ao final, todos se uniram formando uma ciranda entre professores, alunos e coralistas.

Programação:

sexta-feira (24)
8h - Escola Luiz Lula Gonzaga (Bomba do Hemetério)
9h - Antônio Tibúcio (Alto Santa Terezinha)
10h - Antônio Heráclito (Água Fria)

15h - Coral da Cultura na Escola Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no bairro da Encruzilhada.

17h30 - Concerto Exclusivo para a Escola Pedro Augusto com a Banda Vocal Percepton (SP)

19h Abertura oficial do festival

Outras apresentações - Um concerto especial, intitulado Tributo à Paz, vai homenagear a vice-diretora da escola, Norma Maria de Brito Cavalcanti, 51 anos, assassinada há quase um mês, no dia 28 de setembro, em Campo Grande, durante uma tentativa de assalto. A idéia, conforme a coordenação do Fenace é também lembrar de outras pessoas vítimas da violência urbana, sensibilizando jovens para a cultura de paz. O Coral da Cultura Inglesa cantará músicas sacras, clássicas e do imaginário infantil. A Escola Rodolfo Aureliano, na Várzea, recebe o Coral Vozes do Campus, formado por alunos e funcionários da UFPE. O Coral da Infraero estará na Escola Municipal de Boa Viagem, enquanto o Coral da Chesf visita a Escola General San Martin. Além das escolas, estão programadas apresentações de corais na Casa da Cultura, no Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), e no Abrigo Padre Venâncio, no sábado e domingo, às 10h.

Matérias Relacionadas
- Cantadores levam cultura popular à praça da Independência
- Domingo é Dia de Teatro no Sítio Trindade
- PCR apresenta a 3ª Mostra de Circo do Recife
- O Recife em destaque na maior feira de turismo das Américas
- Pátio de São Pedro sedia encontro de cantadores
- 3ª Mostra de Circo do Recife será anunciada em coletiva
- Escola da Boa Vista recebe aula-apresentação de coral
- PCR patrocina 8º Festival Nacional de Corais de Empresas
- Debates e diversidade marcam despedida do 13º FIDR
- Orquestra dos Meninos do Coque faz concerto no Museu da Cidade
- Batalha de MCs realiza 3ª eliminatória de rimas
- Shows marcam lançamento da coletânea Conexão Reggae
- Festival Música Recife agita noite do sábado
- Domingo é Dia de Teatro na Refinaria do Sítio
- Guilherme Abath oferece terapia de danças circulares
- Escola de Frevo realiza oficina de biscuit
- Festival de Dança segue com programação nesta sexta e sábado
- Pátio com diversos shows a partir desta quinta
- França, Argentina e Brasil dialogam nesta quinta no 13o FIDR
- Últimos dias para inscrições do Concurso Prêmios Literários


Enviar    Imprimir