Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Fundação de Cultura

3ª MOSTRA DE CIRCO DO RECIFE INICIA NESTA QUARTA

A Prefeitura do Recife, em uma ação da Gerência de Circo da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) e da Secretaria de Cultura, realiza, entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, a 3ª Mostra de Circo do Recife. A terceira edição do evento homenageia o palhaço Gameloso e tem o patrocínio dos produtos Cheetos (Elma Chips), via Lei Rouanet, e Pirulito Pop Mania (Riclan). Após o sucesso das duas primeiras edições da Mostra, a cidade mais uma vez será inundada de palhaços, malabaristas, mágicos, equilibristas, contorcionistas, atiradores de facas, cuspidores de fogo e tantos outros artistas que fazem do circo um espaço em que o riso, o espanto e a fantasia fascinam crianças e adultos.

O público poderá assistir a espetáculos de circos tradicionais, escolas de circo, trupes e artistas independentes em quatro diferentes lonas, armadas no Parque 13 de Maio, UR-1 Ibura, Sítio Trindade e San Martin. Ocorrem ainda palestras, oficinas, mesa redonda, exposição sobre o homenageado e, como novidade este ano, dois pólos de vídeo: Pólo Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixeinhos e Pólo Colqueiral, onde o público poderá assistir a filmes com temática circense como Vida de Inseto (John Lasseter), O Maior Espetáculo da Terra (Cecil B. DeMille), Alegria Cirque du Soleil e O Circo de Chaplin.

Dentre as atrações da Mostra estão o Circo Bambolê, que pertence a uma família tradicional circense, há 45 atuando na área. Fundando em 1980, o Bambolê iniciou suas atividades tendo como estrutura apenas um pano de roda. Dizem que o circo não tinha nome, mas, um dia, quando estava armado, veio um vento muito forte que o fez mexer e girar, parecendo um bambolê. Tal lembrança desde então tem dado nome ao circo.

Considerado de pequeno porte logo que foi fundado, o Circo Big Brasil surgiu em Garanhuns, há seis anos. Formado por uma família sem qualquer tradição circense anterior, o Big Brasil reúne atualmente pessoas que aprendem a apreciar a arte circense tornando-a um meio de vida. O objetivo do Circo Big Brasil é levar cultura e arte à população de todo o território brasileiro.

O Arricirco é uma escola fundada em 1995, que desde então vem trabalhando com chamam de “a alma do circo”. Seu projeto pedagógico baseia-se no entendimento de que aprendizagem se processa na medida em que a criança dá uma resposta natural aos desejos de sua própria realidade. A escola conta coma colaboração de diversas instituições internacionais, o que tem permitido o intercâmbio de jovens integrantes do Arricirco em encontros no Canadá, Chile e Argentina, assim como de trabalhos no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte.

Outra atração, o Circo Tropical é um pavilhão de lonas coloridas. Recoberto por uma ousada estrutura, segundo seu dono, é o endereço certo para as crianças brasileiras. Foi fundado em 1985, no município de Ipojuca e seu proprietário é o Palhaço Cavaquinho. Já a Companhia de Teatro-Circo Lua Crescente, tem as duas artes juntas. Criada em 05 de agosto de 2002, a Cia. surgiu com o intuito de estudar, através de performances, oficinas, espetáculos e pesquisas, a contribuição da linguagem circense para o teatro. Consolidando o seu ideal e firmando-se como uma companhia que vai beber na fonte das raízes circenses, de forma a transformá-la em linguagem teatral.

O circo Transamérica foi fundado em 1994, na cidade de São Lourenço da Mata. O atual dono do circo foi o pioneiro nesta arte e, por causa dele, sua família iniciou uma tradiçãoque tem se perpetuado no circo desde então.

Fundado em 1996, O Grande Circo Arraial Escola Pernambucana de Circo é uma Organização Não-Governamental sediada em Recife que desenvolve, em âmbito local, atividades de intervenção social junto a crianças, adolescentes e jovens na comunidade da Vila do Buriti, no bairro da Macaxeira, realizando atividades de resgate da cidadania através da formação artístico-cultural, com ações nas áreas de circo, teatro, dança, música e artes plásticas.

O Circo Alakazam foi inaugurado em 04 de abril de 1974 em Piracuruca, Piauí. Há muitos anos circulando em Recife e na Região Metropolitana, é uma casa de entretenimento onde se apresentam artistas formados no próprio circo, aprendizes de outrora que ganharam a oportunidade de mostrarem suas habilidades ao grande público.

O Gran-Londres Circo foi entregue a Índia Morena em 1975. Funcionária do circo há anos, foi contemplada com este presente e decidiu permanecer no circo, apesar deste estar em situação de falência na época. Como pagamento das dívidas que tinha com Índia, o antigo proprietário lhe entregou o que ela hoje considera como parte de si mesma. “O circo é o meu mundo, é o que tem de bonito no mundo”, confessa.

Durante o evento, também será montado um estande da Secretaria de Saúde do Recife. No espaço, a população poderá encontrar material educativo sobre o Mais Vida, política de redução no consumo de álcool, fumo e outras drogas da Prefeitura do Recife. Nos dias que antecedem o evento, os usuários do serviço municipal têm sido incentivados a assistir aos espetáculos como forma de promover a sua reinserção social, uma das diretrizes do programa.

Matérias Relacionadas
- Concurso de Quadrilhas Juninas inscreve grupos nesta quarta
- Festival Internacional de Dança recebe propostas
- Bibliotecas municipais exibem filmes
- Concurso de Quadrilhas Juninas inscreve grupos no dia 13
- Zeca Viana se apresenta no projeto Estação Arte
- Filme é lançado nacionalmente no VI Panorama Recife de Documentários
- PCR lança Ciclo 2009 do Programa Multicultural
- Confira programação do Pátio neste fim de semana
- Curso de pintura para crianças e adolescentes no Murillo La Greca
- Zeca Viana abre Estação Arte 2009
- Panorama Recife de Documentários altera exibição de filme
- Programa Multicultural realiza oficinas rápidas no Pátio de São Pedro
- Contos infantis encantam alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano
- Multicultural lança ciclo de oficinas para 2009
- Recife recebe 15º Festival Nacional da Seresta
- Prefeito do Recife inaugura primeiro ponto de leitura do país
- Concertos Noturnos apresenta Pixinguinha Sinfônico Popular
- Espaços de leitura municipais exibem cinema gratuito
- VI Panorama Recife de Documentários movimenta cinemas
- Dia do Trabalhador é comemorado com homenagem a Pixinguinha


Enviar    Imprimir