Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

COMEÇA A 3ª MOSTRA DE CIRCO DO RECIFE

O ator Willams Sant´Anna vestiu sua fantasia e encarnou o personagem Chicó da Burra para recepcionar o público que veio prestigiar a abertura da 3a Mostra de Circo do Recife, na noite desta quarta-feira (29), sob a lona armada no Parque 13 de Maio. A terceira edição da Mostra é uma realização da Prefeitura do Recife, por intermédio de sua Gerência de Circo e homenageia o palhaço Gameloso. O evento tem patrocínio dos produtos Cheetos (Elma Chips), via Lei Rouanet, Pirulito Pop Mania (Riclan) e apoio cultural do Sesc Pernambuco, Espaço Cultural Teatro Mamulengo e Mais Vida.

Antes do início das apresentações circenses, o diretor de Descentralização Cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Beto Resende, entregou placa da Prefeitura para a filha de Gameloso, Gracineide da Costa Lisboa. Quero agradecer ao prefeito João Paulo, que nunca deixou a cultura desta cidade morrer; e tenho certeza de que meu pai onde estiver está muito feliz disse Gracineide, satisfeita pela homenagem. Baluarte do circo pernambucano, a artista Índia Morena também esteve presente à abertura. Quero parabenizar a Prefeitura do Recife pelo respeito e carinho com que sempre tratou o artista de circo. Índia é proprietária do Gran-Londres Circo, que se apresenta no sábado (1º), na lona do 13 de Maio, às 17h. O circo é o meu mundo, é o que tem de bonito no mundo, confessa.

Após a homenagem à família de Gameloso, uma mesa-redonda foi montada em torno do tema Palhaços - Experiência de Profissionais do Riso, com a participação de Nara Menezes, que falou sobre a presença da mulher palhaça desde a Grécia antiga até a famosa personagem Cabiria, vivido por Julieta Masina no filme Noites de Cabiria, de Fellini. Em seguida o professor Luciano Pontes falou sobre a experiência dos palhaços do Doutores da Alegria; para concluir a mesa, Diocélio Barbosa, da Trupe Lua Crescente (Paraíba), explicou a participação do palhaço na animação de festas de aniversários e outros eventos.

Ao som da banda do maestro Mendes, o circo Lua de Prata, liderado pela neta de Gameloso, Fátima Silva Lisboa (32), invadiu o picadeiro trazendo números raros nos circos atuais. Fátima pôs uma toalha no chão e quebrou duas garrafas de vidro. A filha, Cassiana, andou e deitou-se sobre a perigosa cama de estilhaços sem se machucar. Outro número incomum nos circos de hoje, o de fakir, foi apresentado por Mister Roberto, marido de Fátima. O artista traspassou objetos pontiagudos pelo corpo e ainda chamou um colaborador da platéia para retirá-los. A apresentação da família de Gameloso chamou a atenção do público pelo alto grau de perigo, aliado a uma concentração e controle que parecem ter sido herdados do grande palhaço que também foi trapezista. A Trupe Lua Crescente sucedeu o Lua de Prata, trazendo palhaços mais estilizados, com uma linguagem educativa.

 

Matérias Relacionadas
- PCR realiza recuperação de partituras raras de frevo
- Balés, trupes, circos e mostra de vídeo no segundo dia da 3ª Mostra de Circo
- PCR apresenta a 3ª Mostra de Circo do Recife
- Prefeito recebe homenagem do FENACE no Santa Isabel
- Fundação de Cultura recebe propostas para ciclo natalino
- Fundação de Cultura recebe propostas para ciclo natalino
- Prefeitura lança Catálogo Música Recife na Womex
- 3ª Mostra de Circo do Recife inicia nesta quarta
- Orquestra Sinfônica apresenta mais um Concerto ao Pôr-do-Sol
- BSCR repete sucesso de lançamento de CD
- Terça Negra apresenta final dos festivais de Igexá e MCs
- 8º FENACE é aberto no Santa Isabel
- Cantadores levam cultura popular à praça da Independência
- Domingo é Dia de Teatro no Sítio Trindade
- Colégio municipal recebe Coral João Pernambuco
- PCR apresenta a 3ª Mostra de Circo do Recife
- O Recife em destaque na maior feira de turismo das Américas
- Pátio de São Pedro sedia encontro de cantadores
- 3ª Mostra de Circo do Recife será anunciada em coletiva
- Escola da Boa Vista recebe aula-apresentação de coral


Enviar    Imprimir