Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Comunicação

PCR REALIZA RECUPERAÇÃO DE PARTITURAS RARAS DE FREVO
00:00 Quinta-feira, 30 de Outubro de 2008

Atendendo a uma solicitação da Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação, a Gerência de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial da PCR inicia um trabalho de conservação (desinfestação, higienização, acondicionamento e restauro) e digitalização de um importante conjunto documental de partituras de frevo, oriundas do arquivo da Orquestra Sinfônica do Recife. Ações diversas, relativas à preservação desse bem patrimonial constam no Plano de Salvaguarda do Frevo.

O projeto conta com a importante parceria do Museu da Cidade do Recife (MCR), que cedeu um freezer especial onde, inicialmente, vão ser congelados os documentos, com o apoio dos técnicos da Gerência de Conservação e Acervo do MCR. Outro parceiro da iniciativa é a 5ª Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que direciona recursos ao Plano de Salvaguarda. Após esse primeiro procedimento, o acervo será tratado no Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural Casa do Carnaval, pela sua equipe técnica, além de profissionais da área de música e conservação.

Dentre as partituras que serão recuperadas, encontram-se raridades como originais de Nelson Ferreira, Zumba, irmãos Valença, Edgar Moraes, João Santiago e Capiba. Foram contabilizados mais de 1.300 envelopes contendo as partes de orquestra (separatas) da música desses grandes mestres. O volumoso material será, posteriormente, digitalizado, permitindo o acesso do grande público recifense. O projeto de recuperação inclui, ainda, o mapeamento dos locais onde existem partituras de frevo mal-acondicionadas ou mal-conservadas, para submetê-las a tratamento, restauro e, em seguida, disponibilizadas ao acesso do público.

A decisão política de resgatar a memória, a tradição e a riqueza cultural de todos os elementos que são componentes da nossa expressão maior na música e dança, o frevo, veio desta gestão, conta a secretária de Gestão Estratégica e Comunicação, Lygia Falcão. De acordo com ela, o prefeito João Paulo não mediu esforços para assegurar o valor e a grandeza cultural que o recifense criou e cultua hoje, como patrimônio cultural imaterial do Brasil. O resgate das partituras foi um dos variados e diversos passos que nossa gestão deu para consolidar no Brasil e no mundo, o Centenário do Frevo, e garantir que as gerações futuras tenham oportunidade de usufruir desse legado, conclui.

O projeto de recuperação desse acervo de partituras é uma ação constitutiva do Paço do Frevo - espaço físico municipal de referência da manifestação tipicamente pernambucana, cujo projeto encontra-se em andamento -e atende ao recorte: transmissão, documentação e música, além de ser eixo principal do Plano de Salvaguarda.

Matérias Relacionadas
- Moda vira arte na Virada Multicultural do Recife
- Ciranda no Marco Zero dá início à Virada Multicultural
- Terça Negra tem eliminatória da Jornada de MCs no Pátio de São Pedro
- Biblioteca comemora o Dia das Crianças com oficinas de reciclagem
- Prefeitura disponibiliza ingressos gratuitos para festival No Ar Coquetel Molotov
- Banda sinfônica comemora 53 anos com concerto no Parque Dona Lindu
- Sítio Trindade apresenta espetáculo “O Rapto do Presente”
- Inscrições para o Festival de Música Carnavalesca terminam na segunda (10)
- Programação, Shows e Cortejo Cultural
- Orquestra Sinfônica do Recife homenageia Beethoven
- Fundação de Cultura abre inscrições para o 1º Seminário do Cangaço
- Terça Negra inicia 7ª Jornada de MCs do Hip Hop
- Romantismo e boemia na Praça do Arsenal
- Sítio Trindade apresenta espetáculo para a criançada
- Parque Dona Lindu abriga Festival de Cinema de Animação
- Teatro de Santa Isabel abriga abertura da 11ª Exposição Filatélica Nacional
- Música, teatro e dança movimentam os palcos do Recife
- Sítio Trindade apresenta espetáculo para a criançada
- Fundação de Cultura abre inscrições para o 1º Seminário do Cangaço
- Pátio de São Pedro é o palco de mais uma prévia do No Ar Coquetel Molotov


Enviar    Imprimir