Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITURA DO RECIFE LEVA MÚSICA AOS CEMITÉRIOS DA CIDADE

Um amplo repertório de música instrumental e vocal será executado ao vivo nos cemitérios da cidade – Santo Amaro, Parque das Flores, Várzea, Tejipió e Casa Amarela – durante o Dia de Finados, neste domingo (02), como parte do Projeto Concerto para a Vida, da Prefeitura do Recife. Os concertos visam suavizar o ambiente no dia de maior visitação e começam logo cedo, às 7h, com duas ou três apresentações, ao longo do horário de abertura dos espaços santos.

Esta é a 15ª edição do Concerto para a Vida, idealizado em 1994 pelo maestro Givanildo Amâncio (maestro Gil) e apoiado pela Prefeitura do Recife. Três grupos estarão presentes nos cemitérios de Santo Amaro e Parque das Flores – os dois mais visitados da cidade – e outros três nos cemitérios da Várzea, Tejipió e Casa Amarela. Nos cinco cemitérios municipais, estão sendo aguardadas aproximadamente 35 mil pessoas para as visitas do Dia de Finados.

O projeto é pioneiro no Brasil e, segundo o maestro Gil, coordenador do Projeto, o objetivo é transmitir energia positiva para os visitantes dos cemitérios e também harmonia ao ambiente. “Buscamos transformar sentimentos tristes em outros mais harmônicos, espiritualizados. Através da arte podemos sentir saudades em outro nível, com a arte servindo de instrumento de ligação do homem com o plano superior”.

Para o presidente da Emlurb, Carlos Muniz, ações programadas como o Concerto para a Vida são reflexos dos investimentos realizados na gestão João Paulo nos cemitérios municipais. “Além dos cuidados anuais realizados nos cinco cemitérios municipais, que representam um bem público, através dos concertos musicais levamos um momento de serenidade em um local que transcende a própria vida”, pontuou Muniz.

Programação – A Banda 25 de Setembro, de Limoeiro, abre a programação musical no Cemitério de Santo Amaro, às 7h. Em seu repertório, a Oração de São Francisco, Segura na mão de Deus, Podes Reinar, Nossa Senhora, Um certo Galileu, Sonda-me, Pelos Prados, Deus te quer sorrindo, Jesus Cristo e Quão grande és tu e Vocação.

A partir das 10h, o grupo Instrumental Matéria Prima dá início às suas apresentações. Ainda haverá uma apresentação vocal, às 16h, com o Grupo Ad Libtum junto ao Coral Espírita da Unificação, no Cemitério de Santo Amaro, em um concerto de encerramento com a regência do maestro Gil.

Esse mesmo grupo abre as apresentações no Parque das Flores, às 7h. A programação musical continua às 10h, com a Banda de Limoeiro, e às 16h, com o Grupo Instrumental Matéria Prima. Nos cemitérios da Várzea, Tejipió e Casa Amarela as apresentações ficam a cargo do Quarteto Guararapes e dos grupos instrumentais Amor em Bossa e Som do Brasil, em apresentações alternadas, às 9h e às 15h.

Matérias Relacionadas
- Mostra de Circo do Recife entra em seu terceiro dia
- Dia Nacional do Frevo de Bloco agita fim de semana do Pátio
- Feirinhas animam bairros de Casa Forte e Imbiribeira
- Cinema Apolo apresenta mostra Encantado: O Cinema de Jacques Demy
- PCR realiza recuperação de partituras raras de frevo
- Balés, trupes, circos e mostra de vídeo no segundo dia da 3ª Mostra de Circo
- Começa a 3ª Mostra de Circo do Recife
- PCR apresenta a 3ª Mostra de Circo do Recife
- Prefeito recebe homenagem do FENACE no Santa Isabel
- Fundação de Cultura recebe propostas para ciclo natalino
- Fundação de Cultura recebe propostas para ciclo natalino
- Prefeitura lança Catálogo Música Recife na Womex
- 3ª Mostra de Circo do Recife inicia nesta quarta
- Orquestra Sinfônica apresenta mais um Concerto ao Pôr-do-Sol
- BSCR repete sucesso de lançamento de CD
- Terça Negra apresenta final dos festivais de Igexá e MCs
- 8º FENACE é aberto no Santa Isabel
- Cantadores levam cultura popular à praça da Independência
- Domingo é Dia de Teatro no Sítio Trindade
- Colégio municipal recebe Coral João Pernambuco


Enviar    Imprimir